A PEDRA NATURAL COMO MATERIAL PARA OBJECTOS DE DESIGN

10/01/2012 10:01

CONCURSO DE DESIGN “PROJECTAR EM PEDRA NATURALNo âmbito do Projecto Âncora do CLUSTER DA PEDRA NATURAL, Valorização da Pedra Natural, o CEVALOR - Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, com o apoio das ...

A PEDRA NATURAL COMO MATERIAL PARA OBJECTOS DE DESIGN

 

No âmbito do Projecto Âncora do CLUSTER DA PEDRA NATURAL, Valorização da Pedra Natural, o CEVALOR - Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, com o apoio das Associações Sectoriais e o CPD - Centro Português de Design, lançou a 2ª Edição do Concurso de Design Projectar em Pedra Natural, ao qual aderiram os alunos de Design da Universidade Lusíada do Porto, que se encontram a elaborar as suas propostas.

De acordo com o Regulamento do Concurso, “a Pedra Natural Portuguesa caracteriza-se pela sua qualidade, beleza e diversidade e as empresas deste sector estão hoje apetrechadas tecnologicamente com os mais inovadores equipamentos que permitem que a Pedra Natural (Granitos, Mármores, Calcários e Xistos) seja explorada, com uma criatividade ilimitada, para a criação e desenvolvimento de objectos e conceitos. Hoje, a diferenciação da oferta e a inovação dos produtos torna-se factor crucial de competitividade para as empresas do sector da Pedra Natural. A ligação entre as empresas (detentoras da matéria-prima e da tecnologia) e o Design Industrial / Produto (oferta de produto diferenciado, inovador) é condição para o sucesso a nível global.”

Assim, os objectivos gerais deste concurso são a integração do Design Industrial/ Produto na indústria, a par com a promoção da Pedra Natural Portuguesa.

Neste sentido, no próximo dia 18 de Janeiro, pelas 14.30 horas, decorrerá no auditório 2 da Universidade Lusíada do Porto, uma sessão aberta a todos aqueles que nela queiram participar destinada a dar a conhecer informação sobre as pedras naturais: granito, mármore, calcário e sienito, respectivas características e possibilidades de utilização.