No Centro do Poder – Governo e Administração Pública em Portugal

17/12/2018 17:12

No Centro do Poder – Governo e Administração Pública em Portugal

No Centro do Poder – Governo e Administração Pública em Portugal

No dia 13 de dezembro, pelas 16h00, na Unidade Curricular Economia Portuguesa e Europeia, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Almeida, decorreu uma Aula Aberta, sendo convidado o Senhor Dr. José Maria Belo de Sousa Rego, Secretário Geral da Presidência do Conselho de Ministros nos Governos:

- Dr. Durão Barroso

- Dr. Santana Lopes

- Eng. José Sócrates

- Dr. Passos Coelho

- Dr. António Costa

O leitmotiv da Aula foi a publicação, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, do Livro No Centro do Poder. Governo e Administração Pública em Portugal, da autoria do Dr. Sousa Rego.

A Aula Aberta revestiu interesse fora do comum, com estudantes interventivos que fizeram a apresentação do autor e da obra.

O Convidado, considerando a estrutura do livro, tratou:

- No jobs for the boys e a proibição da atividade política partidária aos dirigentes públicos de nível superior.

- A criação de uma instância formal que reúna diretores gerais de áreas governativas dos gabinetes ministeriais e a participação no processo legislativo por parte da Administração Pública de topo.

- O rompimento do secretismo dos gabinetes ministeriais e a participação no processo legislativo por parte da Administração Pública de topo.

- A criação de um órgão de chefia da Administração Pública, subordinado ao Governo, a exemplo do que se passa no Reino Unido ou no Canadá.

A Aula Aberta teve uma qualidade invulgar e permitiu a reflexão sobre temas relevantes da vida coletiva e de alguma promiscuidade de funções.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar