Falecimento do Prof. Dr. António Martins da Cruz

02/06/2017 10:06

Falecimento do Prof. Dr. António Martins da Cruz

 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Reitoria da Universidade Lusíada - Norte e o Conselho de Administração da Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica, vêm informar que será celebrada Missa pela Alma do Senhor Professor Dr. António Martins da Cruz, na Igreja Matriz Velha, no próximo dia 8 de junho, quinta-feira, pelas 12 horas, que será presidida por S. Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

 

O Professor António Martins da Cruz nasceu a 1 de Janeiro de 1918, natural da Aldeia do Bispo, concelho de Penamacor (Castelo Branco).

Na Universidade de Lisboa, licenciou-se em Filologia Clássica, pela Faculdade de Letras, e em Direito, pela Faculdade de Direito. Foi crítico literário e colaborou com os jornais "Novidades" e "Voz", tendo fundado o jornal "A Semana" e a revista "Lusitânia". Foi, no entanto, como advogado que desenvolveu a sua principal actividade profissional. Entre 1961 e 1965, exerceu funções como deputado, eleito pelo distrito de Castelo Branco. Na Assembleia Nacional teve várias intervenções parlamentares, nomeadamente no âmbito do ensino e da educação.

Na década de 70, é convidado pelos Professores Manuel Duarte Gomes da Silva e Henrique Martins de Carvalho para os acompanhar na criação da primeira universidade privada em Portugal - a Universidade Livre - que viria a ser fundada em 1977. Em 1985, divergências de ideais levam-no a abandonar a Universidade Livre e a tornar-se figura determinante na fundação da Universidade Lusíada. Torna-se Presidente da Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada (CEUL), após o Despacho n.º 135/MEC/1986, de 28 de Março, D.R. n.º 146, Série II, que autoriza a criação e o funcionamento da Universidade Lusíada.

Em 1993, foi-lhe atribuído o grau de Doutor "honoris causa" em Direito, pela Universidade Lusíada de Famalicão. Foi, também, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).

Em 2003, com o reconhecimento do interesse público da Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica, instituída mediante transformação da Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada (CEUL), pelo Decreto-Lei n.º 117/2003, de 14 de Junho, passa a Presidente do seu Conselho de Administração e a Chanceler das Universidades Lusíada.

Destacou-se pela defesa intransigente das Universidades Lusíada e pela luta por um ensino superior privado de qualidade.