/ FCEE :: MASTER EM ECONOMIA E COMÉRCIO INTERNACIONAL

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Enquadramento e objectivos

A evolução recente e acelerada da globalização, com as consequentes integrações de mercados, dita a procura constante de oportunidades internacionais de comércio e de negócio. O desenvolvimento de empresas multinacionais e holdings, que condicionam a atividade das pequenas e médias empresas que caraterizam o nosso tecido empresarial, conduzem à necessidade de definir novas estratégias e novos parceiros comerciais. Estes desafios levam a que a Universidade Lusíada – Norte ofereça o Master em Economia e Comércio Internacional, visando preparar e dotar os quadros superiores das empresas, com conhecimento, competências e linguagem adequadas ao desenvolvimento de estratégias comerciais e de negócios de base internacional.

As unidades curriculares que compõem o plano curricular deste curso de Master são passíveis de serem creditadas no Mestrado em Economia da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão.

 

Destinatários

Titulares de licenciaturas em Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Gestão, Contabilidade e outras áreas científicas próximas ou afins. Os estudantes finalistas das respetivas licenciaturas poderão ser admitidos à frequência de unidades curriculares avulsas.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos
Unidades Curriculares Tempo de Trabalho* (horas) Créditos ECTS

Concorrência e Regulamentação

15 (TP) + 20 (OT) 7,5

Análise de Projectos Internacionais

15 (TP) + 20 (OT) 7,5

Economia e Fiscalidade Internacional

15 (TP) + 20 (OT) 7,5

Estratégia Empresarial e Internacionalização

15 (TP) + 20 (OT) 7,5

TOTAL

140 30

* O tempo de trabalho encontra-se dividido em horas de contacto com natureza teórico-prática (TP) e de orientação tutorial (OT). Nas aulas teórico-práticas são utilizadas metodologias de ensino aprendizagem de carácter teórico e expositivas, assim como a aplicação prática através da análise de estudos de caso. Nas aulas de orientação tutorial são esclarecidas dúvidas e promovido o debate para solidificação de conteúdos.

 

Concorrência e Regulamentação
As economias desenvolvidas nas quais prevalece a filosofia de mercado, os valores meritocráticos e um sistema político democrático, têm como alicerce económico estruturante a livre concorrência, a qual, na presente economia global, tende a ser particularmente ameaçada, nomeadamente, através de processos de fusão e de aquisição, conduzindo à concentração do poder económico de alguns atores e surgimento de posições dominantes sobre os mercados. Esta unidade visa fundamentar cientificamente a defesa da concorrência como bem público; estudar a Regulação e conduzir análises comparadas internacionais das envolventes institucionais pro-concorrência e analisar a subsequente performance competitiva e comparativa.

Análise de Projectos Internacionais
O objectivo central desta unidade curricular é a aprendizagem de conceitos e técnicas de avaliação de projetos e empresas com especial incidência em projetos de âmbito internacional. A frequência desta unidade irá permitir desenvolver conhecimentos qualitativos e quantitativos sobre técnicas e métodos de avaliação com recurso a exemplos reais.

Economia e Fiscalidade Internacional
Num mundo em que as economias se encontram estreitamente interligadas colocam-se problemas de grande delicadeza no domínio fiscal, nomeadamente, pela necessidade de se evitar duplas tributações ou ausências de tributação. Nesta unidade curricular procura-se dar a conhecer o modo como estas situações podem ser evitadas. Procura-se ainda dar a conhecer os problemas levantados com a aplicação dos sistemas fiscais, nomeadamente, dos regimes unilaterais e convencionais, sem esquecer o problema dos preços de transferência e dos "paraísos fiscais".

Estratégia Empresarial e Internacionalização
Esta unidade tem como objetivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações. Pretende-se ainda fornecer uma visão integrada das modernas organizações, quer na sua dimensão estratégica, quer na sua vertente operacional. Esta componente operacional será combinada com os conhecimentos teóricos e práticos considerados fundamentais, de modo a que seja transmitido quais as decisões mais relevantes para as várias áreas funcionais duma empresa, principalmente no que diz respeito à sua internacionalização.

Seminários
Encontra-se prevista a realização de seminários e de aulas abertas com especialistas convidados nos vários domínios de intervenção deste Master.

 

Corpo Docente

Prof.ª Doutora Ana Borges
Prof. Doutor Vasco Leite
Prof. Doutor Manuel Porto
Prof. Doutor Paulo Ramos

 

Locais de realização

Universidade Lusíada – Norte, Porto
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão

 

Titulação

- A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de Master em Economia e Comércio Internacional;
- As unidades curriculares deste Master são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Economia que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.

 

Duração

A duração do Master é de um semestre letivo (Março a Julho 2017).

 

Avaliação

- Avaliação contínua, com presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
- Exame final escrito obrigatório em cada unidade curricular.

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas e Inscrições: até 1 de Março de 2017
Início do curso: 7 de Março de 2017
Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral, 2 dias/semana, no horário 18:00-22:00 horas

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura

    1. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página Web)
    2. Apresentação do Cartão de Cidadão
    3. Cópia do Certificado de Habilitações
    4. Curriculum Vitae
    5. Uma fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2017-03-14 17:24