Cursos / 2º Ciclo / / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Economia
ECONOMIA INDUSTRIAL - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Assistentes: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Carga Horária
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Economia Industrial estuda o comportamento das empresas e dos mercados em que estas operam. Constitui uma disciplina independente da microeconomia ao estudar as estratégias das firmas e logo as respetivas interações no mercado: concorrência pelos preços, posicionamento do produto, Investigação e Desenvolvimento, como exemplos. As estruturas oligopolistas constituem assim o cerne desta área de trabalho. A Economia Industrial é na realidade a Economia da Concorrência Imperfeita.
Objectivos Específicos
O objectivo principal da disciplina consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos que eles possam utilizar na sua atividade profissional. Para este efeito, estão selecionados vários tópicos centrados no estudo dos mercados reais. A abordagem conceptual adoptada é derivada essencialmente do paradigma económico neoclássico, onde o ênfase é colocado na modelação formal da estrutura económica e na determinação dos incentivos económicos daí resultantes.
Competências a adquirir
Identificar e medir as diferentes Estruturas de Mercado.
Identificar diferentes interações estratégicas ao nível de modelos de oligopólio.
Investigar o compromisso estratégico das empresas.
Estudar as estratégias dinâmicas da concorrência pelos preços.
Metodologia de Ensino
Nas aulas teórico-práticas a matéria exposta é sempre acompanhada de uma ilustração com casos reais. As aulas tutoriais destinam-se ao esclarecimento de dúvidas e à discussão prática das questões leccionadas nas aulas teórico-práticas. Será indicado aos alunos as leituras adequadas no âmbito da Bibliografia do curso como forma de complementar os conteúdos transmitidos nas aulas.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Economia Industrial
2. Definição de Mercado
3. Tecnologia de Produção e Estrutura de Mercado
4. Mercados de Oligopólio
5. Poder de Monopólio e Comportamento Predatório
6. Conluio e Cartéis
7. Fusões e Aquisições
Métodos de Avaliação
A avaliação da disciplina segue o previsto no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos para o 2º Ciclo de Estudos da Universidade Lusíada. Realização, apresentação e discussão de um trabalho de investigação mais exame final com uma valoração de 60% e 40% respectivamente.
Recursos Didácticos
Material disponibilizado nas aula e bibliografia recomendada.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Economia Industrial
Poder de Mercado
Oligopólio
Cournot
Bertrand
Teoria dos Jogos
Equilíbrio de Nash
Jogos não-cooperativos
Concorrência Monopolística
Bibliografia Principal
Autor | Pepall, Lynne; Richards, Daniel |
---|---|
Título | Industrial Organization: Contemporary Theory and P |
Edição | 5ª Ed. |
Local | EUA |
Editora | South-Western Thomson Learning |
Ano | 2013 |
Autor | Besanko, David |
Título | Economics of Strategy |
Edição | 6ª Ed. |
Local | EUA |
Editora | Wiley |
Ano | 2012 |
Autor | Cabral, Luís |
Título | Introduction to Industrial Organization |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Reino Unido |
Editora | MIT Press |
Ano | 2000 |
Bibliografia Complementar
Autor | Mata, José |
---|---|
Título | Economia da Empresa |
Edição | 2ª Ed. |
Local | Portugal |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2002 |
Autor | Church, Jeffrey; Ware, Roger |
Título | Industrial Organization: A Strategic Approach |
Edição | 1ª Ed. |
Local | EUA |
Editora | McGraw-Hill International Editions |
Ano | 2000 |