FD :: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA


APRESENTAÇÃO

Existem atualmente vários cursos que, quer ao nível da Licenciatura ou outro tipo de titulação, colocam no mercado um significativo número de profissionais que atuam ou podem atuar na área do Design Publicitário.
Hoje, para além de criativo em termos de execução, o profissional destas áreas deve sê-lo ainda mais ao nível do seu posicionamento no mercado, diferenciando-se na sua formação na perspetiva de conseguir fatores críticos decisivos de sucesso profissional.
Com este Curso pretende-se iniciar uma formação que permita preparar recursos humanos para a área do Design Publicitário, numa perspectiva academicamente sustentada e orientada para uma realidade específica e relativamente alheada das Universidades.
Assim, visa-se formar indivíduos que trabalhem soluções estético-formais de forma crítica no sentido histórico, cultural e ambiental, assentes no entendimento da comunicação como ferramenta do Marketing.
Este curso partirá do plano de Comunicação, enquanto input, passará pela execução do plano criativo e terminará no projeto de comunicação.

 

OBJETIVOS GERAIS

Assim pretende-se formar profissionais que trabalhem soluções estético-formais de forma crítica no sentido histórico, social, cultural e ambiental, e capazes de desenvolver pesquisa aplicada ao objecto de estudo/trabalho - Design Publicitário.

 

DESTINATÁRIOS

Criativos, Designers, Publicitários e outros profissionais de áreas afins, devendo ser titulares de licenciatura.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação em cada uma das unidades curriculares realiza-se em duas componentes: avaliação continua e exame final escrito. A classificação continua depende da presença em, pelo menos, 70% das aulas de cada módulo.

 

FUNCIONAMENTO

O curso funcionará à sexta-feira das 18:30h às 22:30h e sábado das 09:00h às 13:00h.

 

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADE CURRICULAR

CORPO DOCENTE

HORAS DE CONTACTO

 CRÉDITOS

MÓDULO I – O Plano de Comunicação

Prof Doutor Peixoto Alves

20h

2 ECTS

MÓDULO II – A estratégia criativa

Profª Doutora Benedita Camacho

10h

1 ECTS

MÓDULO III – Direito da publicidade

Prof Doutor Francisco Castelo Branco

20h

2 ECTS

MÓDULO IV – Psicologia da Comunicação

Profª Doutora Paula Costa Soares

20h

2 ECTS

MÓDULO V – Projecto de Design publicitário

Profª Doutora Mª João Barbosa

20h

2 ECTS

 

TOTAL  FINAL:

90 horas

17 ECTS

Realização de um TRABALHO FINAL, com tutoria de 80 horas (8 ECTS).

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA

  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

INFORMAÇÕES

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28