Embaixadora do Reino Unido fala sobre o Brexit na Lusíada

18/12/2017 15:12

Embaixadora do Reino Unido fala sobre o Brexit na Lusíada

 

No âmbito do Programa de Conferências sobre temas da actualidade internacional, promovido no âmbito dos Ciclos de Estudos em Relações Internacionais, da Universidade Lusíada - Norte (Porto), realizou-se no passado dia 15 de Dezembro, uma sessão sobre "O Brexit e as relações Portugal - Reino Unido", que contou com a presença da Senhora Embaixadora do Reino Unido, Kirsty Hayes.

 

Na referida sessão, a Senhora Embaixadora deu nota da evolução das negociações que decorrem entre o Reino Unido e a União Europeia e abordou as futuras relações com Portugal no quadro decorrente do Brexit.

 

Em relação ao primeiro tema, a Embaixadora Kirsty Hayes considerou que as negociações em Bruxelas seguem o seu caminho e se estão a desenrolar num cenário de normalidade. Já quanto às relações luso-britânicas, disse acreditar que a mais antiga aliança internacional não será afectada pela saída do Reino Unido da UE. Reconhecendo que as relações bilaterais entre os dois Estados, nomeadamente no plano comercial, não poderão esquecer as específicas contingências de Portugal face às obrigações a que este se encontra sujeito pelo direito comunitário, sustentou no entanto ser sempre possível encontrar formas de evidenciar o que sempre uniu e continuará a unir os dois Povos.

 

Uma união testemunhada quer pelas intensas trocas comerciais, quer pela significativa e permanente vinda de turistas britânicos ao nosso País, quer ainda pela não menos significativa presença de portugueses, muitos deles com elevada qualificação, que se encontram a trabalhar no Reino Unido. 

 

No final da sua comunicação, a Embaixadora Kirsty Hayes respondeu ainda às inúmeras questões que lhe foram colocadas pelos Estudantes, potenciando um diálogo intenso e aberto com os presentes.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar