Design Social: “Espaço Todos” na Domus Social E.M.

04/07/2019 14:07

Design Social: “Espaço Todos” na Domus Social E.M.

 

No âmbito da visita de estudo já documentada (ao Bairro do Cerco, no passado dia 28 de Março), enquadrada na última proposta de trabalho de Design III da Licenciatura em Design (Porto), no dia 23 de Maio foram defendidas, em sede da Domus Social E.M., propostas para o “Espaço Todos”.


A ação participativa, entendida como concurso de ideias, focou-se no espaço marginalizado que foi sede do Futebol Clube do Cerco e propôs a conversão do mesmo num multiusos de uso comunitário, destinado à dimensão formativa e cultural. Para tal os estudantes foram desafiados a redefinir as funções e áreas do espaço bem como o redesign da identidade corporativa e interiores/ambientes do “Espaço Todos”, respeitando as seguintes premissas: dinamização comunitária e abertura à cidade; partilha por diferentes públicos e entidades; contemporaneidade e polivalência das atividades; espaço flexível e multifacetado; inovação, diferenciação e baixo custo da intervenção.


No painel do júri esteve a Direção da Gestão do Parque Habitacional da Domus Social - Câmara Municipal do Porto. O processo de defesa foi acompanhado pelo Prof. Doutor Rui Alexandre que, em nome da Universidade Lusíada, retribuiu e agradeceu a oportunidade da experiência proporcionada.