Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora
A globalização da economia e as inovações tecnológicas exigem por parte das empresas / organizações uma orientação total para a compreensão e satisfação das necessidades do consumidor final como forma de se diferenciarem, acrescentarem valor e com isso ganharem vantagens competitivas. Pelo que, as organizações necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados nas áreas do Marketing, áreas que se encontram em constante evolução. Este Master encontra-se estruturado de uma forma modular, acoplando quatro áreas de especialização e um projecto.
O Master em Marketing Management possibilita o desenvolvimento de conhecimentos de nível avançado relativos à orientação para o mercado, conhecimento do comportamento do consumidor, direcção comercial, e todas as áreas que se representam essencialmente na filosofia de gestão denominada de Marketing. Apresenta uma forte componente prática aplicada em estudos de caso e em simulação empresarial, culminando na realização de um projecto aplicado em contexto real.
Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia.
Sendo a área de Marketing uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.
A estrutura curricular compreende 9 módulos agrupados por área de especialização e um conjunto de seminários, culminando na realização do Projecto.
(*) Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O marketing estratégico tem como objectivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.
(*) Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A ênfase do módulo do marketing operacional é na actuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que diz respeito: decisões de produto e de serviços; concepção da estratégia de produto; concepção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.
(*) Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, percepções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.
(*) Marketing Relacional e de Serviços (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Definição de Marketing relacional. A importância da gestão das relações. As abordagens ao CRM e os sistemas de informação. As especificidades dos serviços. O conceito de lealdade nos serviços. Os e-services.
(*) Inovação e Criatividade (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O desafio da inovação; modelos de inovação; tipologias de inovação; o contexto nacional e competitivo da inovação; a cooperação universidade – indústria; a transferência de tecnologia; incubadoras de empresas e empreendedorismo académico; criatividade e geração de ideias; a gestão da inovação; desenvolvimento de novos produtos; a propriedade intelectual e a sua protecção; o financiamento da inovação.
(* ) Gestão de Operações e Logística (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Esta unidade incidirá sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logística; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization
(*) Estudos de Mercado (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Esta unidade irá incidir nos seguintes tópicos: sondagens e aplicações em empresas de grande e pequena dimensão; aplicações empresariais dos estudos de mercado; design do estudo de mercado; definição do problema; utilização e apreciação da informação existente; métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos; tratamento, análise e discussão de dados; apresentação de resultados.
Marketing Digital (16 horas TP)
O que é o marketing digital. Definição da estratégia e do plano de marketing digital. O Google marketing e o posicionamento das empresas na gestão das redes sociais. Google analytics.
Omni Channel (16 horas TP)
Nós somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vários canais – aplicações móveis, lojas on-line, catálogos, lojas físicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este módulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão.
Seminários - (12 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências nas diversas áreas de especialização do Master, nomeadamente na Gestão do Marketing, no CRM, na Inovação e Logística, e no Marketing Digital, e serão da responsabilidade de profissionais e especialistas.
Projecto - (20 horas)
Esta unidade curricular tem como objectivo a elaboração de um projecto numa das áreas de especialização do Master em contexto real. Cada participante irá seleccionar uma empresa, de entre as que patrocinam o Master ou de outra à sua escolha, e uma área científica. Os projectos são acompanhados por um tutor interno e externo. As horas previstas dizem respeito ao acompanhamento personalizado (à medida) da execução do projecto.
(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão.
Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)
- Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
- Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
- Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
- Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)
Ângela Silva
- Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho
- Mestre em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho
- Licenciada em Engenharia de Produção também pela Universidade do Minho
- Coordenadora da licenciatura e do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigadora
Carlos Martins
- Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa
- Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
- Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa
- Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico
- Consultor
Cristina Cunha
- Doutora em Sociologia
- Docente da Universidade Lusíada - Norte
- Investigadora do Instituto de Sociologia (Universidade do Porto)
- Consultora e Formadora no domínio dos estudos de mercado
Paulo Cardoso
- Doutor em Comunicação – Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona
- Licenciado em Publicidade pela Universidade Fernando Pessoa
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigador
Paula Rodrigues
- Doutora em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
- Mestre em Ensino da Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
- Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigadora
Paulo Ramos
- Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
- MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido)
- Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigador
- Gestor/Consultor
Pedro Rodrigues
- Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
- Mestre Gestão de Marketing
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
- Consultor Sénior da Portugal Telecom
Sílvia Faria
- Doutora em Ciências Económicas e Empresariais, vertente Marketing pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid
- Mestre em Gestão Empresas, especialização em Marketing pela Universidade do Minho
- Licenciada em Ciências Empresariais pelo ISCET
- Docente da Universidade Lusíada – Norte
- Investigadora
A duração total do curso de Pós-graduação é de 309 horas.
Candidaturas: até 9 Setembro de 2016
Início do curso: 4 de Outubro de 2016
Candidaturas e Inscrições: até 9 de Setembro de 2016
Início de aulas (previsto): 5 de Outubro de 2016
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
- Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
- “Curriculum vitae”
- Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
- Uma Fotografia
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt
Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt