Arquiteto Roberto Cremascoli na Lusíada

09/05/2017 10:05

Arquiteto Roberto Cremascoli na Lusíada

 

Realizou-se no dia 28 de Abril de 2017, pelas 11 horas, na Universidade Lusíada - Norte (Porto), a Aula Aberta intitulada Home Sweet Home, ministrada pelo Arq. Roberto Cremascoli, dedicada ao tema “A Casa de Quem Faz as Casas”, e centrada nos instrumentos disciplinares culturais e mentais específicos do desenhar e projectar uma casa.

A exposição iniciou-se com a abordagem à Beleza, estruturando-se em actos focados nos temas Curar e Habitar.

No primeiro, Roberto Cremascoli apresentou e explicitou estudos e projectos de casas da autoria do escritório COR - Cremascoli, Okumura e Rodrigues, Arquitectos que integra. Os habitares encomendados e desenhados pelo colectivo de arquitectos materializam a identidade e personalidade de quem os habita, mais do que a afirmação ou exibição de um desenho.

No segundo, o convidado percorreu oito casas icónicas da cultura arquitectónica do Século XX – Villa Mairea de Alvar Aalto, Casa das Canoas de Oscar Niemeyer, Casa-Estúdio Barragán de Luis Barragán, Upper Lawn Pavilion de Alison e Peter Smithson, Casa Schindler de Rudolf Michael Schindler, Casa em Arzachena de Marco Zanuso, Villa E-1027 de Eillen Gray e Le Cabanon de Le Corbusier.

A cada casa-laboratório, como as nomeou, dedicou um tempo para as especificidades que ditam a sua alma e o seu desenho.

Finalmente, exibiu depoimentos de arquitectos portugueses autores de 13 casas onde se expressam os diversos pensamentos e entendimentos sobre o habitar contemporâneo. Os vídeos exibidos acompanham a colecção “A Casa de Quem Faz as Casas” recentemente editada e comercializada pelo Público.

A encerrar, no Grand Final, como designou Roberto Cremascoli, defendeu a importância das casas serem o que os que as habitam são. Afinal, nós somos as casas.

A Aula Aberta foi organizada pelo Docente João Paulo Rapagão, especialmente destinada aos Estudantes de Arquitectura I do Mestrado Integrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura e Artes.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar