Cursos / Formação Especializada / IPCE :: CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL / PÓS-GRADUAÇÃO
DOMÍNIO EMOCIONAL E DA PERSONALIDADE
COORDENADOR / DIRECÇÃO CIENTÍFICA
Jorge Manuel de Almeida Castro
OBJECTIVOS
É objectivo dar a conhecer, sobretudo aos educadores, os diversos problemas ao nível das dificuldades no domínio emocional e da personalidade com os quais se podem deparar em ambiente de classe regular.
Pretende-se identificar os diferentes graus de dificuldades nestes domínios, verificando as suas consequências no desenvolvimento das crianças e jovens aprendentes, assim como os meios de detecção e avaliação das problemáticas envolvidas.
Pretende-se ainda apontar ajudas no âmbito da prevenção e tratamento, com uso de técnicas terapêuticas ajustadas.
DESTINATÁRIOS
O público-alvo natural é constituído por Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para além destes, a Pós-graduação destina-se ainda a:
- Formadores e animadores socioculturais;
- Gestores de projectos de intervenção social;
- Assistentes Sociais;
- Terapeutas;
- Psicólogos;
- Outros profissionais que trabalham no âmbito da Educação Especial e dos Apoios Socioeducativos;
- Outros licenciados na área das Ciências Sociais e Humanas.
CARGA HORÁRIA
300 horas
MÓDULOS E RESPECTIVA CARGA HORÁRIA
FORMAÇÃO GERAL
Métodos e técnicas de investigação e análise em educação 30
Desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica 30
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Modelos de organização curricular em educação especial 30
Diagnóstico, avaliação e intervenção em educação especial 40
Neuropsicologia das dificuldades emocionais e da personalidade 30
Necessidades educativas especiais e perturbações emocionais 30
Necessidades educativas especiais e perturbações da personalidade 30
Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as NEE´s no domínio emocional e da personalidade 30
FORMAÇÃO PARA PROJECTOS
Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos de intervenção educativa especializada no domínio emocional e da personalidade 50
Total de Horas 300
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Os discentes, para além de pequenos trabalhos solicitados pela sequência das diversas sessões de formação, são avaliados pela realização de um trabalho escrito relativo a cada uma das disciplinas que compõem as formações geral e específica do Curso.
Os trabalhos devem obedecer às seguintes características: ser originais, estar formulados com rigor e cientificidade (de acordo com as normas científicas e regras de estilo vigentes), apoiar-se em pelo menos três obras das indicados pelo docente da respectiva disciplina e, tanto quanto possível, apresentarem uma relação com a realidade escolar vivenciada pelos discentes.
O Curso conclui-se com a elaboração, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção na área da Educação Especial – Domínio da Comunicação e da Linguagem, do qual deverão constar, obrigatoriamente e entre outros possíveis, os seguintes elementos:
- Definição dos objectivos da intervenção;
- Caracterização do centro educativo ou do(s) grupo(s) junto do qual/quais se pensa desenvolver o projecto;
- Previsão das dificuldades e do modo de as ultrapassar;
- Estratégias a desenvolver para garantir o envolvimento dos diferentes elementos participantes (docentes, discentes, famílias, terapeutas, comunidade, etc.);
- Critérios para avaliação do projecto.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
8 horas semanais, a serem definidas assim:
Sexta-feira: 18:00 às 22:00 horas
Sábados: 09:00 às 13.00 horas ou 14.00 às 18.00 horas.
INFORMAÇÕES
Pedido de informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 47
T. +351 22 557 08 69
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