Newsletter / Newsletter

 

  newsletter
http://www.por.ulusiada.pt/newsletter
27 ABR 2005 | NÚMERO 10

 

Faculdade de Ciências Económicas e de Empresa

Inovar em Portugal
Seminário

No dia 8 do corrente, a Faculdade de Ciências Económicas e de Empresa promoveu o Seminário Inovar em Portugal, sob a coordenação da Profª. Doutora Isabel Cantista e do Director da Faculdade, Prof. Doutor Fernando de Almeida. A iniciativa, que obteve o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, congregou muitos dos melhores especialistas portugueses, desde departamentos estatais, passando pelo mundo empresarial e desaguando na vertente académica.

Presidiu à Sessão de Abertura o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva e Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira.

Na curta intervenção proferida, destaca-se:

. Vencer o nosso atraso científico é condição essencial para o progresso económico e social;

. No ranking da Inovação no ano de 2003, os E.U.A. surgem em 1º lugar, logo seguidos de Taiwan, Finlândia, Suécia e Japão. Portugal figura no 32º lugar;

. É necessário apoiar a formação de jovens quadros no campo da gestão e da inovação; impõe-se introduzir o empreendedorismo como matéria de ensino obrigatório nas universidades; é fundamental desenvolver os MBA, colocando-os entre os melhores, para promover a gestão de topo; exige-se a introdução de mecanismos nas universidades que premeiem a participação dos investigadores nos resultados ….

O Seminário, que decorreu durante todo o dia, contou com três centenas de participantes.

 

Associação Académica da Universidade Lusíada do Porto

Tomada de Posse da nova Direcção

Pelas 14:30 horas do dia 8 do corrente decorreu a sessão de tomada de posse dos novos membros da Direcção da Associação Académica da Universidade Lusíada do Porto. Usaram da palavra, na circunstância, o Presidente da Direcção cessante, Pedro Morais Leitão, e o Presidente da Direcção empossada, Emanuel Costa Santos. Das palavras de ambos foi visível o sentimento de respeito pelas regras da democracia e a vontade de colaborar com os órgãos institucionais da Universidade no sentido de se conseguir projectar mais o nome da Universidade Lusíada.

Usando da palavra, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva e Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira, congratulou-se pelo desempenho e seriedade da Direcção cessante, felicitou a Direcção eleita e disse esperar deles uma postura de transparência de forma a que, pela via do diálogo, da concertação, e nunca da confrontação, fosse possível encontrar as melhores soluções para os problemas que sempre existiam em instituições como uma universidade. Disse, ainda, da sua disponibilidade constante para os atender sempre que o solicitassem, desejando-lhes os melhores votos para um bom desempenho das funções em que tinham sido investidos.

A sala tornou-se pequena para acolher todos os que pretendiam assistir à tomada de posse. Entre os presentes contaram-se o Dux da academia Lusíada e o Presidente da Associação de Antigos Alunos.

 

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Curso de Psicologia
Drogodependências - Independência e Qualidade
II Colóquio Luso-Espanhol

Nos dias 19 e 20 do corrente mês de Abril decorreu no Anfiteatro da Universidade Lusíada do Porto o II Colóquio Luso-Espanhol sobre Drogodependências, Independência e Qualidade. Com organização conjunta das Universidades Lusíada, das Universidades de Sevilha e de Cádiz e do Concelho da Riveira, o Colóquio teve adesão massiva de estudantes da Universidade Lusíada do Porto e de outras e, ainda, de muitos docentes. O auditório acolheu mais de quatrocentos participantes.

Foi dinamizador do evento o Prof. Doutor Carlos Barracho, Coordenador do Curso, e, ainda, um conjunto de estudantes.

Na sessão de abertura, co-presidida pelo Vice-Reitor, Prof. Doutor Luís Adão da Fonseca, e pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva Cultura Ensino e Investigação Científica e Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, foram proferidas palavras alusivas ao evento. O primeiro, começando por agradecer a presença de todos, disse do grande interesse que iniciativas como aquela tinham na dinâmica da Universidade Lusíada, reconhecendo o empenho do Prof. Doutor Carlos Barracho.

O Prof. Doutor António Moreira, agradecendo a presença de todos, considerou, nomeadamente, que éramos o país da Europa com consumos problemáticos de droga mais elevados e de consumos gerais mais baixos e que estes, nos últimos anos, tinham vindo a registar fortes subidas nas camadas mais jovens e no interior do país. Havia, pois, que ter uma posição preventiva muito forte, correspondendo, assim, à primeira das medidas assinaladas no Plano Nacional Contra a Droga e a Toxicodependência 2005-2012. E depois de referir a promoção do combate integrado ao tráfico de drogas de par com a articulação com as estratégias de prevenção do álcool e do tabagismo, o Vice-Presidente do Conselho de Administração congratulou-se com o carácter aberto, plural, universitário como o Colóquio estava concebido, com partilha de conhecimentos e de saberes de várias universidades, tudo na perspectiva de abrir caminhos e de retirar alguns tabus, assim potenciando a felicidade do Homem Novo.

 

 

Protocolo entre a Fundação Minerva / Universidades Lusíada e o Concelho da Riveira

No dia 20, no fim do Colóquio, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Fundação Minerva / Universidades Lusíada e o Concelho de Riveira. Outorgaram-no, em representação do Prof. Dr. António Martins da Cruz, Presidente do Conselho de Administração e Chanceler das Universidades Lusíada, o Vice-Presidente do Conselho de Administração Prof. Doutor António José Moreira, e pelo Concelho da Riveira, em Espanha, o Alcaide D. José Luís Torres Colomer. Os seus objectivos são os de estabelecer um intercâmbio entre as duas instituições, trocando experiências, fomentando a investigação e da parte do segundo, acolhendo alunos do curso de Psicologia em estágios.

 

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Curso de Relações Internacionais
A Vertente Consular da Diplomacia
Conferência do Dr. Francisco Azevedo

No dia 21 de Abril, pelas 15:00 horas, realizou-se, no Auditório 2, uma Conferência subordinada ao tema A Vertente Consular da Diplomacia, tendo como orador o Cônsul Geral de Portugal em Newark, nos Estados Unidos da América, Dr. Francisco Azevedo.

 

 

União Europeia e a América Latina em perspectiva
VI Jornadas de Relações Internacionais

Na sequência das iniciativas anteriores, o Departamento de Relações Internacionais da Universidade Lusíada do Porto, realizou as VI Jornadas de Relações Internacionais subordinadas ao tema A União Europeia e a América Latina em perspectiva, que tiveram lugar no Auditório 2, no passado dia 22 de Abril de 2005, pelas 10h00 horas. Os oradores convidados foram os Professores Luís Filipe Lobo Fernandes, da Universidade do Minho; Andrés Malamud, docente da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e investigador do ISCTE-CIES e Williams Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense, no Brasil.

Abriu a sessão o Prof. Doutor Luís Adão da Fonseca, Vice-Reitor da Universidade Lusíada do Porto e, de seguida, interveio o Prof. Doutor Fernando de Sousa, Coordenador da Licenciatura de Relações Internacionais da Universidade Lusíada do Porto, expondo o seguinte tema: Portugal e as relações da União Europeia com a América do Sul. O Prof. Doutor Luís Filipe Lobo Fernandes falou sobre a UE e Mercosul: as teorias da integração e os seus limites, ao que se seguiu a intervenção do Prof. Doutor Andrés Malamud e o tema Múltiplas jangadas de pedra: convergência e divergência na América Latina contemporânea.

Finalmente, foi a vez do Prof. Doutor Williams Gonçalves abordar A nova política externa brasileira e as negociações da ALCA.

A estas intervenções seguiu-se um período de debate, onde não faltaram as mais variadas questões dos inúmeros interessados presentes no auditório.

 

Faculdade de Ciências Económicas e de Empresa

Curso de Matemáticas Aplicadas
Iniciativas dos Núcleos de Estágio

No passado dia 13 de Abril, pelas 15:00 horas, no Auditório 2, o Núcleo de Estágio de Matemáticas Aplicadas da Universidade Lusíada do Porto, na Escola EB 2/3 de Sobreira, organizou uma palestra subordinada ao tema As Rotas da Exclusão. O Papel da Integração Social, proferida pelo Padre Maia, Pároco da Igreja da Areosa e presidente de variadíssimas associações de solidariedade social. Da exclusão à inclusão, passando pela inserção; a relação dos territórios com a marginalidade; como prevenir as exclusões e a relação do reordenamento do território com o ordenamento do desenvolvimento, foram alguns dos tópicos explorados pelo Padre Maia. Além deste, estiveram presentes mais dois oradores, a Dra. Sofia Viana e o Dr. António Caspurro, ambos psicólogos e pertencentes à associação Filos, uma associação ao serviço de causas sociais, nomeadamente através de equipas de rua que prestam apoio aos desempregados e na recuperação de toxicodependentes e da qual o Padre Maia é fundador e Presidente. Todos os participantes revelaram grande interesse pelos temas abordados.

 

@ Universidade Lusíada do Porto, 2005
FUNDAÇÃO MINERVA - Cultura - Ensino e Investigação Científica

TÍTULO | Newsletter da Universidade Lusíada Porto
PROPRIETÁRIO | Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica
COORDENAÇÃO | Susana Ferreira
CONCEPÇÃO GRÁFICA | Mário Moreira
COLABORAÇÃO | Paula Pombo
NÚMERO | 10
DATA | Abril 2005
LOCAL | Porto

Universidade Lusíada do Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 09 97
http://www.por.ulusiada.pt
info@por.ulusiada.pt

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28