Casa de Água para Matsu

21/04/2017 16:04

Casa de Água para Matsu

 

Casa de Água para Matsu

 

Valter Hugo Mãe, autor e escritor amplamente reconhecido pelo público e pela crítica literária, é o convidado do presente ano lectivo para a encomenda de uma casa aos estudantes do Primeiro Ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura.

O convidado encomendou e enunciou os valores espaciais e materiais da “Casa de Água para Matsu”, personagem do seu livro “Homens Imprudentemente Poéticos” recentemente editado, desafiando os estudantes a imaginar e desenhar um habitar conceptual e funcionalmente singular.

Entre conceitos reais e virtuais ou espirituais, a casa materializa um pensamento poético e metafórico inspirador, claramente estimulante para fomentar e alimentar uma ideia de arquitectura.

A Casa de Água para Matsu, onde Valter Hugo Mãe supostamente habitaria e criaria o seu ambiente pessoal e profissional mais próximo, está localizada em parcela urbanística e morfologicamente estabilizada.

A casa encomendada é protagonizada e habitada por livros e exteriormente dominada e enquadrada por um lago, para além dos usos habitacionais e funcionais habituais.

Durante sete semanas, os estudantes desenharão e materializarão em maquetas a encomenda, para observação e apreciação crítica pelo autor e escritor.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar