Erasmus / Erasmus / / ERASMUS ESTUDANTES. O ALUNO EM MOBILIDADE

 

Aluno em mobilidade

Alteração ao Learning Agreement
A partir do ano lectivo 2008/09, e seguindo critérios já uniformes em muitas universidades parceiras, a Universidade Lusíada decidiu definir datas para alteração do “Learning Agreement”. As alterações relativas ao 1º semestre só poderão ser requeridas até ao dia 30 de Novembro e, no 2º semestre, até ao dia 15 de Abril.

Prolongamento de estudos
O período de estudos ERASMUS+ poderá ser prolongado, desde que tal seja previamente acordado entre a Universidade Lusíada e a universidade de acolhimento, sendo para isso necessário:

  • Que o Contrato de estudos seja modificado nas datas atrás mencionadas;

  • Que o período de prolongamento ocorra imediatamente após, e sem qualquer interrupção, o final do período de estudos acordado previamente entre as duas instituições;

  • Não são permitidos períodos de estudo ERASMUS+, com prolongamento, com uma duração superior a um ano académico ou que ultrapassem o período de elegibilidade contratual fixado a 30 de Setembro do ano em causa;

  • O estudante apenas poderá usufruir uma vez de mobilidade ERASMUS+para estudos (com ou sem Bolsa) SMS, ainda que o possa fazer em ciclo combinado de estágio subsequente.

Desistência
No caso emque haja interrupção do período de estudos e o aluno regresse a Portugal antes do final do período previsto, há lugar à devolução da quantia correspondente aos meses de bolsa não utilizados, se para esta situação não for apresentada uma justificação pertinente que seja considerada de força maior, devidamente documentada, tal como já foi referido em capítulos anteriores.

Preparação linguística
A preparação linguística é um factor muito importante uma vez que pode ajudar a ultrapassar um obstáculo à aprendizagem e à comunicação no país de acolhimento. Nesse sentido a Comissão Europeia passou a disponibilizar a todos os alunos em mobilidade uma ferramenta denominada On-line Linguistic Support(OLS) que permite ao aluno receber grátis um curso de língua indicado para o país de acolhimento, ou de outro idioma que o aluno considere mais conveniente. O 1º exame é obrigatório.

Aquando do envio do link para o aluno, este terá acesso a um exame para determinar o nível de conhecimento. Se o nível for demasiado baixo, o aluno será avisado que terá imediato acesso ao curso. Se for considerado apto não o terá automaticamente, mas pode solicitá-lo ao Coordenador InstitucionalECTS, Prof. Doutor João de Castro Fernandes, para o email: jpcf@lis.ulusiada.pt.

Ainda assim várias universidades de acolhimentos implementam uma política de apoio linguístico gratuito a estudantes estrangeiros. A duração e calendário destes cursos são divulgados pelas instituições.

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28