Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

ESTÁGIO COM SUPERVISÃO - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 28

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de estágio com supervisão tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais desafios colocados no confronto com o mercado de trabalho.

Objectivos Específicos

1) Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto educativo
2)Analisar criticamente as áreas de ação do Psicólogo Educacional

Competências a adquirir

1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação.
2)Identificar e aplicar as generalidades e especificidades da conuslta psicológica educacional.
3)Desenvolver a aplicar competências de avaliação e intervenção, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem, considerando os seus múltiplos intervenientes e contextos.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Elaboração de um trabalho prático com apresentação oral e escrita.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.

Conteúdos Programáticos

1.Psicologia educacional: âmbito, perspetivas e modelos de intervenção em função contetxo de estágio

2.O psicólogo educacional e as suas atribuições


3.O psicólogo educacional em contexto escolar

4.O psicólogo educacional em contexto familiar

5.O psicólogo educacional na comunidade

6. Elaboração e avaliação de projetos

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Educação.
Psicologia.
Aluno.
Processo Ensino/Aprendizagem.

Bibliografia Principal

Autor ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of educational psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor REYNOLDS, Cecil & GUTKIN, Terry (Eds)
Título Handbook of school psychology
Edição 13ª ed.
Local New York
Editora John Wiley & Sons
Ano 1999
Autor DAMON, William & LERNER, Richard
Título Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4
Edição 6.ª ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.)
Título Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento,
Autor LOPES, João
Título Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem