Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2018/2019
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutora Armanda Pereira
Carga Horária
Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
No final da unidade, os mestrandos deverão compreender princípios orientadores da Educação Inclusiva, bem como conhecer os marcos evolutivos e legislativos que orientaram as Necessidades Educativas Especiais em Portugal. Os mestrandos deverão ainda ser capazes de conceber relatórios técnico-pedagógicos, de acordo com a literatura e legislação, bem como saber atuar, de modo eticamente responsável, junto de alunos, famílias e outros profissionais.
Objectivos Específicos
No final da unidade, os mestrandos deverão ser capazes de:
Reconhecer o atual quadro legislativo relativo à Educação Inclusiva e a sua evolução;
Identificar corretamente as medidas de apoio e de diferenciação pedagógica;
Contribuir para o desenvolvimento de relatórios técnico-pedagógicos de crianças e jovens com N.E.E. de acordo com a literatura e legislação;
Saber intervir na construção, implementação e análise crítica de Planos Educativos Individuais.
Competências a adquirir
Competências de apropriação legislativa e adequação de respostas educativas;
Competências gerais e específicas de avaliação e intervenção psicológica, junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
Competências de identificação e promoção de critérios de qualidade desenvolvimental nos contextos de vida de criança e jovens;
Competências de trabalho colaborativo junto de diversos técnicos (de saúde, professores de educação especial, etc.).
Metodologia de Ensino
Exposição participada dos conteúdos,
Análise e discussão de casos práticos,
Análise crítica de intervenções educativas junto de crianças e jovens com NEE,
Trabalho de campo com visita a UEE,
Análise e discussão de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. Educação Inclusiva
1.1. Conceito e definição
1.2. Modelos e estratégias para a Educação Inclusiva
1.3. A Educação Inclusiva em vários países da União Europeia
1.4. Papel do psicólogo escolar na Educação Inclusiva
1.5. A iniciativa Educação Inclusiva 2.0 e o Decreto-Lei 54/2018
2. Necessidades educativas especiais
2.1. Conceitos e fundamentos teóricos
2.2. Da segregação à inclusão
2.3. Prevalência
2.4. Evolução do enquadramento legal: das NEE à Educação Inclusiva
2.5. Processo de identificação das Necessidades Educativas Especiais.
2.6. Processo de referenciação e avaliação das Necessidades Educativas Especiais.
2.7. Medidas de apoio preconizadas
3. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
3.1. Evolução dos sistemas de classificação
3.2. Quadro de referência e formas de utilização
3.3. Desenho e desenvolvimento da avaliação
3.4. Vantagens e desvantagens da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade.
3.5. Temas específicos: Cegueira e ambliopia; Surdomudez; Perturbações do espectro do
autismo; Multideficiência.
3.6. Análise de casos práticos
4. Avaliação psicológica e intervenção na área das necessidades educativas especiais
4.1. As principais provas de avaliação psicológica no contexto das necessidades educativas
especiais.
4.2. A avaliação da inteligência e das funções executivas em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.3. A avaliação da atenção, memória e níveis de desenvolvimento em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.4. Análise de casos práticos
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua inclui: (i) um exame; (ii) uma questão reflexiva que visa integrar os conteúdos desta unidades com as outras unidades do mestrado; (iii) três questões-aula sobre cada um dos três principais pontos do programs; (iv) a participação em aula, considerando a relevância do seu contributo para a situação deensino-aprendizagem. Avaliação de acordo com o Regulamento em vigor nos 2ºs Ciclos da Universidade Lusíada.
Recursos Didácticos
Computador, projetor multimédia, livros e artigos científicos, relatórios técnico-pedagógico e outros elementos da avaliação de Necessidades Educativas Especiais.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Educação Inclusiva; Percursos de Inclusão; Avaliação psicológica; Necessidades Educativas Especiais
Bibliografia Principal
Autor | Direção Geral da Saúde ; Organização Mundial da Saúde |
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Título | CIF - Classificação Internacional de Funcionalidad |
Edição | 1ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Direção Geral da Saúde |
Ano | 2004 |
Autor | Rodrigues, David |
Título | Percursos de Educação Inclusiva em Portugal |
Local | Lisboa |
Editora | Fórum de Estudos de Educação Inclusiva |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | Dir. Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular |
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Título | Educação Especial: Manual de Apoio à Prática |
Autor | Farrell, Peter; Squires, Gary |
Título | Children with Special Educational needs – Consider |