/ FCEE :: ESPECIALIZAÇÃO EM BUSINESS INNOVATION AND LOGISTICS

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

O Curso de Especialização em Business Innovation & Logistics visa essencialmente apresentar os principais conceitos da inovação e da gestão de operações e logística para profissionais provenientes de qualquer tipo de área complementar ou afim à Gestão. Este curso encontra-se estruturado em dois grandes módulos, a Gestão de Operações e Logística e a Inovação e Criatividade sendo estes complementados por seminários leccionados por especialistas na área do Marketing.

Este curso pode ser creditado no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão.

 

Objetivos

Os objectivos do curso visam essencialmente dotar os participantes com as ferramentas necessárias para a compreensão da envolvente do Marketing essencialmente orientada para a inovação, com os processos de desenvolvimento de novos produtos/serviços e a gestão de operações. Os seminários irão incidir sobre as novas tendências do marketing e permitirão aos participantes um contacto com profissionais e temas actuais do marketing.

 

Destinatários

Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia. Tratando-se a área de Marketing de uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

(*) Gestão de Operações e Logística (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este módulo irá incidir sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logística; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization.

(*) Inovação e Criatividade (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O desafio da inovação; modelos de inovação; tipologias de inovação; o contexto nacional e competitivo da inovação; a cooperação universidade – indústria; a transferência de tecnologia; incubadoras de empresas e empreendedorismo académico; criatividade e geração de ideias; a gestão da inovação; desenvolvimento de novos produtos; a propriedade intelectual e a sua protecção; o financiamento da inovação.

Seminários (3 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências na área da Gestão da Inovação e na área da Logística e terão como convidados profissionais / especialistas nas diversas áreas. Para mais informações sobre os seminários por favor consultar informação sobre o Master em Marketing Management.

(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing, Campus de Vila Nova de Famalicão.

 

Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)

  • Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
  • Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Pedro Ferreira

  • Doutor em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
  • Mestre em Sociologia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa
  • Licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador do CLEGI- - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América) EFMD/Emerald Outstanding Doctoral Researcher Award 2013

Sílvia Faria

  • Doutora em Ciências Económicas e Empresariais, vertente Marketing pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid
  • Mestre em Gestão Empresas, especialização em Marketing pela Universidade do Minho
  • Licenciada em Ciências Empresariais pelo ISCET
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigadora

 

Duração

A duração deste curso é de 73 horas.

 

Avaliação

A avaliação da Especialização terá como base a avaliação individual das unidades curriculares assinaladas (*), atendendo ao seguinte:
60% - Avaliação contínua (Ponto escrito/trabalhos)
40% - Exame final escrito

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas e Inscrições: até 20 de Janeiro de 2017
Início de aulas (previsto):15 de Fevereiro de 2017

Horário de funcionamento do curso: Pós-Laboral no horário 18.00-22.00 horas

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2017-03-14 17:28