Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Marisa Carvalho
Assistentes: Prof. Doutora Marisa Carvalho

Carga Horária

Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Os estudantes deverão conhecer as teorias que servem de referência às práticas, conhecer os marcos evolutivos e normativos que orientam a Educação Especial em Portugal, desenhar e desenvolver planos de avaliação-intervenção de crianças e jovens com n.e.e. de acordo com a literatura e legislação, conhecer dimensões de qualidade dos contextos, compreender a relevância do trabalho colaborativo e saber atuar, de modo eticamente responsável, junto de crianças e jovens, famílias e profissionais.

Objectivos Específicos

Os estudantes deverão compreender princípios orientadores da Educação Especial, saber avaliar incapacidades de acordo com os qualificadores da CIF, saber intervir na construção e implementação de planos de intervenção educativa, saber aplicar adequadamente medidas de apoio e de diferenciação pedagógica e saber analisar criticamente intervenções educativas junto de crianças e jovens com NEE.

Competências a adquirir

Competências de trabalho colaborativo junto de diversos técnicos (de saúde, de serviço social, de educação especial, etc.); Competências gerais e específicas de avaliação e intervenção psicológica, particularmente junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais; Competências de apropriação legislativa e adequação de respostas educativas; Competências de identificação e promoção de critérios de qualidade desenvolvimental nos contextos de vida de criança e jovens.

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos práticos,
- Análise crítica de intervenções educativas junto de crianças e jovens com NEE,
- Trabalho de campo com visita a UEE,
- Análise e discussão de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1. Necessidades educativas especiais e inclusão: percurso teórico-concetual, histórico e legislativo
1.1. Conceitos e fundamentos teóricos
1.2. Da segregação à inclusão
1.2. Enquadramento legal em Portugal
2. Avaliação e intervenção na área das necessidades educativas especiais
2.1. Intervenção Precoce: uma filosofia de intervenção
2.2. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens (WHO, 2007): quadro de referência e formas de utilização
2.3. Referenciação, desenho e desenvolvimento da avaliação
2.4. Planificação da intervenção educativa
2.5. Diferenciação curricular e respostas educativas
2.6. Temas específicos: Dificuldades de aprendizagem; Surdez; Cegueira e baixa visão; Perturbações do espectro do autismo; Multideficiência.
3. Qualidade em contextos educativos inclusivos: dimensões essenciais
3.1. Variáveis de estrutura
3.2. Variáveis de processo
3.3. Resultados da investigação

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui: (i) um teste escrito; (ii) um portefólio entregue por escrito com compoente teórico-prática (análise de artigos e reflexão crítica do trabalho de campo) (iii) e a participação em aula, considerando a relevância do seu contributo para a situação de ensino-aprendizagem. Avaliação de acordo com o Regulamento em vigor nos 2ºs Ciclos da Universidade Lusíada.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos, vídeos e documentos de referenciação, desenho e desenvolvimento da avaliação de NEE

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Psicológicas
Psicologia
Psicologia da Educação

Bibliografia Principal

Autor CORREIA, Luís de Miranda
Título Inclusão e necessidades educativas especiais – um
Edição 2ª ed.
Local Porto
Editora Porto Editora
Ano 2013
Autor Direção Geral de Inovação e do Desenvolvimento Cur
Título Educação Especial: Manual de Apoio à Prática.
Local Lisboa
Editora Ministério da Educação
Ano 2008
Autor BAIRRÃO, Joaquim (Coord.)
Título Os alunos com necessidades educativas especiais: s
Local Lisboa
Editora Edição do Conselho Nacional de Educação - Ministér
Ano 1998

Bibliografia Complementar

Autor WANG, Margaret C., REYNOLDS, Maynard C. & WALBERG,
Título Handbook of special education: research and practi
Autor MADUREIRA, Isabel Pizarro & LEITE, Teresa
Título Necessidades educativas especiais.