APRESENTAÇÃO
Existem atualmente vários cursos que, quer ao nível da Licenciatura ou outro tipo de titulação, colocam no mercado um significativo número de profissionais que atuam ou podem atuar na área do Design Publicitário.
Hoje, para além de criativo em termos de execução, o profissional destas áreas deve sê-lo ainda mais ao nível do seu posicionamento no mercado, diferenciando-se na sua formação na perspetiva de conseguir fatores críticos decisivos de sucesso profissional.
Com este Curso pretende-se iniciar uma formação que permita preparar recursos humanos para a área do Design Publicitário, numa perspectiva academicamente sustentada e orientada para uma realidade específica e relativamente alheada das Universidades.
Assim, visa-se formar indivíduos que trabalhem soluções estético-formais de forma crítica no sentido histórico, cultural e ambiental, assentes no entendimento da comunicação como ferramenta do Marketing.
Este curso partirá do plano de Comunicação, enquanto input, passará pela execução do plano criativo e terminará no projeto de comunicação.
OBJETIVOS GERAIS
Assim pretende-se formar profissionais que trabalhem soluções estético-formais de forma crítica no sentido histórico, social, cultural e ambiental, e capazes de desenvolver pesquisa aplicada ao objecto de estudo/trabalho - Design Publicitário.
DESTINATÁRIOS
Criativos, Designers, Publicitários e outros profissionais de áreas afins, devendo ser titulares de licenciatura.
AVALIAÇÃO
A avaliação em cada uma das unidades curriculares realiza-se em duas componentes: avaliação continua e exame final escrito. A classificação continua depende da presença em, pelo menos, 70% das aulas de cada módulo.
FUNCIONAMENTO
O curso funcionará à sexta-feira das 18:30h às 22:30h e sábado das 09:00h às 13:00h.
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADE CURRICULAR |
CORPO DOCENTE |
HORAS DE CONTACTO |
CRÉDITOS |
MÓDULO I O Plano de Comunicação |
Prof Doutor Peixoto Alves |
20h |
2 ECTS |
MÓDULO II A estratégia criativa |
Profª Doutora Benedita Camacho |
10h |
1 ECTS |
MÓDULO III Direito da publicidade |
Prof Doutor Francisco Castelo Branco |
20h |
2 ECTS |
MÓDULO IV Psicologia da Comunicação |
Profª Doutora Paula Costa Soares |
20h |
2 ECTS |
MÓDULO V Projecto de Design publicitário |
Profª Doutora Mª João Barbosa |
20h |
2 ECTS |
|
TOTAL FINAL: |
90 horas |
17 ECTS |
Realização de um TRABALHO FINAL, com tutoria de 80 horas (8 ECTS).
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA
- Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
- “Curriculum vitae”
- Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
- Uma Fotografia
INFORMAÇÕES
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt
Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt