Joana Cruz, Prof.ª Doutora
Este curso destina-se a psicólogos em formação ou licenciados e focaliza-se na análise das dificuldades de aprendizagem à luz das teorias atuais e da investigação recente sobre o tema, bem como pretende a desmistificação de crenças sobre as dificuldades de aprendizagem.
- Visitar as teorias explicativas do processo de leitura e escrita mais recentes;
- Reconhecer a evolução dos estudos no âmbito das dificuldades de aprendizagem;
- Identificar os processos cognitivos envolvidos na descodificação leitora, fluência leitora e compreensão leitora;
- Compreender a importância da avaliação e intervenção nas competências preditoras de sucesso na descodificação leitora;
- Utilizar diferentes instrumentos de avaliação da descodificação, fluência e compreensão leitora;
- Identificar estratégias de promoção de sucesso na descodificação, fluência e compreensão leitora e de combate às dificuldades de aprendizagem nos processos de leitura.
Licenciados e estudantes de Psicologia
1. Dificuldades na aprendizagem da leitura:
Definição
Causas e fatores explicativos
O efeito Mateus.
2. Aprendizagem da leitura: teorias
Das abordagens maturacionistas até aos modelos biopsicossociais. Fases de aprendizagem da leitura. Modelo da dupla via de leitura. Relação entre o modelo de dupla via de leitura e os métodos de ensino da leitura.
3. A descodificação leitora
Definição. Teorias explicativas dos processos básicos de leitura. A relevância da descodificação leitora no processo de leitura.Avaliação da descodificação leitora. Dificuldades de aprendizagem da descodificação leitora. Intervenção na descodificação leitora.
4. A fluência leitora
Definição. A relevância da fluência leitora no processo de leitura.Avaliação da fluência leitora. Dificuldades de aprendizagem associadas à fluência leitora. Intervenção na fluência leitora.
5. A compreensão leitora
Definição. A relevância da compreensão leitora no processo de leitura.Avaliação da compreensão leitora. Dificuldades de aprendizagem associadas à compreensão leitora. Intervenção na compreensão leitora.
Prof. Doutora Joana Cruz
- Doutoramento Psicologia da Educação pela Universidade do Porto.
- Mestrado Psicologia Escolar pela Universidade do Minho.
- Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Porto.
Prof. Doutora Ana Sucena pela Universidade do Porto
- Doutoramento em Psicologia da Educação
- Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Porto.
- Principal atividade: docente no Instituto Politécnico do Porto.
A duração total do curso 30 horas
A avaliação da ação será realizada através de instrumentos de avaliação (questionários) elaborados para o efeito e posterior elaboração de um relatório referente ao tratamento dos dados recolhidos. A avaliação dos formandos será realizada através da análise de um relatório de reflexão crítica sobre a formação, em que será abordada uma temática específica e efetuado um estudo de caso.
Candidaturas: até 9 Setembro de 2016
Início do curso: 4 de Outubro de 2016
Horário de funcionamento do curso: Sábados de manhã (8h-13h)
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
- Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
- “Curriculum vitae”
- Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
- Uma Fotografia
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt
Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt