FCEE :: CURSO BREVE PARA O EXAME DE ACESSO À ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS

 


Direção Científica

Fernando Cardoso, Mestre

Apresentação

Para ajudar na preparação dos exames de admissão à Ordem dos Contabilistas Certificados (antiga OTOC), a Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa realiza frequentemente cursos de preparação para o referido exame, em regime pós-laboral.


Objetivos

O principal objetivo deste curso é a revisão e atualização de conhecimentos relacionados com as matérias objeto de avaliação no referido exame. Estas matérias serão ministradas numa perspetiva teórica, através da revisão de conceitos, dando especial relevância à prática através da resolução dos exercícios constantes dos exames anteriores.


Destinatários

Os que pretendam candidatar-se ao exame de avaliação profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados.


Plano de estudos

Contabilidade Analítica – 15 horas (Fernando Cardoso, Mestre): Os custos: sua análise e relação com os resultados. Os sistemas de articulação contabilística e a determinação dos custos dos produtos. Análise, contabilização e controlo dos elementos do custo total. A departamentalização dos gastos. Centros de análise e de controlo. Os sistemas de custeio. Sistema de custos-padrão. Introdução ao processo decisório: a análise custo-volume-resultado.

Contabilidade Financeira – 24 horas (Sérgio Carmelo, Mestre): Normalização contabilística. Estrutura conceptual da contabilidade financeira. O reconhecimento do rédito. Preparação e apresentação das demonstrações financeiras. Os resultados. Caixa e depósitos bancários. Compras e outras operações com fornecedores. Gastos e operações com pessoal. As existências. Vendas, prestações de serviços e contas a receber. Ativos intangíveis. Ativos fixos tangíveis. Investimentos financeiros temporários e permanentes. Operações de financiamento alheio. Passivos contingentes e ativos contingentes. As operações societárias. Prestações de contas nas sociedades e aplicação de resultados. Coligações de sociedades, consolidação de demonstrações financeiras e outras formas de cooperação entre empresas. Outros temas de contabilidade financeira.

Fiscalidade – 15 horas (António Guimarães, Dr.): O Sistema Fiscal Português. IVA. Tributação do Património: IMT, IMI, IRS, IRC.

Ética e Deontologia – 6 horas (Ofélia Pinto, Profª. Doutora): Objeto e conceito de ética e deontologia. Regras éticas. Comportamento ético. Ética na atividade profissional. A Ordem dos Contabilistas Certificados como organismo profissional. O exercício da função de Técnico Oficial de Contas, Órgãos da Ordem. Direitos e Deveres dos CC. Código Deontológico dos CC. Regime disciplinar dos CC. Responsabilidade dos CC, decorrente da legislação fiscal.


Docentes

Ofélia Pinto, Profª. Doutora: Doutorada em Gestão. Mestre em Contabilidade e Auditoria. Licenciada em Contabilidade; Docente do Ensino Superior; Contabilista Certificada; Investigadora.

Fernando Cardoso, Mestre: Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancária; Árbitro Tributário

Sérgio Carmelo, Mestre: Mestre em Economia. Licenciado em Contabilidade. Especialista em Contabilidade; Docente do Ensino Superior; Revisor Oficial de Contas.

António Guimarães, Dr.: Licenciado em Contabilidade. Especialista em Fiscalidade e Contabilidade; Formador da Direção-Geral dos Impostos.


Avaliação

Tratando-se de um curso de preparação para um exame de acesso a uma ordem profissional, não há lugar a avaliação, mas a presença comprovada em, pelo menos, 70% das aulas de cada módulo, dá direito à emissão de certificado de frequência.


Prazos e horário

Inscrições: até 30 de julho de 2019;
Início previsto de aulas: 02 de setembro de 2019;

Horário de funcionamento do curso: pós-laboral, 3 dias/semana no horário 19.00-22.00 horas.

Duração

A duração deste curso é de 60 horas.


Locais de realização

Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão


Propina e condições de pagamento

Inscrição e propina: 350€


Documentação

Cópia do Certificado de Habilitações;
Curriculum, científico e académico;
Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia;
Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web).


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Contactos

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 69
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2019-02-28 15:11