FCEE :: MBA EXECUTIVO

 


Direção Científica

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora


Apresentação

O MBA Executivo é um projeto de formação avançada concebido à medida das necessidades da região onde se insere. Consiste:

  • Unidade 0 (opcional) - aproximação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras áreas do saber, diferentes das ciências sociais;
  • Unidades 1 a 4 - áreas fundamentais da gestão - estratégia, finanças empresariais, marketing e gestão de operações;
  • Unidades de suporte alinhados com um plano de negócios com 5 blocos constituintes;
  • Projeto In-SIGHT-Out apresentado perante um júri de empresários, business angels e banca, destinado a escrutinar grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negócio.

A proposta de valor deste MBA focaliza-se:

  • No Networking empresarial (admissão de participantes oriundos de variados setores de atividade com formações e experiências prévias diversificadas);
  • Na resposta às necessidades das PME que compõem maioritariamente o tecido empresarial português e europeu;
  • No destinatário, permitindo conciliar vida profissional com exigência de MBA de alto nível, em horário compatível com a permanência na empresa;
  • Na creditação de unidades curriculares do MBA em Mestrados de Gestão ou de Marketing em funcionamento na Universidade Lusíada - Norte.

“Tem espírito de iniciativa e vocação empresarial?
Vive a pensar em formas inovadoras para criar valor e melhorar ou transformar a sua organização?
Então este MBA é para si!”


Objetivos

Criação e atualização de competências e conhecimentos nas áreas de gestão e administração de empresas altamente competitivas através de um programa inovador em gestão de negócios.

A escala e velocidade em que os modelos de negócio transformam, hoje, o panorama industrial não tem precedentes. Modelos que revolucionaram o negócio da música online (i-Tunes), das chamadas telefónicas grátis (Skype) ou da mobilidade (Huber) demonstram que o desafio reside em modelos de negócio inovadores que criam valor para as empresas, clientes e sociedade.

Destinatários

Licenciados em Gestão, ou em áreas cientificas próximas ou afins.


Titulação

A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de MBA Executivo. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Plano de estudos

Unidade 0 – Uniformização de Conhecimentos (8 horas) - Módulo opcional para destinatários provenientes de outras áreas de formação diferentes das ciências empresariais. Neste módulo serão abordados temas relacionados com as áreas nucleares do MBA, tais como as finanças e a estratégia.


Áreas Fundamentais

Estratégia Empresarial
(15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo do MBA tem como objetivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.

Finanças Empresariais
(15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo visa dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresentam-se os principais instrumentos derivados e suas características e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.

Marketing
(15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo tem um duplo objetivo: por um lado fornecer a atitude e pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing.

Gestão de Operações e Logística
(15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo incidirá sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logística; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization.


Módulos Constituintes do Plano de Negócios

Competências Centrais, Recursos e Parcerias
(8 horas) - O primeiro passo da elaboração do plano de negócios é identificar quais as competências centrais da empresa / individuo que o propõe. Isto é, responder às questões: em que é que somos bons? o que sabemos fazer que nos distingue da concorrência? Outro aspeto importante é saber quais os recursos de que dispomos e os que são necessários, tanto a nível financeiro, como de recursos humanos, de infraestruturas ou tecnologias. E quem são os parceiros chave que nos permitirão encontrar soluções.

Propostas de Valor
(8 horas) - Um bom plano de negócios assenta essencialmente numa proposta de valor bem estruturada. Neste módulo de suporte serão abordados vários modelos de propostas de valor: baseadas, entre outras, no custo, na diferenciação, na inovação.

Omni Channel
(8 horas) - Nós somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vários canais – aplicações móveis, lojas on-line, catálogos, lojas físicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este módulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão.

Gestão da Relação com Clientes
(8 horas) - Este módulo aborda a importância da gestão das relações com os clientes, dando especial enfâse à segmentação e escolha do target, assim como à implementação de modelos de customer relationship management (CRM).

Análise Económica e Financeira do Plano de Negócios
(8 horas) - A viabilidade económica e financeira do plano é crucial para que o mesmo tenha sucesso na obtenção de apoios, tanto a nível de candidaturas ao Portugal 2020, como na banca ou através de capital de risco. Este módulo aborda os principais modelos de análise económica e financeira.

Programa de Aprendizagem Ativa
(12h) - O programa de aprendizagem ativa acompanha todo o MBA executivo e consiste num conjunto de iniciativas promovidas pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa que visam a aquisição de competências multidisciplinares relacionadas com o empreendedorismo, inovação e criatividade.


Projeto In-Sight-Out (8h) - Durante o MBA Executivo os estudantes irão desenvolver um projeto aplicado à resolução de um desafio de uma empresa, que permitirá integrar os conhecimentos obtidos ao longo do ano. Cada participante irá selecionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. Este projeto terá um acompanhamento personalizado (à medida) da sua execução através de um sistema de tutoria.


Docentes

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora) - Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido); Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão; Docente e investigadora nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor; Consultora de empresas; Colaboradora regular da William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola).

Carlos Martins - Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão; Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor.

Hugo Ribeiro da Silva - Doutor em Economia da Empresa na área do marketing pela Universidade Rey Juan Carlos – Madrid; Detentor do MBA Internacional da Católica Porto Business School; Docente Universitário; Acionista e Administrador Executivo da XRS Motors SA.

Isabel Barbieri - Doutoramento em Ciências Empresariais - Universidad Rey Juan Carlos --‐ Madrid; Mestrado em Gestão de Serviços e Clientes – IPAM; Licenciatura em Gestão de Marketing – IPAM.

Nuno Miller - Detentor do Certificado de MBA Executivo em Gestão pela EUDEM; Licenciado em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho; Director dos Canais de Comunicação Digital da SONAE: e-commerce e Mobile Solutions; Forte experiência em sistemas de informação e consultoria em gestão para gestores de nível superior, na área das vendas e e-commerce, de start-ups e grandes empresas, das abordagens locais às globais, desde as compras aos negócios e estratégias de marketing

Paulo Cardoso - Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2003); Reconhecimento do título para o território português atribuído pela Universidade do Minho; Aptidão Científica para a Investigação (Suficiência Investigadora) no âmbito do Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2000); Conclusão e defesa pública da respetiva Tesina; Docente da Universidade Lusíada – Norte
 
Pedro Rodrigues - Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre em Gestão de Marketing pelo IPAM; Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; Consultor Sénior da Portugal Telecom

Vasco Leite - Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador; Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte


Avaliação

Ensino presencial: Presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular.
Regime de avaliação: Avaliação contínua e exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular. Os cinco módulos constituintes do plano de negócios serão avaliados através do Projeto, que consistirá na elaboração do plano de negócios que o estudante deverá apresentar e defender perante um Júri.

Creditação:
-
As unidades curriculares da componente Áreas Fundamentais - “Finanças Empresariais”, “Estratégia Empresarial”, “Marketing”, “Gestão de Operações e Logística”, são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;

- As unidades curriculares de “Estratégia Empresarial”; “Marketing” e “Gestão de Operações e Logística”, são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte Campus de Vila Nova de Famalicão, que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos.

Prazos e horário

Candidaturas: até 30 de setembro de 2019
. Até 31 de maio de 2019 - 50% de desconto sobre o valor da candidatura;
. Até 30 de junho de 2019 - 40% de desconto sobre o valor da candidatura;
. Até 15 de julho de 2019 - 30% de desconto sobre o valor da candidatura;

Inscrições: 17 a 21 de setembro de 2019
Início das aulas: 7 de outubro de 2019

Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00)


Duração

A duração total do curso de MBA é de 200 horas e decorrerá ao longo do ano letivo.


Locais de realização

Universidade Lusíada – Norte, Porto; Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão


Propina e condições de pagamento

Candidaturas: 105€
Inscrição ex-estudante UL: 105€
Inscrição outros estudantes: 155€
Propina: 2.000€
Comparticipação no seguro escolar: 50€


Documentação

Cópia do Certificado de Habilitações;
Curriculum, científico e académico;
Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia;
Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web).


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Contactos

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 69
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2019-03-01 11:27