Dr. Rui Pinto vence Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco

02/08/2018 16:08

Dr. Rui Pinto vence Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco

Dr. Rui Pinto vence Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco

Rui Pedro Passos Pinto, licenciado em Criminologia e estudante da Licenciatura em Direito e do Mestrado em Criminologia da Universidade Lusíada - Norte (Porto), foi o vencedor da edição deste ano do Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco, na categoria formação, com o trabalho intitulado “Terrorismo e segurança: a visão político-criminal da União Europeia”.

A iniciativa da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa distingue trabalhos inéditos na área do Direito da União Europeia, nas categorias da formação e da investigação, que contribuam para um aprofundamento da cidadania europeia.

O galardão é atribuído anualmente em duas categorias: na categoria “Formação” podem candidatar-se estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Direito inscritos em qualquer instituição de ensino superior portuguesa; na categoria “Investigação” podem candidatar-se Licenciados em Direito, com idade igual ou inferior a 35 anos, que tenham nacionalidade portuguesa ou que residam em Portugal ou que tenham obtido Licenciatura ou formação pós-graduada em instituição de ensino superior portuguesa.

O Júri foi constituído pelos Professores Jorge Miranda, Germano Marques da Silva e Matilde Sousa Franco e pelo eurodeputado Ricardo Serrão Santos.

O galardão foi criado em 2005, na sequência da morte de António de Sousa Franco, professor de Direito, ex-ministro das Finanças e antigo presidente do PSD e do Tribunal de Contas. 

A cerimónia pública de entrega de prémios está marcada para 21 de Setembro na Sala dos Reitores da Reitoria da Universidade de Lisboa