FCEE :: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROMARKETING


 

APRESENTAÇÃO

O curso de Pós-graduação em NeuroMarketing visa facultar uma visão inovadora e em crescimento das estratégias de pesquisas de mercado aplicadas ao Consumo.
Por outras palavras, o curso tem como principal finalidade conhecer melhor o consumidor ao estudar diretamente aquilo que este pensa, sente e necessita. Assim, o NeuroMarketing possibilita adquirir uma visão interdisciplinar de competências e de conhecimentos no domínio do Marketing e da Psicologia cruzando com as técnicas das neurociências. A intensificação da concorrência no campo do negócio assim como as fortes exigências dos clientes perante uma multiplicidade de opções de caráter informativo e de produtos ou serviços obrigam à necessidade de se criar um valor de diferenciação por forma a alcançar as expectativas do mercado. Por conseguinte, face às constantes mudanças e exigências do mercado, é necessário adaptar estratégias de negócio, em particular no domínio do consumo com recurso às novas tendências de pesquisas de mercado: as neurociências do consumo ou NeuroMarketing - um campo recente de investigação que visa aplicar os conhecimentos e técnicas das neurociências ao consumo, marketing e negócio. Em suma, o curso visa dotar os participantes de conhecimentos interdisciplinares que ajudem a fornecer propostas inovadoras no quadro do negócio associado ao consumo.

Brochura

 

PROGRAMA
    1. INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS APLICADAS AO CONSUMO – 12 Horas
      1.1. A História da Neurociência até ao Neuromarketing
      1.2. O Conceito e Amplitude de Neuromarketing
      1.3. Princípios de Biologia – Microbiologia e Genética
      1.4. Neurobiologia Básica dos Processos de Tomada de Decisão
      1.5. Neurotransmissores e hormonas
      1.6. Estruturas e Sistemas do Corpo Humano
      1.7. Cérebro Humano: Anatomia, Fisiologia, Estruturas Básicas e suas funções Factores biológicos e fisiológicos no comportamento humano em consumo.

 

    2. ESTIMULAÇÃO NEUROSENSORIAL – 12 Horas
      2.1. Os 33 Sistemas Sensoriais: Pensar pelos receptores
      2.2. Microexpressões e pistas de acesso ocular
      2.3. Estimulação Sensorial em Espaços de Consumo
      2.4. O NeuroStoryTelling e o seu papel na estimulação sensorial
      2.5. Criação de Campanha Sensorial (ficha de acção)
      2.6. Os sistemas sensoriais geradores de emoções
      2.7. Visita a palco de consumo com recolha de drivers sensoriais: A técnica Tracing

 

    3. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO E EQUIPAMENTOS EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA APLICADA AO CONSUMO – 15 Horas
      2.1. Os 33 Sistemas Sensoriais: Pensar pelos receptores
      3.1. Métodos de Investigação em Neurociência Aplicada (técnicas hemodinâmicas e electrofisiológicas)
      3.2. Como criar um paradigma de investigação de emoções e desenho experimental
      3.3. Psicofisiologia periférica e detecção de estados emocionais ( introdução à AED, RC, ECG e fEMG)
      3.4. Electrofisiologia cognitiva: estudos de EEG e ERP e suas potenciais aplicação ao estudo da emoção e processos de tomada de decisão
      3.5. Electrofisiologia e processos mentais: estimação de estados cognitivos utilizando o EEG: método, aplicações e limitações
      3.6. Técnicas comportamentais implícitas para o estudo de atitudes e estados emocionais

 

    4. EMOÇÃO, COGNIÇÃO E TEORIA DA MENTE – 8 Horas
      4.1. Mecanismos Básicos de Consumo: Preditores Neuronais
      4.2. Cognição Social: A Teoria da Mente (TOM), Empatia e Neurónios Espelho
      4.3. Emoções e “Gatilhos” emocionais
      4.4. Neurotransmissores que decidem: Como estimular seletivamente
      4.5. A Neurociência Cognitiva e o Processo de Tomada de Decisão
      4.6. Personalidade, Aprendizagem, predição, experiência e valor recordado
      4.7. Cognição, Intuição, Memória, Memória de Trabalho e Atenção
      4.8. As Emoções Sociais (Damásio), Teorias do Comportamento e Pensamento Crítico (Funções Executivas)

 

    5. A NEUROCIÊNCIA NA CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS – 12 Horas
      5.1. NeuroCriatividade (Laboratório de criatividade com técnicas de ideação)
      5.2. NeuroInovação & Brain Design Thinking (Técnicas de treino mental para inovar, estudos de caso)
      5.3. Trends Mundiais: Ver o comportamento do futuro
      5.4. Gestão de Inovação: Das Ideias aos Produtos/Serviços
      5.5. Neurociência da Aprendizagem e Motivação: Fatores de Sucesso
      5.6. O Valor da Experiência na promoção das marcas (Tryvertising)

 

    6. NEUROCIÊNCIA APLICADA AO MARKETING MIX – 15 Horas
      6.1. Posicionamento de marcas na mente do consumidor: O efeito de Priming
      6.2. Neurosegmentação e psicografia
      6.3. Desenvolver produtos e branding de marca: As lovemarks e agregação de valor emocional (dimensão relacional da marca – da infância à relação)
      6.4. Neuroeconomia: A economia comportamental e as heurísticas
      6.5. Estudos de Caso de Economia Comportamental
        6.5.1. O custo ZERO e efeito PLACEBO
        6.5.2. Endowment effect
        6.5.3. Efeito IKEA
        6.5.4. O Isco e o efeito de Comparação
        6.5.5. Prospect Theory nas marcas
      6.6. Desenvolvimento de Produto e a Neurociência Aplicada
      6.7. NeuroSegmentação, Posicionamento e Targeting: Dos géneros às hormonas
      6.8. Preços e a Neurociência Aplicada
        6.8.1. Calibração de preços com neurociência e a Lei dos Pequenos Números
        6.8.2. Sensibilidade a preços e disposição para pagar: Limiar insular

 

    7. NEUROCIÊNCIA NA GESTÃO ESTRATÉGICA – 12 Horas
      7.1. Técnicas de Marketing que Emocionam: Experience, Viral e Guerrilha
      7.2. Neurociência Cognitiva Aplicada à Gestão Estratégica e ao B2B
      7.3. Técnicas de Venda e Atendimento ao Público com NeuroSkills
      7.4. Neuroliderança e a Lei de Yerkes-Dodson aplicada ao cérebro
      7.5. Tribos e Grupos de Influência
        7.5.1. CoCriação de Valor do Consumidor face às marcas
        7.5.2. Comportamento de Massas e as Tribos de Consumo

 

    8. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO – 15 Horas
      8.1. Neuronegociação e Sistemas de Recompensa
      8.2. Neurobiologia da Tomada de Decisão
      8.3. Decisões em Contexto de Consumo
      8.4. Hipótese do Marcador Somático aplicada ao Marketing
      8.5. Potenciais Evocados e sua importância no Consumo (N170, P300 e P400)
      8.6. Neuropsicologia Baseada na Evidência aplicada ao Marketing

 

    9. NEUROCIÊNCIA APLICADA AO DESIGN, ARQUITETURA E AO TERRITÓRIO – 15 Horas
      9.1. Neurodesign (análise de fotometria, impacto de cores e formas, análise de conteúdo emocional, Lei de Weber-Fechner)
      9.2. Design de espaços Neurosensoriais (Visita a espaço explicada)
      9.3. Marcas Territoriais Felizes – NeuroCities
      9.4. Arquitectura e a Felicidade dos Territórios – NeuroCities
      9.5. Coolhunting Arquitectura Feliz nas Cidades
      9.6. NeuroPlaceBranding: Case Study da Metodologia ICN

 

    10. NEUROCIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO, DESIGN E PUBLICIDADE – 15 Horas
      10.1. Semiótica e Comunicação: Como interpreta o cérebro o que se comunica
      10.2. Estudo de Caso: Técnicas de comunicação com neurociência
      10.3. Publicidade Cognitiva vs Publicidade Afectiva: Pensar Depressa e Devagar
      10.4. Implantação de Memórias e a técnica de Elicitação de Metáforas de Zaltman
      10.5. Neurowebdesign (Análise Web, NeuroBenchmarking, organização de Layouts como Mind Maps, Emocional Website Engagement)
      10.6. Neurowebdesign Case Study da Metodologia ICN (GM)
      10.7. Neuropackaging (Desenvolvimento de Brain Packaging, Estudos de formas e estimulação sensorial)
      10.8. Pontos de Venda e a Neurociência Aplicada
        10.8.1. Circuitos de compra e disposição de lojas: Labirintos de Morris VS IKEA
        10.8.2. Vitrinismo para o cérebro do consumidor: Realidade Virtual
        10.8.3. NeuroFieldMarketing: O “stand” neurosensorial
        10.8.4. Merchandising, Pontos de Venda e Ilhas: Fazer um mapa de loja

 

    11. LABORATÓRIO & NEUROPITCH – 9 Horas
      11.1. Criação de projetos de investigação em Neurociências do Consumo
      11.2. Settings de decisão e paradigmas de investigação de decisão
      11.3. Orientação Científica de NeuroPitch e sugestão de melhoria
      11.4. Apresentação Oral e Avaliação dos Neuro Pitch*
      11.5. Avaliação Escrita Final

 

CORPO DOCENTE

• Alex Rebolledo (Dinamarca) – Aula em Espanhol
Marketing Director & Sales LATAM iMotions;
Especialista em Online Design e Comunicação e software iMotions;
Mestre em Comunicação Visual na Danmark’s Design School.

Carlos Fernandes (Portugal)
Professor Catedrático em Psicologia na Universidade de Aveiro;
Especialista em Psicofisiologia e Psicologia Exprimental;
Doutor em Psicologia pela Universidade de Coimbra.

Cristina Cunha (Portugal)
Doutorada em Sociologia (UP);
Docente da Universidade Lusíada - Norte (Porto);
Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia (UP).

Fabián Román (Argentina) – Aula em Espanhol
Coordenador Doutoramento Neurociências Cognitivas Univ. Maimonides;
Médico Psiquiatra e Especialísta em Cognição Social (TOM);
Doutorado em Psicologia – Neurociências Cognitivas Aplicadas.

Fernando Rodrigues (Portugal)
CEO ICN Agency, CEO PsicoSoma, Docente Universitário IPLeiria;
Especialista em Neurociências Aplicadas ao Consumo;
Doutorando em Investigação em Psicologia na Univ. Valência.

• Góis Horácio (Portugal)
Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do H. Egas Moniz (CHLO);
Especialista em Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicologica;
Doutor em Neuropsicologia Pediátrica.

• Juliana Monteiro (Portugal)
Neuropsicóloga PsicoSoma & ICN Agency;
Membro da World Federation of Neurorehabilitation;
Mestre em Neurociência pela Universidade de Bonn, Alemanha.

• Julien Diogo (Portugal)
COO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu;
Especialista em NeuroPlaceBranding e Estratégia Territorial;
Mestre em Marketing e Comunicação pelo IPViseu.

• Luís Cordeiro (Portugal)
Core Manager & Coacher na Business Unlimited;
Especialista em Coaching & PNL Aplicado aos negócios;
Mestre em Executive Management e Pós-Graduado em NeuroMarketing.

• Pedro Rosa (Portugal)
Professor Universitário da CUC (Colômbia);
Especialista em Eye Tracking e Psicofisiologia Periférica;
Doutor em Psicologia pelo ISCTE/UL no ramo de Neuropsicologia.

• Ricardo Lopes
Professor Universitário no ISCTE/IUL e Neuropsicólogo na MEDICIL;
Especialista em Electroencefalografia e Potenciais Evocados;
Doutorando em Psicologia pela U. Coimbra, ramo de Neuropsicologia.

• Sara Fay (Inglaterra) – Aula em Inglês
CEO da Neuromarketing Agency: Whitematter Marketing & Social Media;
Specialist na WordofMedia;
Especialista em Social Media com NeuroMarketing Aplicado;
Investigadora em Neuroeconomia & Neuromarketing na Univ. Oxford.

 

CARGA HORÁRIA

Os módulos têm entre 8 e15h de trabalho:
8 a 15h  Presenciais em Sala - (Sexta 19h-23h; Sábado 9h-13h)
Total: 140h creditadas (21 ECTS)

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

INFORMAÇÕES
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28