Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Mestrado Em Design Do Produto
DESIGN E MATERIAIS - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Benedita Camacho
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Estimular a investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras em materiais; Atingir patamares de complexidade elevada no domínio dos materiais e respetiva adequação; Desenvolver produtos inovadores ao nível dos materiais em diferentes contextos de projeto; Adquirir um pensamento reflexivo e original, propondo novos modos de utilização de materiais e/ou novas aplicações; Integrar saberes da área dos materiais e tecnologias, na procura de soluções para problemas específicos de design de prod.
Objectivos Específicos
Os conteúdos programáticos respondem aos objetivos do Curso de Mestrado em Design do Produto, focados na inovação e no lançamento para o mercado de sistemas integrados de novos produtos, mas igualmente aos da unidade curricular, estimulando a prospeção, indagação e investigação de novas soluções e/ou aplicações de materiais. A análise de casos de excelência e/ou inspiradores fomenta novas ações e estimula modelos de investigação de elevada complexidade.
Competências a adquirir
Dominar em compreensão e extensão os materiais e processos tecnológicos associados;
Saber transformar obtendo respostas para novos contextos projetuais;
Consolidar a apetência para investigar e desenvolver novas aplicações recorrendo a novos materiais;
Compreender os fatores de impacto, ciclos de vida e sustentabilidade em design de produto;
Dominar instrumentos e procedimentos experimentais de ensaio, teste e prototipagem em ambiente de laboratório / oficina.
Metodologia de Ensino
Exposição participada; debate; visualização de material iconográfico relevante e inspirador; visitas de estudo;Incentivo à investigação aplicada;Acompanhamento tutorial de projetos (individuais e em equipa) com um nível de complexidade elevado.
Conteúdos Programáticos
Grupos de materiais (madeiras, têxteis, cerâmicos, metálicos, vidros, polímeros e compósitos)
Critérios de selecção e adequação de materiais em design de produto
Poder combinatório dos materiais na criação de novas aplicações
Integração de novos materiais em novos contextos
Reconfiguração de materiais-base e alteração de performances
Materiais e superfícies capazes de alterar propriedades através de inputs externos (Smart Materials)
Polímeros electro-activos
Shape memory materials (SMM) e Shape memory technologies (SMT)
Biomateriais
Optimização de instrumentos transformadores
Caracterização e adequação de processos de transformação (máquinas, equipamentos e ferramentas) em
diversos contextos de design de produto
Impacto, sustentabilidade e ciclo de vida dos materiais
Análise de casos de estudo de excelência, inovadores e inspiradores
Métodos de Avaliação
Regulamento Geral dos 2os Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre na Universidade Lusíada
Avaliação Contínua 60%
Exame Final 40%
Avaliação contínua: um teste escrito; um trabalho de investigação; participação nas aulas; qualidade da
expressão oral e escrita; demonstração de interesse pelos conteúdos programáticos e
capacidade de os interpretar e relacionar.
Avaliação final: prova de frequência.
Recursos Didácticos
Textos de apoio, de leitura obrigatória ou facultativa.
Mediateca da UL e outras bibliotecas.
Material audio-visual (vídeos, DVDs, CDs).
Internet - incluindo sítio de apoio do regente da disciplina.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Design e Materiais;
Grupos de materiais;
Adequação de materiais;
Investigação em materiais.
Bibliografia Principal
Autor | Howes, P., Laughlin, Z. |
---|---|
Título | Material Matters: New Materials in Design. |
Local | London. |
Editora | Black Dog Publishing, |
Ano | 2012 |
Autor | Dent, A. |
Título | Material Innovation: Product Design. |
Local | London. |
Editora | Thames & Hudson, |
Ano | 2014 |
Autor | Lefteri, C. |
Título | Materials for Design. |
Local | London |
Editora | Laurence King Publishing. |
Ano | 2012 |