FCEE :: ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING MANAGEMENT

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

O Curso de Especialização em Gestão de Marketing visa essencialmente apresentar os principais conceitos do Marketing para profissionais provenientes de qualquer tipo de área complementar ou afim à Gestão. Este curso encontra-se estruturado em dois grandes módulos, em torno da componente estratégica e operacional do Marketing, sendo estes complementados por seminários leccionados por especialistas na área do Marketing.

Este curso pode ser creditado no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão.

 

Objetivos

Os objectivos do curso visam essencialmente dotar os participantes com as ferramentas necessárias para a compreensão da envolvente do Marketing no seu todo, nomeadamente a nível da estratégia e sua operacionalização. Os seminários irão incidir sobre as novas tendências do marketing e permitirão aos participantes um contacto com profissionais e temas actuais do marketing.

 

Destinatários

Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia. Tratando-se a área de Marketing de uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

(*) Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O marketing estratégico tem como objectivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

(*) Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A ênfase do módulo do marketing operacional é na actuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que diz respeito: decisões de produto e de serviços; concepção da estratégia de produto; concepção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.

Seminários (3 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências na área da Gestão da Inovação e na área da Logística e terão como convidados profissionais / especialistas nas diversas áreas. Para mais informações sobre os seminários por favor consultar informação sobre o Master em Marketing Management.

(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão

 

Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)

  • Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
  • Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Carlos Martins

  • Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa
  • Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa
  • Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico
  • Consultor

Pedro Rodrigues

  • Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
  • Mestre Gestão de Marketing
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
  • Consultor Sénior da Portugal Telecom

 

Duração

A duração deste curso é de 73 horas.

 

Avaliação

A avaliação da Especialização terá como base a avaliação individual das unidades curriculares assinaladas (*), atendendo ao seguinte:
60% - Avaliação contínua (Pontos escritos/trabalhos)
40% - Exame final escrito

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas e Inscrições: até 9 de Setembro de 2016
Início de aulas (previsto): 5 de Outubro de 2016

Horário de funcionamento do curso: Pós-Laboral no horário 18.00-22.00 horas

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28