Cursos / Formação Especializada / 2015-2016 / IPCE :: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DINÂMICAS DE GRUPO EM SALA DE AULA


 

COORDENAÇÃO

Prof. Doutora Lígia Ferros

 

OBJETIVOS

Dotar os formandos de conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem; desenvolver nos formandos competências de intervenção através de jogos que recorrem à dinâmica dos grupos para: potenciar a aquisição de conhecimentos; promover uma comunicação eficaz na turma; resolver situações problemáticas; e promover a regulação emocional e o autocontrolo que permitam uma gestão disciplinada do ambiente em sala de aula. No final desta formação pretende-se que os formandos sejam capazes de desenhar e implementar um projeto de intervenção no grupo-turma à medida das suas necessidades específicas.

 

DESTINATÁRIOS

Professores do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos). Professores das modalidades de educação especial, Ensino Profissional e Ensino Recorrente de Adultos. Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular.

 

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADE CURRICULAR

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CARGA HORÁRIA

Módulo 1 - A turma como grupo

A turma como grupo: o grupo enquanto sistema interativo; características do grupo-turma; resistências a ver a turma como grupo; dinâmicas de grupo.

4h

Módulo 2 - O grupo como potenciador do desenvolvimento pessoal/ académico

O grupo como potenciador do desenvolvimento pessoal/ académico: para quê trabalhar o grupo?; as forças motivadoras dos jogos de interação; o papel do professor como líder grupal; dinâmicas de grupo.

8h

Módulo 3 - Os jogos de interação na turma

Os jogos de interação na turma: o desenvolvimento do grupo; critérios de utilização dos jogos de interação; técnicas para estudar os grupos; as fases dos jogos de interação; dinâmicas de grupo.

8h

Módulo 4 - Organização do trabalho em pequenos grupos

Organização do trabalho em pequenos grupos: a constituição dos pequenos grupos; a condução de reuniões; as principais técnicas; dinâmicas de grupo.

8h

Módulo 5 - Técnicas de grupo na sala de aula 

Técnicas de grupo na sala de aula: técnicas relativas aos conteúdos; técnicas relativas ao desenvolvimento pessoal; dinâmicas de grupo.
Módulo transversal - Desenvolvimento de competências pessoais e sociais junto do grupo de formandos através da implementação de um conjunto de exercícios práticos com o objetivo de proporcionar a experimentação nos jogos grupais.

8h

Módulo transversal - desenvolvimento de competências pessoais e sociais

 

 

 

 

36 horas

Bibliografia obrigatória
Labrador, F. X. (2011). Técnicas de Modificación de Conduta. Ediciones Pirámide.
Fabra. M.L. (1999). Tecnicas de Grupo para la Cooperacion. Ediciones Ceac: Barcelona.
Manes, S. (2003). 83 Jogos Psicológicos para a Dinâmica de Grupos (2º edição). Paulus Editora: S. Paulo.

Bibliografia aconselhada
Damásio, A. (2010). O Livro da Consciência. Temas e Debates. Círculo de Leitores.
Fachada, O. (2003). Psicologia das Relações Interpessoais (1º volume, 6ª edição). Rumo.  
Seifert, L. (2009). Treino em Assertividade. Monitor: Lisboa.

 

CORPO DOCENTE

A ação será ministrada em regime de co-dinamização pelas docentes Prof.ª Doutora Lígia Ferros, Mestre Carla Rocha e Mestre Gizela Cardoso.

MESTRE CARLA CARMEZIM ROCHA

Mestre em Psicologia Clínica, Universidade do Minho; Pós-graduada em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; formadora certificada pelo CCPFC; especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde na DICAD da ARS, Norte; clínica privada.

MESTRE GIZELA CARDOSO
Mestre em Psicologia Clínica, Universidade Minho; DEA do programa de Doutoramento em Psicologia Clínica, Universidade de Santiago de Compostela; pós-graduada em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; formadora certificada pelo CCPFC; especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde na DICAD da ARS, Norte; clínica privada.

PROF.ª DOUTORA LÍGIA FERROS
Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação e na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Membro do Conselho Escolar na ULP. Júri de mestrados . Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Ministério da Saúde ); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos Pós Graduação. 
Formação em Terapia Familiar Sistémica. Sexóloga Clínica pela SPSC.
Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante.

 

MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Número de faltas não excedendo 25% da carga horária do curso.

 

HORÁRIO

Sábados entre as 9h e as 13h (sujeito a revisão)

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA

  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Ficha de Candidatura (a obter junto dos serviços do ILPG)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Duas Fotografias

 

INFORMAÇÕES

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28