João Paulo Rapagão participa em 100 Bauhaus no Politécnico do Porto

05/06/2019 9:06

João Paulo Rapagão participa em 100 Bauhaus no Politécnico do Porto

João Paulo Rapagão participa em 100 Bauhaus no Politécnico do Porto

Decorreu a 22 e 23 de Maio de 2019, na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, a VIII Semana Cultural dedicada este ano à Comemoração do Centenário da Bauhaus, no âmbito da unidade curricular de Programação e Produção Cultural do Curso de Gestão do Património. 

O objetivo central e principal da iniciativa pretendeu colocar a Bauhaus no centro da reflexão e discussão académica e científica, contribuindo para a pluridisciplinaridade e actualidade do seu conhecimento, proporcionando e aprofundando ainda um diálogo participado e animado sobre a efeméride entre Estudantes, Investigadores, Docentes e a Sociedade Civil.

O Arquitecto João Paulo Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto), integrou o programa que decorreu no dia 22 de Maio, pelas 14h30, como Orador no tema "O Efeito Bauhaus: Da Criação à Contemporaneidade", juntamente com o Doutor Ricardo Gonçalves, a Doutora Joana Mendonça e a Doutora Fátima Lambert. 

Durante cerca de duas horas de puro diálogo, troca de ideias e pontos de vistas convergentes, os oradores convidados avaliaram e analisaram a Bauhaus, o impacto que criou no início do século XX e as influências que ainda perduram passados 100 anos.

Os oradores presentes abordaram a Bauhaus através dos universos da Arquitectura, do Design, da Pintura. O Arquitecto João Paulo Rapagão abordou os antecedentes ingleses e alemães da Bauhaus, os fundadores e directores Walter Gropius, Hannes Meyer e Mies van der Rohe, as diferentes motivações e vocações, numa associação rara entre a qualidade e a quantidade, de industrialização e democratização do objecto. Especificamente, destacou a exposição e expressão da ideologia da Bauhaus na Arquitectura, na origem do Movimento Moderno, do funcionalismo ao racionalismo espacial. 

A moderação da Doutora Fátima Lambert contou ainda com apontamentos sobre a influência da Bauhaus nas directrizes da dança e das artes performativas. Aprofundou-se a contaminação e a interligação entre os diversos temas, procurando estabelecer e entender a herança deixada, cem anos depois, no quotidiano de todos nós. 

https://www.ese.ipp.pt/noticias/cem-bauhaus

https://www.facebook.com/events/458040141599044/

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar