Conversas de Arquitectura e Design reúnem reconhecidos Arquitectos e Designers Portugueses

23/05/2019 10:05

Conversas de Arquitectura e Design reúnem reconhecidos Arquitectos e Designers Portugueses

Conversas de Arquitectura e Design reúnem reconhecidos Arquitectos e Designers Portugueses

A Direcção da Faculdade de Arquitectura e Artes, da Universidade Lusíada - Norte, promoveu as Conversas de Arquitectura e Design, decorridas a 16 de Maio de 2019, e destinadas aos Estudantes do Mestrado Integrado em Arquitectura e da Licenciatura em Design do Porto e de Vila Nova de Famalicão.

O Professor Doutor Carlos Santos, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes, iniciou a sessão com a apresentação temática e didáctica da mesma, e dos quatro intervenientes.

O Arquitecto Luís Pedro Silva apresentou e especificou a metodologia instrumental e cultural de concepção e construção do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, evidenciando o enquadramento e desenvolvimento morfológico, a utilização e modelação do espaço através do desenho real e virtual e, ainda, a componente espacial e material da obra.   

Antes do intervalo, o Designer Guilherme Braga da Cruz enunciou, a partir da sua actividade no domínio da produção e promoção do Design, exemplos de criações e criativos que representa, em domínios centrados e motivados pelo design de produto mas que, por vezes, extravasam a disciplina do design contaminando e motivando outros universos artísticos e técnicos.

Seguidamente, os Arquitectos Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo apresentaram os estudos e projectos de reabilitação e valorização do Centro Interpretativo do Vale do Tua e da Casa do Passal de Aristides de Sousa Mendes. Entre a interpretação e a requalificação, passando pela musealização e actualização infra-estrutural, as lições e acções de intervenção foram evidenciadas pelo enquadramento histórico e metodológico útil aos Estudante presentes.

Finalmente, o Designer e Arquitecto José Manuel Carvalho Araújo apresentou e partilhou criações desenvolvidas desde 1990, integradas no percurso profissional e ascensional desenvolvido, onde as motivações poéticas e metafóricas são constantes. Terminou a sessão com uma importante reflexão e discussão crítica transversal às disciplinas da Arquitectura e Design.

As quatro exposições ocasionaram e representaram uma verdadeira lição, um valioso contributo intelectual e instrumental para o enriquecimento e desenvolvimento do conhecimento dos Estudantes e Docentes da Universidade Lusíada - Norte presentes.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar