Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutora Armanda Pereira

Carga Horária

Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

No final da unidade, os mestrandos deverão compreender princípios orientadores da Educação Inclusiva, bem como conhecer os marcos evolutivos e legislativos que orientaram as Necessidades Educativas Especiais em Portugal. Os mestrandos deverão ainda ser capazes de conceber relatórios técnico-pedagógicos, de acordo com a literatura e legislação, bem como saber atuar, de modo eticamente responsável, junto de alunos, famílias e outros profissionais.

Objectivos Específicos

No final da unidade, os mestrandos deverão ser capazes de:
Reconhecer o atual quadro legislativo relativo à Educação Inclusiva e a sua evolução;
Identificar corretamente as medidas de apoio e de diferenciação pedagógica;
Contribuir para o desenvolvimento de relatórios técnico-pedagógicos de crianças e jovens com N.E.E. de acordo com a literatura e legislação;
Saber intervir na construção, implementação e análise crítica de Planos Educativos Individuais.

Competências a adquirir

Competências de apropriação legislativa e adequação de respostas educativas;
Competências gerais e específicas de avaliação e intervenção psicológica, junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
Competências de identificação e promoção de critérios de qualidade desenvolvimental nos contextos de vida de criança e jovens;
Competências de trabalho colaborativo junto de diversos técnicos (de saúde, professores de educação especial, etc.).

Metodologia de Ensino

Exposição participada dos conteúdos,
Análise e discussão de casos práticos,
Análise crítica de intervenções educativas junto de crianças e jovens com NEE,
Trabalho de campo com visita a UEE,
Análise e discussão de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1. Educação Inclusiva
1.1. Conceito e definição
1.2. Modelos e estratégias para a Educação Inclusiva
1.3. A Educação Inclusiva em vários países da União Europeia
1.4. Papel do psicólogo escolar na Educação Inclusiva
1.5. A iniciativa Educação Inclusiva 2.0 e o Decreto-Lei 54/2018
2. Necessidades educativas especiais
2.1. Conceitos e fundamentos teóricos
2.2. Da segregação à inclusão
2.3. Prevalência
2.4. Evolução do enquadramento legal: das NEE à Educação Inclusiva
2.5. Processo de identificação das Necessidades Educativas Especiais.
2.6. Processo de referenciação e avaliação das Necessidades Educativas Especiais.
2.7. Medidas de apoio preconizadas
3. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
3.1. Evolução dos sistemas de classificação
3.2. Quadro de referência e formas de utilização
3.3. Desenho e desenvolvimento da avaliação
3.4. Vantagens e desvantagens da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade.
3.5. Temas específicos: Cegueira e ambliopia; Surdomudez; Perturbações do espectro do
autismo; Multideficiência.
3.6. Análise de casos práticos
4. Avaliação psicológica e intervenção na área das necessidades educativas especiais
4.1. As principais provas de avaliação psicológica no contexto das necessidades educativas
especiais.
4.2. A avaliação da inteligência e das funções executivas em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.3. A avaliação da atenção, memória e níveis de desenvolvimento em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.4. Análise de casos práticos

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui: (i) um exame; (ii) uma questão reflexiva que visa integrar os conteúdos desta unidades com as outras unidades do mestrado; (iii) três questões-aula sobre cada um dos três principais pontos do programs; (iv) a participação em aula, considerando a relevância do seu contributo para a situação deensino-aprendizagem. Avaliação de acordo com o Regulamento em vigor nos 2ºs Ciclos da Universidade Lusíada.

Recursos Didácticos

Computador, projetor multimédia, livros e artigos científicos, relatórios técnico-pedagógico e outros elementos da avaliação de Necessidades Educativas Especiais.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Educação Inclusiva; Percursos de Inclusão; Avaliação psicológica; Necessidades Educativas Especiais

Bibliografia Principal

Autor Direção Geral da Saúde ; Organização Mundial da Saúde
Título CIF - Classificação Internacional de Funcionalidad
Edição 1ª Edição
Local Lisboa
Editora Direção Geral da Saúde
Ano 2004
Autor Rodrigues, David
Título Percursos de Educação Inclusiva em Portugal
Local Lisboa
Editora Fórum de Estudos de Educação Inclusiva
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor Dir. Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular
Título Educação Especial: Manual de Apoio à Prática
Autor Farrell, Peter; Squires, Gary
Título Children with Special Educational needs – Consider