Vista de Estudo ao Conventinho em Contumil (Porto)

03/04/2017 15:04

Vista de Estudo ao Conventinho em Contumil (Porto)

 

Vista de Estudo ao Conventinho em Contumil (Porto)

 

No dia 02 de Março realizou-se uma visita de estudo com os estudantes do 1º ano da Licenciatura de Design da Faculdade de Arquitectura e Artes, do Porto e de Vila Nova de Famalicão, acompanhados pela Professora Doutora Raquel Antunes, a um espaço denominado Conventinho, em Contumil, no Porto.

Este espaço  pertence à Família Missionária “Verbum Dei de Portugal” e constitui uma estrutura física (casa que está a ser recuperada), na qual serão desenvolvidos variados projetos de apoio social, comunitário, espiritual e cultural.

A visita guiada foi acompanhada pelo Padre Felix (Capelão da Universidade Lusíada do Norte) e pelo Padre Oswaldo.

Este briefing de Design I engloba uma abordagem do design social, na vertente do design de comunicação. Segundo Papanek o “design deve ser orientado para as necessidades e não para as vontades do Homem” e Vitor Margolin, que sublinha que o “design social é uma atividade que não deve ser vista como estando relacionada com caridade, doações, ajudas, mas como uma contribuição profissional, mapeando o desenvolvimento da economia local e vivência; este projeto tem como função a resposta efetiva de necessidades de um público alvo específico. A metodologia a trabalhar será baseada na abordagem do Design Thinking

Espera-se que os nossos estudantes respondam positivamente ao desafio proposto!



Clique para aumentar  Clique para aumentar