Joana Sara Ferraz da Cruz, Prof.ª Doutora
Oficina de formação para educadores de infância sobre competências de literacia emergente e matemáticas. Com esta oficina pretende-se aumentar o conhecimento dos educadores sobre a avaliação e intervenção nestes domínios.
No final da ação, os/as educadores/as deverão ser capazes de:
• Planificar, desenvolver e avaliar atividades que permitam a concretização das metas de aprendizagem definidas para a educação pré-escolar no âmbito da Linguagem Oral, Abordagem à Escrita e Matemática;
• Identificar os princípios orientadores das teorias relacionadas com a literacia emergente e o conhecimento matemático;
• Implementar estratégias e programas de promoção de competências matemáticas e de literacia emergente;
• Promover ações deliberadas e intencionais de promoção da linguagem oral, da linguagem escrita e das competências matemáticas.
Educadores/as de Infância - grupo 100
1. Literacia emergente:
• Definição
• Modelos de aquisição da literacia emergente
2. Dimensões contempladas no conceito de literacia emergente:
• Linguagem oral
• Linguagem escrita
3. A evolução do conhecimento matemático:
• Conhecimento informal versus conhecimento formal
• O sentido de número
4. Competências matemáticas básicas a desenvolver na educação pré-escolar:
• Contagem e ordinalidade
• Representação do número
• Operações, análise e tratamento de dados
• Formas geométricas, padrões e medições
5. A literacia emergente e as competências matemáticas no jardim-de-infância:
• Planificação e avaliação de atividades
• Análise de programas de promoção de competências matemáticas e de literacia emergente
Prof. Doutora Joana Cruz
- Doutoramento Psicologia da Educação pela Universidade do Porto.
- Mestrado Psicologia Escolar pela Universidade do Minho.
- Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Porto.
Patrícia Pinto
- Doutoramento, Psicologia da Educação pela Universidade do Minho.
- Licenciatura em Psicologia, pela Universidade Lusíada do Porto
- Principal atividade: técnica superior de psicologia na Câmara Municipal de Matosinhos.
25h presenciais + 25h de trabalho autónomo - total 50 h de formação
A avaliação da ação será realizada pelos formandos e pelas formadoras, de modo a permitir a análise da sua adequação aos objetivos previamente definidos e da sua utilidade na formação contínua dos docentes, através de instrumentos de avaliação (questionários) elaborados para o efeito. Elaboração de um relatório referente ao tratamento dos dados recolhidos. A avaliação dos formando será realizada através da análise de um relatório de reflexão crítica sobre a formação.
Candidaturas: até 9 Setembro de 2016
Início do curso: 4 de Outubro de 2016
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
- Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
- “Curriculum vitae”
- Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
- Uma Fotografia
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt
Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt