FCEE :: MASTER EM MARKETING MANAGEMENT

 


Direção Científica

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora


Apresentação

A globalização da economia e as inovações tecnológicas exigem por parte das empresas / organizações uma orientação total para a compreensão e satisfação das necessidades do consumidor final como forma de se diferenciarem, acrescentarem valor e com isso ganharem vantagens competitivas. Pelo que, as organizações necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados nas áreas do Marketing, áreas que se encontram em constante evolução.
A proposta de valor reside no facto de este Master encontrar-se estruturado de uma forma modular, acoplando áreas de especialização e um projeto. Outro aspeto diferenciador reside no foco no participante, sendo que este curso foi desenhado para responder às suas necessidades, permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma proposta de valor de excelência, em horário compatível com a permanência na empresa. As unidades que formam a estrutura curricular podem ainda ser creditadas no Mestrado em Marketing ou, parcialmente, no Mestrado em Gestão, em caso de admissão a estes ciclos de estudos.


Objetivos

O Master em Marketing Management possibilita o desenvolvimento de conhecimentos de nível avançado relativos à orientação para o mercado, conhecimento do comportamento do consumidor, direção comercial, e todas as áreas que se representam essencialmente na filosofia de gestão denominada de Marketing. Apresenta uma forte componente prática aplicada em estudos de caso e em simulação empresarial, culminando na realização de um projeto aplicado em contexto real.


Destinatários

Licenciados em Marketing, Gestão, Ciências Económicas e Empresariais e em outras áreas consideradas próximas ou afins.
Sendo a área de Marketing uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.


Titulação

A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de Master em Marketing Management. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Plano de estudos

Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - O marketing estratégico tem como objectivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - A ênfase do módulo do marketing operacional é na atuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que respeita: decisões de produto e de serviços; conceção da estratégia de produto; conceção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.

Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, perceções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Estudos de Mercado (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Esta unidade irá incidir nos seguintes tópicos: sondagens e aplicações em empresas de grande e pequena dimensão; aplicações empresariais dos estudos de mercado; design do estudo de mercado; definição do problema; utilização e apreciação da informação existente; métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos; tratamento, análise e discussão de dados; apresentação de resultados.

Seminários sobre tópicos avançados na área da Gestão de Marketing - (24 horas) - Os seminários irão abordar as novas tendências nas diversas áreas de especialização do Master, nomeadamente na Gestão do Marketing, no CRM, na Inovação e Logística, e no Marketing Digital, e serão da responsabilidade de profissionais e especialistas.

Projeto - (12 horas) - Esta unidade curricular tem como objetivo a elaboração de um projeto numa das áreas de especialização do Master em contexto real. Cada participante irá selecionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. As horas previstas dizem respeito ao acompanhamento personalizado (à medida) da execução do projeto.


Docentes

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora) - Doutora em Gestão e Licenciada em Gestão da Empresa pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido); Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do COMEGI e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América); Consultora de empresas, colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola).

Carlos Martins - Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão; Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor.

Paula Rodrigues - Doutora em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Mestre em Ensino da Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigadora.

Paulo Ramos - Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido); Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador; Gestor/Consultor.

Pedro Rodrigues - Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; Consultor Sénior da Portugal Telecom.


Avaliação

Ensino presencial: Presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular.
Regime de avaliação: Avaliação contínua e exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular. Na unidade curricular de Projeto, será desenvolvido um trabalho de aplicação real, seguindo uma estrutura pré-definida e, no final, defendido perante um Júri.
Creditação: As unidades curriculares deste Master são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;


Prazos e horário

Candidaturas: até 30 de setembro de 2019
. Até 31 de maio de 2019 - 50% de desconto sobre o valor da candidatura;
. Até 30 de junho de 2019 - 40% de desconto sobre o valor da candidatura;
. Até 15 de julho de 2019 - 30% de desconto sobre o valor da candidatura;

Inscrições: 17 a 21 de setembro de 2019
Início das aulas: 7 de outubro de 2019


Duração

A duração total do curso de Master é de 176 horas e decorrerá ao longo do ano letivo.


Locais de funcionamento

Universidade Lusíada - Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão


Propina e condições de pagamento

Candidaturas: 105€
Inscrição ex-estudante UL: 105€
Inscrição outros estudantes: 155€
Propina: 1.640€
Comparticipação no seguro escolar: 50€


Documentação

Cópia do Certificado de Habilitações;
Curriculum, científico e académico;
Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia;
Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web).


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Contactos

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 69
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2019-03-01 11:27