Newsletter / Newsletter

NEWSLETTER
08 MARÇO 2012 | NÚMERO 232

 

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO

INGRESSO PARA ANO LECTIVO 2012/2013

A Universidade Lusíada do Porto disponibiliza online toda a informação relativa aos vários regimes de Ingresso para o Ano Lectivo 2012/2013.

Consulte aqui

 

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO

CURSO PRÁTICO
SOBRE EMPREITADA E OBRAS PÚBLICAS

Identificar e conhecer as principais condições legais dos contratos de empreitada de obra pública, com vista a definir estratégias práticas de gestão contratual, desde da fase da formação do contrato até à recepção e liquidação da empreitada é o objectivo do Curso Prático sobre EMPREITADA E OBRAS PÚBLICAS, proposto pela Faculdade de Arquitectura e Artes e pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto.

O curso é dirigido a todos os intervenientes na empreitada de obra pública, responsáveis pelas diversas fases da gestão contratual, como, por exemplo, donos de obra, projectistas, empreiteiros, engenheiros e técnicos de obra, gestores de empreendimentos, assessores jurídicos e advogados.

Mais se informa que, para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a participação no “Curso Prático Sobre Empreitada e Obras Públicas” equivale a 4 créditos de “Formação Opcional em Matérias de Arquitectura”.

Consulte aqui todos os nossos Cursos de Curta Duração para Profissionais

 

FACULDADE DE DIREITO

DOUTOR PEDRO ROMANO MARTINEZ
NA UNIVERSIDADE LUSÍADA

9 DE MARÇO 2012

A convite do Sr. Prof. Doutor António José Moreira, estará presente na Universidade Lusíada do Porto (ULP), amanhã, dia 9 de Março de 2012 pelas 18h00, o Sr. Prof. Doutor Pedro Romano Martinez, da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, para uma aula no âmbito do Mestrado em Direito da ULP.

 

FAA / FCEE / FD / IPCE

CONSUMO RESPONSÁVEL
E EFEITOS DO ÁLCOOL NA CONDUÇÃO
SEMINÁRIO / 16 MARÇO 2012

Dado o interesse da iniciativa levada a cabo pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, no passado mês de Dezembro, dedicada ao “Consumo Responsável e Efeitos do Álcool na Condução”, esta será novamente realizada, contando desta vez com o apoio das Faculdades de Arquitectura e Artes (FAA), Ciências da Economia e da Empresa (FCEE) e Direito (FD).

A sessão irá decorrer no dia 16 de Março às 11h, no Auditório M3, e contará com a presença de um representante da Associação de Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e um representante da Comissão Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Pretende-se assim alertar e sensibilizar os jovens para os efeitos do álcool na tarefa de condução, pelo que todos os estudantes da Universidade Lusíada do Porto estão convidados a participar nesta iniciativa.

Inscrições

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E DA EMPRESA

LUSÍADA LEVA PALESTRA
À ESCOLA SECUNDÁRIA CAROLINA MICHAELIS

Em estreita colaboração com o Gabinete de Apoio ao Aluno, a Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa promoverá já no próximo dia 19 de Março, às 11H00, uma palestra na Escola Secundária Carolina Michaelis, uma das mais importantes da cidade do Porto (com cerca de 1000 estudantes).

O tema em apreço é o do “Marketing Relacional e Redes Socias”, muito popular entre o público mais jovem, ficando a iniciativa encabeçada pela Doutora Raquel Reis e pelo Doutor Jorge Remondes, nossos docentes.

 

FACULDADE DE DIREITO

DOUTOR ARLINDO CUNHA
NA UNIVERSIDADE LUSÍADA

23 DE MARÇO 2012

O Sr. Prof. Doutor Arlindo Cunha deslocar-se-á à Universidade Lusíada do Porto, a convite do Sr. Prof. Doutor Manuel Lopes Porto, Director da Faculdade de Direito desta universidade, para falar sobre A Política Agrícola Comum e as Perspectivas para a Alimentação da População Mundial.

Integrada nas actividades extracurriculares da Faculdade de Direito, a conferência terá lugar no dia 23 de Março, pelas 11H30 no Auditório M3.

 

NÚCLEO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E DA EMPRESA

GESTÃO AUTÁRQUICA
EM DEBATE NA LUSÍADA

Sr. Luciano Gomes, Presidente da Assembleia Municipal da Câmara da Maia, Dr. Pedro Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, e Engº. Carlos Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Amarante, foram os protagonistas de uma conferência organizada pelo Núcleo de Estudantes de Ciências da Economia e da Empresa (NECEE), que procurou trazer para a ordem do dia a temática da “Gestão Autárquica – Desafios no Actual Quadro de Austeridade”, que se realizou no dia 29 de Fevereiro, na Universidade Lusíada do Porto.

A sessão, que contou com a presença da Sra. Directora da Faculdade, Doutora Paula Rodrigues, foi conduzida pelo Presidente da Direcção do NECEE, João Leite, perante uma plateia numerosa e muito interessada, que não quis deixar de acarinhar esta actividade extracurricular liderada Núcleo.

As exposições foram muito claras e apelativas, tendo sido apresentadas num registo muito acessível ao público em apreço, pelo que colheram o agrado geral.

Face ao êxito desta primeira iniciativa do NECEE para o ano lectivo 2011/2012, ficamos na expectativa da próxima.

 

FACULDADE DE DIREITO

GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL,
DR. CARLOS COSTA,
ESTEVE NA UNIVERSIDADE LUSÍADA

O Senhor Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos Costa, deslocou-se no passado dia 2 de Março à Universidade Lusíada do Porto, a convite do Sr. Prof. Doutor Manuel Lopes Porto, Director da Faculdade de Direito desta universidade, tendo proferido uma conferência subordinada ao tema “Os Desafios Imediatos e de Médio Prazo da Economia Portuguesa”.

O orador começou por lembrar as circunstâncias que levaram à crise actual: com desequilíbrios no plano interno e no plano externo. Tornou-se, por isso, necessário o recurso a apoio exterior, numa perspectiva temporal em que, seguindo-se as políticas correctas, será possível retomar-se a estabilidade e ter-se condições para se retomar o crescimento, no pressuposto de que sejam levadas a cabo reformas estruturais.

No campo laboral, citou o exemplo de países do norte da Europa, que, com o maior êxito, têm um mercado com flexibilidade e segurança das condições dos trabalhadores. No diálogo que se estabeleceu, entre outros pontos, citou a tendência para as agências de “rating” tomarem posições pró-cíclicas, acentuadoras das tendências conjunturais, nas circunstâncias actuais, posições agravadores dos desequilíbrios.

Esta conferência tratou-se de uma iniciativa conjunta da Faculdade de Direito e da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa.

Fotos

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E DA EMPRESA

INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
E DA EMPREGABILIDADE ATRAI ESCOLAS
À LUSÍADA

Realizou-se no passado dia 2 de Março uma nova actividade extracurricular promovida pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (FCEE), em estreita colaboração com a Doutora Alcínia Noutel de Carvalho, intitulada “Internacionalização do Conhecimento e da Empregabilidade”.

A iniciativa, que contou com um painel de ilustres especialistas, designadamente o Prof. Doutor Vasco Teixeira, Pró-Reitor da Investigação da Universidade do Minho, o Prof. Doutor Fernando Ramos, Catedrático da Universidade de Aveiro, o Prof. Doutor Rial Sanchez, Catedrático da Universidade de Santiago de Compostela, e Dr. José Manuel Castro, Director do CACE, foi moderada pelo Prof. Doutor António Brito e pela Profª. Doutora Alcínia Noutel, ambos da  Universidade Lusíada Porto.

A temática despertou o interesse das escolas, pelo que entre a audiência destacava-se a presença de duas turmas da Escola Profissional Bento Jesus Caraça, do Porto, e de uma turma da Escola Secundária Abel Salazar, de São Mamede de Infesta, Matosinhos, a qual nos visitou pela primeira vez, e, por isso, foi presenteada com uma visita guiada pelo nosso maravilhoso campus. Mais uma vez, a Direção da FCEE sente-se muito honrada pelo interesse que estas iniciativas colheram junto das escolas em apreço e faz votos para que assim se mantenha de futuro.

 

FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES

DOCENTE DE ARQUITECTURA DA LUSÍADA GANHA PRÉMIO
ARQUITECTO RICARDO VIEIRA DE MELO

O atelier de arquitetura RVDM, de Aveiro, fundado pelo Arquitecto Ricardo Vieira Melo, docente do Curso de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto, foi o vencedor do Concurso Público Internacional de Ideias para a Requalificação e Reordenamento da Praia e Frente de Mar da Figueira da Foz e Buarcos, lançado pelo município em 2011 e que recebeu 65 trabalhos, a maioria de arquitectos portugueses.

A aproximação da cidade à orla marítima é uma das marcas do projecto que venceu o concurso de ideias para a requalificação do areal da praia da Figueira da Foz. A proposta do atelier RVDM inclui nova relação do Forte de Sta. Catarina com o Rio Mondego, uma piscina atlântica junto ao molhe norte, um espaço multiusos ao ar livre para espectáculos, feiras sazonais, desportos ou outras atividades culturais e recreativas, e a reorganização da rede viária na zona de Buarcos, permitindo uma reformulação total do jardim em frente ao teatro Caras Direitas, aproximando-o da praia.

O concurso de ideias, que teve assessoria técnica da Ordem dos Arquitectos, atribuiu, para além dos três primeiros lugares, mais três menções honrosas.

Excerto da Memória Justificativa


Paisagem e memória

Reencontro e Futuro
“Deram-nos memória para ter rosas no Inverno.“
A proposta apresentada constrói futuro, tirando partido do extenso território oferecido pelo vento e o mar usando-o para reativar o prestígio e o entusiasmo da cidade através de um extenso Parque Atlântico preparado para receber arte, cultura, desporto e lazer. Este grande equipamento coletivo, de mais de dois quilómetros, reequilibrará a relação da cidade com o mar e será um permanente convite para habitantes e visitantes terem “rosas o ano inteiro”.

Natureza, Proximidade e Energia
O projeto para a Praia e Frente de Mar da Figueira da Foz e Buarcos resume-se a um conceito bastante conciso que se materializa em quatro gestos:

- a criação de um sistema dunar que permita a fixação de espécies vegetais e animais com vista ao aparecimento de um parque urbano de frente de mar, designado Parque Atlântico; definindo um criação de um filtro verde que permita a criação de um espaço de transição e proteção entre o espaço urbano e o espaço de praia;


- definição de um novo sistema acessos pedonais e automóveis à praia que permitam simultaneamente a descompressão da avenida e permitam a identificação distintiva de cada zona; Complementarmente a este sistema viário marginal, redesenham-se os momentos de entrada na Avenida Marginal: em Buarcos e junto do Forte de Santa Catarina. Por último propõe-se um substancial reforço da oferta de estacionamento, pela criação de um parque semi- subterrâneo com capacidade para 445 automóveis no troço sul da avenida e mais lugares na nova “Marginal Mar”;


- introdução de um conjunto de valências de recreio ao longo do novo Parque Atlântico, que funcionem como aglutinadores da população e desencadeadores de procura por parte de visitantes;


- utilização de sistemas construtivos e energéticos que garantam simultaneamente a produção e a conservação da energia. Todos os equipamentos e apoios de praia, bem como os passadiços tirarão partido da energia solar e eólica, caracterizando este novo espaço da cidade como um “HUB” energético.

 

FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES

DOCENTE DE ARQUITECTURA DA LUSÍADA PREMIADO NOS WA AWARDS
ARQUITECTO JOÃO QUEIRÓS

O Arquitecto João Queirós, docente do Curso de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto, foi recentemente premiado nos WA (World Architecture) Awards na categoria de moradias unifamiliares. O projecto galardoado "1+1=1" respeita a uma moradia projectada para o  Lugar da Pedra Alta em Vila Nova de Gaia. 

De acordo com as palavras do Arquitecto:
A interpretação do mundo através do reconhecimento de estruturas geométricas abstractas, foi no passado assim como no presente, objecto de estudo e uma espécie de entendimento da própria beleza do mundo.
Desde as formas mais simples às mais complexas, quer sejam simétricas ou equilibradas, a composição de uma boa forma parece estar inerente a um conjunto de estruturas geométricas, em que as partes e o todo funcionam como um só.

Aceitando essas premissas como “leight motif” para a nossa primeira criação, procurou-se desenvolver um objecto em que por si só teria uma geometria forte e una que qualquer construção que se unisse a este no futuro (lote 12), nunca iria perder o poder de ser um objecto arquitectónico único (1) encostado a um elemento estranho, o outro (1).  (…)

O rigor da malha que sustenta as estruturas espaciais, estende-se para além da bidimensionalidade até á tridimensionalidade, incorporando o rigor construtivo, a continuidade dos planos, a sequência dos alinhamentos e das estereotomias.

A depuração da forma final é a condicionante mais intensa, sublinhando a massa de betão branco e reduzindo as outras matérias à sua expressão menor. A preocupação de quase anular a expressão das caixilharias, trás uma leitura de bloco maciço perfurado pelos vãos.
A continuidade garantida pela materialidade do betão branco é descontinuada quando os vãos que de dia ficam em sombra, á noite iluminam-se invertendo as relações de figura fundo.
A luz é factor determinante na composição dos alçados, mas também na definição dos espaços interiores, por demarcar planos, pontuar momentos, garantir hierarquias, envolver matéria e ela própria se transformar em matéria.

 

TUNA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO

TAULP EM VALE DE CAMBRA

A Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto esteve presente, no passado dia 3 de Março, no XV Festival de Tunas de Vale de Cambra, organizado pela Associação Académica de Macieira de Cambra, tendo estreado a interpretação da música "Brisa do Coração".

Participaram também a Tuna Académica do ISEP, a Tuna do ISCAP, a Tuna de Farmácia do Porto e a Tuna TS, a concurso, e a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a extra-concurso.

À TAULP foram atribuídas as distinções de Melhor Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Solista e Melhor Pandeireta. No próximo fim-de-semana a nossa Tuna estará presente no XVIII FITUP – IDH, festival de tunas organizado pela Tuna Académica da Universidade Portucalense, que se vai realizar na Aula Magna da Universidade Portucalense.

 

FOTOS E PALAVRAS

EXPOSIÇÃO: VIAGENS
8 A 31 MARÇO 2012

Decorrerá, de 8 a 31 de Março, na Universidade Lusíada do Porto, no átrio do edifício M, uma Exposição de Fotos e Palavras, intitulada Viagens. As fotos são da autoria de Isadora Pinto (Isadora Jazz), estudante de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto e os textos de Ana Cláudia Pinhal (Ana do Novo Pinhal). Este evento tem a colaboração de Rui Dias, também estudante de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto.

Para Isadora Jazz e Ana do Novo Pinhal, a empatia pessoal e profissional, que têm vindo a percorrer desde há alguns anos, fez convergir ideias para a criação de um projecto comum que fizesse da escrita e da fotografia duas áreas que levam como hobbie, uma aliança criativa entre a imagem fotográfica e as palavras. A formação académica de ambas, na área da Psicologia, acentuou a sensibilidade para a dimensão relacional e social.

A recolha do material fotográfico, efectuado ao longo de viagens em diferentes continentes, veio convidar à escrita de textos, captando diferentes pessoas e culturas em momentos da sua existência. Propõem assim uma leitura visual e linguística voltada para o olhar sobre os modos aleatórios da vida humana.

 

ASSOCIAÇÃO DE ACÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE LUSÍADA

PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA
31 DE MARÇO A 07 ABRIL 2012

A Universidade Lusíada do Porto organiza a IX Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que decorrerá de 31 de Março a 07 de Abril de 2012.

Convidam-se todos os Professores, Estudantes, Funcionários e Antigos Estudantes da Universidade Lusíada a participar nesta actividade. Serão oito dias com momentos de oração, reflexão, convívio, partilha e interajuda. Nesta "caminhada" estará também presente o Capelão da Universidade Lusíada do Porto, Pe. Daniel dos Santos.

Para mais informações contactar: Luisa Moreira (919678246) ou Susana Santos (917533824)

 

UNIVERSIDADE LUSÍADA EDITORA
NOVA PUBLICAÇÃO

cover book
Autor: Bernardo d’Orey Manoel
Título: Fundamentos da Arquitectura em Raul Lino

 

@ Universidade Lusíada do Porto, 2012
FUNDAÇÃO MINERVA - Cultura - Ensino e Investigação Científica

TÍTULO | Newsletter da Universidade Lusíada Porto
PROPRIETÁRIO | Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica
COORDENAÇÃO | Susana Ferreira
CONCEPÇÃO GRÁFICA | Mário Moreira
NÚMERO | 232
DATA | 8 MARÇO 2012
LOCAL | Porto

SUBSCREVA AQUI A NEWSLETTER
anular subscrição

Universidade Lusíada do Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto

T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 09 97
info@por.ulusiada.pt

http://www.por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28