Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Nesta UC pretende-se conhecer o processo pelo qual as crianças de apropriam das caraterísticas da linguagem escrita, antes da aprendizagem formal da leitura e da escrita. Pretende-se igualmente explorar as principais aquisições esperadas a partir da aprendizagem formal da leitura e da escrita, bem como os processos e fatores que contribuem para essas aquisições.

Objectivos Específicos

Conhecer a evolução dos conceitos, desde as teorias de prontidão para a leitura até às da literacia emergente;
Explorar as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita;
Aprofundar o conhecimento sobre os processos de descodificação, fluência e compreensão leitora, bem como sobre a ortografia e a produção de texto.
Conhecer instrumentos de avaliação e programas de intervenção antes e após a aprendizagem formal da leitura e da escrita.

Competências a adquirir

Descrever a evolução dos conhecimentos e competências das crianças até à aprendizagem formal da leitura e da escrita;
Avaliar competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita e avaliar processos envolvidos na descodificação, fluência e compreensão leitora, ortografia e produção de texto.
Intervir de forma deliberada na promoção de competências de promoção da literacia emergente e das competências basilares da leitura e da escrita.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Análise de artigos científicos.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.

Conteúdos Programáticos

1. Literacia Emergente
1.1. Das teorias da prontidão para a leitura até às teorias da literacia emergente.
1.2. Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.
1.3. Instrumentos de avaliação na educação pré-escolar
1.4. Programas de promoção da literacia emergente

2. Aprendizagem formal da leitura e da escrita
2.1. Descodificação leitora
2.2. Fluência leitora
2.3. Compreensão leitora
2.4 Ortografia e produção escrita
2.5. Instrumentos de avaliação no 1.º CEB
2.6. Programas de promoção e remediação nas competências de leitura e de escrita

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Literacia emergente.
Descodificação leitora.
Fluência leitora.
Compreensão leitora.
Ortografia.
Produção de texto.

Bibliografia Principal

Autor Viana, F. & Ribeiro, I.
Título Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para
Local Braga
Editora Santillana
Ano 2014
Autor Julian Elliott, & Elena L. Grigorenko
Título The Dyslexia Debate
Local Cambridge
Editora Cambridge University Press
Ano 2014
Autor Harris, & S. Graham
Título Handbook of learning disabilities
Local New York
Editora Guilford Press
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor Cruz, J., Ribeiro, I. & Viana, F. L.
Título JIL - Jogos Interativos de Leitura.
Autor Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda da Silva Ribei
Título Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber Um