Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA - 2018/2019
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz
Carga Horária
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Nesta UC pretende-se conhecer o processo pelo qual as crianças de apropriam das caraterísticas da linguagem escrita, antes da aprendizagem formal da leitura e da escrita. Pretende-se igualmente explorar as principais aquisições esperadas a partir da aprendizagem formal da leitura e da escrita, bem como os processos e fatores que contribuem para essas aquisições.
Objectivos Específicos
Conhecer a evolução dos conceitos, desde as teorias de prontidão para a leitura até às da literacia emergente;
Explorar as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita;
Aprofundar o conhecimento sobre os processos de descodificação, fluência e compreensão leitora, bem como sobre a ortografia e a produção de texto.
Conhecer instrumentos de avaliação e programas de intervenção antes e após a aprendizagem formal da leitura e da escrita.
Competências a adquirir
Descrever a evolução dos conhecimentos e competências das crianças até à aprendizagem formal da leitura e da escrita;
Avaliar competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita e avaliar processos envolvidos na descodificação, fluência e compreensão leitora, ortografia e produção de texto.
Intervir de forma deliberada na promoção de competências de promoção da literacia emergente e das competências basilares da leitura e da escrita.
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Análise de artigos científicos.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.
Conteúdos Programáticos
1. Literacia Emergente
1.1. Das teorias da prontidão para a leitura até às teorias da literacia emergente.
1.2. Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.
1.3. Instrumentos de avaliação na educação pré-escolar
1.4. Programas de promoção da literacia emergente
2. Aprendizagem formal da leitura e da escrita
2.1. Descodificação leitora
2.2. Fluência leitora
2.3. Compreensão leitora
2.4 Ortografia e produção escrita
2.5. Instrumentos de avaliação no 1.º CEB
2.6. Programas de promoção e remediação nas competências de leitura e de escrita
Métodos de Avaliação
a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Literacia emergente.
Descodificação leitora.
Fluência leitora.
Compreensão leitora.
Ortografia.
Produção de texto.
Bibliografia Principal
Autor | Viana, F. & Ribeiro, I. |
---|---|
Título | Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para |
Local | Braga |
Editora | Santillana |
Ano | 2014 |
Autor | Julian Elliott, & Elena L. Grigorenko |
Título | The Dyslexia Debate |
Local | Cambridge |
Editora | Cambridge University Press |
Ano | 2014 |
Autor | Harris, & S. Graham |
Título | Handbook of learning disabilities |
Local | New York |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | Cruz, J., Ribeiro, I. & Viana, F. L. |
---|---|
Título | JIL - Jogos Interativos de Leitura. |
Autor | Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda da Silva Ribei |
Título | Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber Um |