Visita de estudo ao Museu Nacional da Imprensa

23/10/2017 12:10

Visita de estudo ao Museu Nacional da Imprensa

No passado dia 19 de Outubro, realizou-se uma visita de estudo com os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Design, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto), na sequência da introdução à temática da Tipografia, no âmbito do Design I, organizada pela Profª Doutora Raquel Antunes.

A visita guiada decorreu no Museu Nacional da Imprensa, nomeadamente às exposições "Memórias vivas da Imprensa" e “Miniaturadas da Imprensa”. 

 

Foi explorada a história da Imprensa, desde o seu aparecimento no século XV, até ao aparecimento do computador.

A composição manual foi demonstrada pelo ex-tipógrafo Álvaro Pedreira, criando linhas de texto idealizadas pelos estudantes.

Os estudantes foram desafiados a experimentar a fazer a composição de um texto, bem como a impressão em quatro máquinas expostas no museu.

A visita à Porto Cartoon World Festival 2017 convidou os estudantes a interpretarem a caricatura e a sua linguagem no contexto do design de comunicação.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar