Nuno Baltazar Encomenda Casa ИN

11/04/2019 11:04

Nuno Baltazar Encomenda Casa ИN

Nuno Baltazar Encomenda Casa ИN 

Nuno Baltazar, designer de moda amplamente reconhecido, com 20 anos de carreira, associado à imagem de Catarina Furtado, Joana Carneiro, Raquel Strada, Jessica Athayde ou Sara Antunes de Oliveira, é o convidado do presente ano lectivo para a encomenda de uma casa aos Estudantes do Primeiro Ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusíada – Norte (Porto). 

Na apresentação e explicitação da encomenda de uma casa, o convidado enumerou e evidenciou os valores espaciais e materiais da Casa ИN, desafiando os Estudantes a imaginar e desenhar um habitar conceptual e funcionalmente singular, a partir de conceitos materiais ou espirituais ligados aos universos do cinema, da música, da viagem, da poesia e da literatura que integram o seu “baú” pessoal e profissional. 

Revelou cruzamentos e entendimentos comuns à Moda e Arquitectura. Entre a criação e a estruturação dos objectos, recorrendo a experimentações e modelações, Nuno Baltazar abordou conceitos como masculino e feminino, cheio e vazio, positivo e negativo, para além de massa, densidade, leveza, textura, transparência ou suspensão, entre tantos outros transversais às duas disciplinas. 

O habitar encomendado e confiado aos Estudantes do Primeiro Ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura nasce, para além dos usos habitacionais e funcionais habituais, do pátio como tema gerador e agregador, a partir do qual surge uma narrativa poética e metafórica inspiradora capaz de fomentar e alimentar uma ideia de Arquitectura. Nuno Baltazar falou da relação entre o corpo e o espaço, e invocou realizadores comoBernardo Bertolucci ou Jean-Luc Godard, lugares como Marraquexe ou Algarve, músicos como Henry Purcell ou Chico Buarque e pintoras como Paula Rego ou Frida Khalo. 

A Casa ИN, onde supostamente Nuno Baltazar habitaria e criaria o seu ambiente pessoal e profissional mais próximo, está localizada na cidade do Porto em parcela urbanística e morfologicamente estabilizada na Avenida da Boavista. Durante sete semanas, os Estudantes, orientados pelo Arquitecto João Paulo Rapagão, docente da unidade curricular Arquitectura I, desenharão e materializarão em maquetas a encomenda, para observação e apreciação crítica posterior pelo estilista.  

https://www.nunobaltazar.com/

https://www.portugalfashion.com/pt/designers/nuno-baltazar/



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar