/ FCEE :: ESPECIALIZAÇÃO EM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

O Curso de Especialização em Customer Relationship Management visa essencialmente apresentar os principais conceitos do CRM para profissionais provenientes de qualquer tipo de área complementar ou afim à Gestão. Este curso encontra-se estruturado em dois grandes módulos, o Marketing Relacional e de Serviços e o Estudo do Comportamento do Consumidor, sendo estes complementados por seminários leccionados por especialistas na área do Marketing.

Este curso pode ser creditado no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão.

 

Objetivos

Os objectivos do curso visam essencialmente dotar aos participantes as ferramentas necessárias para a compreensão e operacionalização da pesquisa do mercado e a compreensão do comportamento do consumidor. Os seminários irão incidir sobre as novas tendências do Customer Relationship Management e permitirão aos participantes um contacto com profissionais e temas actuais do marketing.

 

Destinatários

Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia. Tratando-se a área de Marketing de uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

(*) Marketing Relacional e de Serviços (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Definição de Marketing relacional. A importância da gestão das relações. As abordagens ao CRM e os sistemas de informação. As especificidades dos serviços. O conceito de lealdade nos serviços. Os e-services.

(*) Estudo do Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, percepções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Seminários (3 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências na área Customer Relationship Management e terão como convidados profissionais / especialistas nas diversas áreas. Para mais informações sobre os seminários por favor consultar informação sobre o Master em Marketing Management.

(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing, Campus de Vila Nova de Famalicão.

 

Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)

  • Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
  • Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Cristina Cunha

  • Doutora em Sociologia
  • Docente da Universidade Lusíada - Norte
  • Investigadora do Instituto de Sociologia (Universidade do Porto)
  • Consultora e Formadora no domínio dos estudos de mercado

Sílvia Faria

  • Doutora em Ciências Económicas e Empresariais, vertente Marketing pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid
  • Mestre em Gestão Empresas, especialização em Marketing pela Universidade do Minho
  • Licenciada em Ciências Empresariais pelo ISCET
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigadora

 

Duração

A duração deste curso é de 73 horas.

 

Avaliação

A avaliação da Especialização terá como base a avaliação individual das unidades curriculares assinaladas (*), atendendo ao seguinte:
60% - Avaliação contínua (Ponto escrito/trabalhos)
40% - Exame final escrito

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas e Inscrições: até 9 de Setembro de 2016
Início de aulas (previsto): 5 de Outubro de 2016

Horário de funcionamento do curso: Pós-Laboral no horário 18.00-22.00 horas

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2017-04-07 17:30