O Bicentenário da Revolução Liberal no Porto (1820-2020)

22/07/2019 9:07

O Bicentenário da Revolução Liberal no Porto (1820-2020)

O Bicentenário da Revolução Liberal no Porto (1820-2020)

 

No passado dia 18 de julho decorreu a cerimónia de assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Fundação Minerva / Universidade Lusíada - Norte (Porto) e a Câmara Municipal do Porto, na Casa do Infante da cidade do Porto. Assinaram o acordo, em representação da primeira, o Presidente do Conselho de Administração, Prof. Dr. João Redondo, e o Reitor das Universidades Lusíada, Prof. Doutor Afonso d’Oliveira Martins; e, em representação da segunda, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Rui Moreira.

Em suma, de acordo com as cláusulas acordadas, a Fundação Minerva / Universidade Lusíada - Norte (Porto) assumiu o compromisso de prestar apoio científico às comemorações promovidas pelo município portuense; em contrapartida, este apoiará institucional e financeiramente uma conferência internacional, um colóquio sobre cidadania e as publicações que venham a ser realizadas sobre esta temática, que se inserem num projeto científico do Centro de Estudos Jurídicos Económicos e Ambientais (CEJEA), coordenado por Vital Moreira e José Domingues, sobre os “Dois Séculos de Constitucionalismo Eleitoral (1820-2020)”.

Esta conjugação institucional de esforços visa evocar o bicentenário da Revolução Liberal iniciada na cidade do Porto, no dia 24 de agosto de 1820, que marca a entrada de Portugal na era do constitucionalismo moderno (a nível internacional, iniciada pela Revolução americana de 1776 e pela Revolução Francesa de 1789). Trata-se, portanto, de uma efeméride de elevada importância para a cidade, para a região e para o País.

A Revolução Portuguesa começou, no referido dia 24 de agosto, com um levantamento militar no quartel de Santo Ovídio e a nomeação de uma Junta Provisional do Governo Supremo do Reino em vereação extraordinária da Câmara Municipal do Porto. A partir do epicentro portuense o movimento constitucional alastrou-se a todo o País e, posteriormente, aos domínios ultramarinos do império luso, com os intuitos primordiais de instalar um sistema de governo representativo e dotar o País de uma Constituição política, formalizada num código constitucional escrito – que se consubstanciou na Constituição de 1822.

 

Noticiado aqui:

Causa Nossa – “Bicentenário do constitucionalismo em Portugal (7): Comemorações da Revolução Liberal no Porto”.

 

O Portal de Notícias do Porto“Porto vai celebrar os 200 anos da Revolução Liberal com diversas iniciativas”.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar