Infinito Vão - 90 Anos de Arquitectura Brasileira

11/04/2019 14:04

Infinito Vão - 90 Anos de Arquitectura Brasileira

Infinito Vão - 90 Anos de Arquitectura Brasileira 

Os Estudantes do Primeiro Ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura, da Universidade Lusíada - Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão), realizaram uma Visita de Estudo guiada à mostra "Infinito Vão - 90 Anos de Arquitectura Brasileira", em exibição na Casa da Arquitectura em Matosinhos, no dia 10 de Abril de 2019. 

A visita, acompanhada pelos Professor Doutor Carlos Santos, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte, pela Professora Doutora Emília Carvalho e pelo Arquitecto João Paulo Rapagão, foi guiada pela Arquitecta Betariz Takahashi, abrangeu as Unidades Curriculares Arquitectura I e Desenho de Observação.

A partir da letra do tema Drão, da autoria de Gilberto Gil, a mostra Infinito Vão - 90 Anos de Arquitectura Brasileira reúne 90 projectos e obras relevantes de autores fundamentais para a compreensão da criação e produção arquitectónica brasileira. Além de desenhos, fotografias, vídeos e maquetas, a colecção possui cerca de 150 livros e revistas essenciais sobre o tema. 

A mostra representa um conhecimento e instrumento cultural, transversal e fundamental para os Estudantes do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura.

A Visita de Estudo contou, ainda, com a colaboração e participação dos Estudantes do Núcleo de Arquitectura e Design da Universidade Lusíada Norte (Porto).

Drão

(…)

Drão 
Não pense na separação 
Não despedace o coração 
O verdadeiro amor é vão 
Estende-se, infinito 
Imenso monolito 
Nossa arquitetura 
Quem poderá fazer 
Aquele amor morrer! 
Nossa caminha dura 
Cama de tatame 
Pela vida afora

(…)

Gilberto Gil

https://casadaarquitectura.pt/exposicao-infinito-vao-90-anos-arquitetura-brasileira-inaugura-nos-dias-28-29-30-setembro-inumeras-atividades-gratuitas/

https://vimeo.com/283690013



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar