Cursos / Cursos de Línguas / CURSO INICIAÇÃO AO ALEMÃO

Carga Horária

4h semanais (2 x 2h) de Setembro a Junho

 

Horário

a definir

 

 

NÍVEL A1.1 – 1º SEMESTRE

 

Objectivos

Este curso destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua.
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 

Programa

Capacidades de perceção: os estudantes deverão adquirir a capacidade de compreender palavras familiares e de frases simples referentes a si próprios, à família ou a coisas e aspectos concretos do mundo envolvente.

Capacidades de interação e de produção oral e escrita: os estudantes deverão aprender os meios linguísticos básicos que lhes permitem interagir uns com os outros, sendo capazes, sempre que necessário, de solicitar a repetição dos enunciados que não conseguem compreender. Deverão ainda treinar diferentes tipos de perguntas e de respostas simples, do âmbito dos temas dados nas aulas.

No final do semestre deverão ser capazes de se apresentar, em linhas muito gerais e por meio de frases simples, assim como de escrever postais e de preencher formulários.

Temas dos textos / interacção nas aulas
- Bem-vindos!
- Países, Línguas e Profissões
- Encontros sociais
- Estabelecimentos comerciais.
- Comidas e bebidas

Tópicos de Gramática
1. Pronúncia: Estruturas básicas das regras de pronúncia alemã, com incidência nas vogais.
2. Construção frásica das frases alemãs: estruturas básicas das frases assertivas e interrogativas.
3. Conjugação dos verbos no Presente e no Imperativo
4. Artigo definido, indefinido
5. Terminações características de substantivos femininos e masculinos
6. Artigos como pronomes
7. Pronomes pessoais
8. Uso predicativo dos adjectivos
9. Funções sintáticas: actante do acusativo (Akkusativergänzung) e do dativo (Dativergänzung)
10. Funções sintáticas (introdução): circunstantes de lugar
11. Formação de palavras: designações de profissão no feminino terminadas em –in e formas do Plural.


Bibliografia Obrigatória

Funk, Kuhn, Demme; STUDIO D. DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE, Cornelsen, 2008.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos. Espera-se dos estudantes que ampliem o seu vocabulário através do trabalho autónomo. O treino é feito na aula.
Sempre que previsto no plano das aulas, pode pedir-se aos estudantes que colaborem em projetos.
Dá-se valor a trabalhos de grupo e a uma participação ativa nas aulas, com vista a desenvolver, logo desde o início, as aptidões comunicativas.


Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação escrita (2 testes escritos) 80%
Avaliação oral (trabalhos, participação) 20 %

 

 

NÍVEL A1.2 – 2º SEMESTRE

 

Objetivos

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua.
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 

Programa

Áreas temáticas: orientação espacial, profissões, férias, alimentação, vestuário, corpo e saúde.
Gramática: continuação dos aspectos tratados em Alemão A1.1
1. Pronúncia e ortografia
Relação grafia e fonia
Fonemas do alemão sem correspondência no português
O ritmo na frase alemã
2. A frase
Frases subordinadas
Distribuição dos elementos na frase
3. O verbo
Tempos verbais: presente, tempos do passado
Verbos modais
4. O artigo
Artigos definidos e indefinidos
Elementos de negação
5. O pronome
Pronomes pessoais
Pronomes possessivos
6. O adjectivo
Uso predicativo do adjectivo
Uso determinativo do adjectivo
7. O substantivo
Género dos substantivos
Declinação dos substantivos
8. Funções sintácticas (de acordo com modelo de dependências - DVG)
O verbo e os seus actantes
Planos de construção frásica


Bibliografia Obrigatória

Funk, Hermann / Christina Kuhn / Silke Demme (2009), Studio d A1. Deutsch als Fremdsprache. Kurs- und Übungsbuch, 7. Aufl., Berlin, Cornelsen Verlag.

 

Bibliografia Complementar

Reimann, Monika (2004), Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Mϋnchen, Hueber.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno, recorrendo a materiais indicados pelo professor.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa dos alunos.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação escrita (2 testes escritos) 80%
Avaliação oral (trabalhos, participação) 20 %

 

Obs.: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

 

 

Informações e Inscrições

Instituto Lusíada de Pós-Graduações : ILPG
T. +351 22 557 08 47
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

 

A Universidade Lusíada está também preparada para ministrar a formação à medida das necessidades das organizações, podendo essa formação ter lugar no Campus das Universidades Lusíada de Lisboa, Porto ou Vila Nova de Famalicão ou nas próprias organizações interessadas, desde que o numero de formandos o justifique.
Em caso de interesse, por favor contacte-nos – posgrad@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28