Casa Francisco Menezes

06/05/2016 15:05

Casa Francisco Menezes

 

Os estudantes do Curso Superior de Arquitectura da Universidade Lusíada - Norte (Porto) estudam e materializam anualmente uma casa para um convidado mistério publicamente reconhecido e envolvido com a sociedade, actuando como cliente real e ideal perante os estudantes.

O convidado, cuja identidade é mantida em segredo até à hora da sessão, é um personagem social e culturalmente rico, capaz de alimentar e animar o imaginário dos estudantes, servindo assim de estímulo à idealização e concepção arquitectónica.

Entre os convidados dos anos lectivos anteriores encontramos Eduardo Souto de Moura, Álvaro Leite Siza Vieira, Pedro Abrunhosa, Manuel Graça Dias e Capicua.

 

Este ano lectivo, Francisco Menezes foi o convidado que aceitou o desafio de encomendar e motivar a criatividade dos estudantes e futuros arquitectos formados pela Universidade Lusíada - Norte (Porto), imaginando e lançando o enunciado da sua casa no Porto - Casa Loop - onde supostamente habitaria e criaria o seu ambiente pessoal e profissional. A encomenda é uma ficção e simulação da realidade.

 

Assim, os estudantes do primeiro ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusíada - Norte (Porto) receberam a encomenda da Casa Loop destinada ao humorista Francisco Menezes no dia 19 de Abril, pelas 15 horas, no Auditório 2.

A Casa Francisco Menezes é para utilização permanente, dia e noite, onde o humorista habita e trabalha nos intervalos das actividades artísticas agendadas, sem horários fixos.

Conceptualmente, a casa está motivada e sustentada pelo instrumento loop station, na sobreposição e repetição de sons e de espaços, numa contaminação criativa mútua, útil aos universos da arquitectura e da música.

Linguisticamente, a casa apresenta elementos formais e materiais tradicionais, com um piso apenas que aceita, no entanto, desníveis entre as diversas componentes que a compõem, onde a iluminação e orientação sejam favoráveis, com uma relação franca entre exterior e interior, e vice-versa.

Programaticamente, é uma casa com duas componentes claras – trabalhar e habitar, separadamente, com uma divisão clara entre usos diurnos e nocturnos. Destinada a trabalhar e gravar em estúdio isolado, com estúdio e cabina de gravação, onde o tratamento e isolamento do som são importantes, relativamente à componente habitar e à envolvente mais ou menos próxima. Destinada, ainda, a habitar para um casal e um filho, e amigos que visitam a família. A casa deve garantir privacidade relativamente ao espaço público, privilegiando a relação com a rua, procurando ocultar a exposição e relação da casa com o espaço exterior contíguo - jardim.

Finalmente, após a apresentação do enunciado, Francisco Menezes trocou impressões e considerações com os estudantes, especificamente sobre o modo de habitar e trabalhar e seus hábitos, desafiando a capacidade de concepção e experimentação espacial dos estudantes de Arquitectura.

 

A sessão foi apresentada e coordenada pelo Arquitecto João Rapagão, Docente da unidade curricular de Arquitectura I e responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento pedagógico da Casa Loop pelos estudantes.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar