Professor Doutor Cândido da Agra novo Coordenador dos Ciclos de estudos em Criminologia

31/07/2017 11:07

Professor Doutor Cândido da Agra novo Coordenador dos Ciclos de estudos em Criminologia

 

No mês de junho passado, o Prof. Doutor António José Moreira, Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, e o Prof. Doutor Fernando Torrão, Diretor da Faculdade de Direito, deram as boas-vindas ao Professor Doutor Cândido da Agra que, desde o início do mês de julho, integra os quadros da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte.

O Professor Doutor Cândido da Agra é o novo Coordenador e Docente dos 1.º e 2.º Ciclo de Estudos em Criminologia.

Professor Catedrático de Criminologia, Cândido da Agra é licenciado e doutorado pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para Estudos Pós-doutorais em Criminologia na Universidade de Montreal (Canadá).

É membro da direção científica do Consórcio Europeu de Investigação sobre Crime e Justiça – Groupe Européen des Recherches sur les Normativités (GERN) e da Société Internationale de Criminologie (SIC). Integra os conselhos de redação de revistas científicas internacionais de Criminologia tais como Déviance et Société, Drogues, Santé et Société Revue de Criminologie et de Police Technique et Scientifique.

Tem exercido funções de Professor Convidado, em vários anos letivos, na École de Criminologie da Universidade de Montréal, universidade onde é também membro e fellow researcher no International Centre of Comparative Criminology (CICC). Para além disso, foi perito estrangeiro de avaliação dos ciclos de estudo em Criminologia das Faculdades de Direito de Bruxelas, Louvain e Liège (2009). Foi também convidado, como perito internacional, pela Ministra de Justiça Francesa (2011-2013). Participou em júris académicos internacionais e emitiu pareceres de investigação científica para instituições estrangeiras, entre as quais, Royal Academy e Fundação das Ciências Sociais e Humanas, do Canadá.

É administrador do Centre Internationale de Criminologie Comparée (CICC) em representação da International Society of Criminology (órgão da ONU).