Professor Doutor Adriano Moreira na Lusíada

27/04/2017 15:04

Professor Doutor Adriano Moreira na Lusíada

 

Realizou-se no passado dia 19, na Universidade Lusíada – Norte (Porto), por iniciativa do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, uma Conferência sobre “PORTUGAL e o SISTEMA INTERNACIONAL”. Foi orador convidado o Prof. Doutor Adriano Moreira, que considerou vivermos hoje tempos com desafios completamente novos, face a realidades que contrastam com a forma como nos habituamos a definir as relações internacionais.

 

Procurando exemplificar a sua afirmação, explicou que o chamado “euromundo” tinha sido substituído por uma globalização cujo poder ou não tem Sede visível ou se encontra totalmente indefinida, e que à crise do Estado soberano, assistimos hoje à crise do Estado nacional com consequências ainda por definir. Tudo isto, num momento em que o “poder dos fracos” se sobrepõe, em muitos aspectos, ao “poder dos fortes”, como o testemunha a acção terrorista fundamentalista.

 

Após a sua intervenção, o Prof. Adriano Moreira respondeu a um amplo conjunto de questões, dos professores e estudantes presentes, não tendo faltado oportunidade para revisitar o tempo em que o orador foi Ministro do Ultramar, durante o Estado Novo.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar