CRISTINA GUEDES vence Prémio FAD de Arquitectura 2016

16/06/2016 16:06

CRISTINA GUEDES  vence Prémio FAD de Arquitectura 2016

 

A Arquitecta Cristina Guedes , Docente da  Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada – Norte (Porto), venceu o Prémio FAD de Arquitectura 2016 com o projecto para o “Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas” da autoria do Consórcio “Menos é Mais Arquitectos - Cristina Guedes,  Francisco Vieira de Campos e João Mendes Ribeiro”.

O júri destacou "a cuidada forma de utilizar e conjugar os materiais" que contribui "para a subtil alquimia que faz desta casa das artes um lugar acolhedor. (...) A delicadeza, que não menospreza a forte identidade do complexo e do lugar, e a recuperação da arte de construir bem são algumas das questões que convém destacar de um projecto que devolve a presença do passado ao presente e ao futuro."

 

Os Prémios FAD (Fomento de las Artes y del Diseño), atribuídos em várias categorias, são considerados os mais importantes prémios dedicados à arquitectura ibérica.

Ao todo, esta edição dos Prémios contou com cinco obras portuguesas finalistas, uma lista que incluía o Projecto do Teatre-Auditori de Llinars del Vallès de Álvaro Siza, Professor  Honoris Causa da Universidade Lusíada do Porto, o Mercado de Abrantes, de José Mateus e Nuno Mateus, o Museu dos Coches, de Paulo Mendes da Rocha e Ricardo Bak Gordon, e uma Casa em Oeiras, de Pedro Domingos.

Recorde-se que o “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas” foi  vencedor dos  Premios BIAU 2016 e é um dos projetos finalistas ao RIBA Award for International Excellence e do Prémio Europeu do Espaço Público 2016.

O projeto esta atualmente exposto em Paris na exposição  Les Universalistes - 50 ans d'architecture portugaise, - Fundação Calouste Gulbenkian e La Cité de l'architecture et du patrimoine, em Viena no âmbito do Mies Van Der Rohe Award e em Barcelona no âmbito dos Premis Fad.

 

“It tis possible to create a public space in a private comission?” marca ainda a participação da Arquitecta Cristina Guedes na Bienal de Veneza, exposição recentemente inaugurada e que pode ser visitada até Novembro.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar