FCEE :: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING FARMACÊUTICO


 

APRESENTAÇÃO

A Investigação Científica e o Marketing constituem os dois pilares da Indústria Farmacêutica, sendo que a Pós-Graduação em Gestão de Marketing Farmacêutico da Universidade Lusíada - Norte (Porto) visa assegurar o domínio do segundo. Numa época de constrangimentos económicos acrescidos, surgem novas possibilidades e caminhos para quem prescreve, paga e consome os medicamentos. Ora, perceber a decorrente alteração nos comportamentos de prescrição e consumo, determina o mais completo domínio dos modernos conceitos e instrumentos de gestão e marketing farmacêutico.

É disto que trata esta pós-graduação, um curso ministrado por profissionais altamente reconhecidos no universo das empresas farmacêuticas e seus stakeholders, quer pela sua ampla experiência no setor, quer pelo conhecimento que têm da indústria farmacêutica.

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Doutor Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues

 

OBJETIVOS

A Pós-Graduação em Gestão de Marketing Farmacêutico, da UL-N (Porto), cumpre os seguintes objetivos principais:

  • observar múltiplas fontes de informação e a respetiva pertinência na ótica de marketing;
  • compreender qual o impacte das novas tecnologias de processamento e transmissão de dados na indústria e no mercado farmacêutico;
  • entender como os “pacientes” estão a tornar-se impacientes;
  • perceber como comunicar interna e externamente para conquistar colaboradores, media e opinião pública;
  • analisar novos rumos no mercado e novas oportunidades de lançamento de medicamentos, bem como do desenvolvimentos de novos produtos e negócios farmacêuticos;
  • suscitar confiança nos benefícios dos produtos, partindo daquilo que prescritores e consumidores valorizam;
  • examinar princípios éticos cruciais e garantir a legalidade das atividades de marketing.

 

DESTINATÁRIOS

A Pós-graduação em Gestão de Marketing Farmacêutico destina-se a titulares de graus académicos de nível superior, sobretudo nas áreas de Gestão, Marketing e Ciências da Saúde, que desejem reunir uma sólida base de conhecimentos visando facilitar o seu ingresso neste apelativo sector, interessando também aos profissionais habilitados que pretendam aprofundar conhecimentos para prosseguir a carreira na indústria farmacêutica.

 

PLANO DE CURSO

UNIDADES CURRICULARES

H

ECTS

DOCENTES

1º SEMESTRE

Marketing no Sector Farmacêutico

16h

3

Prof. Doutor Dário Rodrigues

Gestão de Produto

16h

3

Dr. Luis Pires Fatela

Comunicação Institucional e Media Training

16h

3

Dra. Dina Matos Ferreira

Avaliação Económica dos Medicamentos

8h

2

Mestre Helena Estrela da Silva

Legislação e Regulamentação Farmacêutica

8h

2

Prof. Doutor Pedro Freitas

2º SEMESTRE

E-Business e Liderança no Sector Farmacêutico

16h

3

Prof. Doutor Dário Rodrigues

Gestão de Unidades de Negócio

16h

3

Dr. Luís Pires Fatela

Desenvolvimento de Novos Negócios

8h

2

Mestre Jorge Freire Tavares

Pharmaceutical Development Process

8h

2

Prof. Doutora Teresa Almeida

TOTAL

120

23

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

Os estudantes devem, em cada unidade curricular, sujeitar-se ao seguinte regime de avaliação:

  1. Avaliação contínua (A) e trabalho prático individual (B).
  2. No âmbito da avaliação contínua (A) que pressupõe assiduidade de 70%, são de considerar, entre outros, os seguintes elementos:
    1. Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
    2. Intervenções orais;
  3. No âmbito do Trabalho Prático Individual (B) é de considerar a elaboração de proposituras individuais sobre temas sugeridos ou aprovados pela docência, a realizar imediatamente após a conclusão da parte letiva da correspondente unidade curricular.
  4. A classificação de cada unidade curricular corresponde à média ponderada das classificações atribuídas relativamente à avaliação contínua (A) e à prova de trabalho prático individual, valendo aquela 35% e esta 65%.
  5. Todas as classificações são expressas na escala de 0 a 20 valores.
  6. Consideram-se aprovados em cada unidade curricular os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores.

 

CORPO DOCENTE

Prof. Doutor Dário Félix de Oliveira Rodrigues
Professor na Universidade Lusíada e investigador nas áreas de Gestão e Marketing. Experiência internacional na ex-multinacional farmacêutica alemã Schering AG (atualmente integrada na Bayer AG), tendo sido Gestor de E-Business e Gestor de Comunicação Institucional da respetiva subsidiária portuguesa, empresa com a qual colaborou durante 16 anos na área de marketing; Doutorado em Gestão, pela Universidade Lusíada (ULL); Especialista em Marketing, pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Portalegre e Tomar; Mestre em Gestão pela ULL; Pós-Graduado em E-Business e Sistemas de Informação, pela ULL; Licenciado em Marketing e Consumo, pela Escola Superior de Gestão de Santarém; Bacharel em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing.

Prof. Doutor Pedro Caridade de Freitas
Doutorado e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Director de Assuntos Jurídicos da APIFARMA. Membro do Comité Económico-social – Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), da Comissão Técnica Especializada de Saúde, do Grupo de Trabalho – WTO – World Trade Organization – da EFPIA – Federação Europeia da Indústria Farmacêutica. Membro Suplente da Comissão Nacional de Publicidade dos Medicamentos – Infarmed.

Prof. Doutora Teresa Almeida
Clinical Project Manager, International Oncology Group – SOLTI. Ex-Clinical Operations Directora da Datamedica (CRO); Executive MBA AESE/IESE Business School; Master degree in clinical trials COMB Barcelona Spain; PhD Neuroscience FCTUC; Master degree in Cellular Biology FCTUC.

Mestre Helena Estrela da Silva
MBA – Master Business Administration pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Farmacoeconomia pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduada em Avaliação Económica dos Medicamentos, pelo ISEG. Licenciada em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Internacional. Empresária.

Mestre Jorge Freire Tavares
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Business Development Contrast Media na Hovione. Ex-Sales and Marketing Effectiveness Manager na Schering AG. Ex-Market Research Manager na Schering AG.
Mestre em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduado em Marketing Research pela Universidade Nova de Lisboa.

Dra. Dina Matos Ferreira
Ex-Diretora de Comunicação da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica APIFARMA. Ex-docente na Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Comunicação e Imagem pela Universidade Complutense de Madrid. Pós-Graduada em Ciências da Informação pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Especialização em Opinião Pública pela Universidade de Navarra.

Dr. Luís Pires Fatela
Diretor Geral da Datamedica – Consultoria e Serviços em Bioestatística. Creditação Internacional em Marketing pela Pharma Marketing Academy. Cronista na revista Pharmagazine com a rúbrica “O Laboratório das Tentações”. Docente universitário e consultor na área de Marketing Farmacêutico. Carreira de 26 anos na Indústria Farmacêutica, tendo vindo a ser Business Unit Manager da empresa multinacional AstraZeneca. Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Pós-laboral:
Sextas-feiras (das 18.30h ás 22.30h) e Sábados (das 09.30h às 13.30h).

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

INFORMAÇÕES
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28