Evento

AULA ABERTA: HOME SWEET HOME

Data: 28.04.2017
Local: AUDITÓRIO M3

 

AULA ABERTA

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA, NO ÂMBITO DA UNIDADE CURRICULAR DE ARQUITECTURA I

TEMA: HOME SWEET HOME

DATA: 28 DE ABRIL DE 2017

HORA: 11H

SALA: AUDITÓRIO M3

CONVIDADO: ARQ. ROBERTO CREMASCOLI

ORGANIZAÇÃO: PROF. JOÃO PAULO RAPAGÃO

FACULDADE / INSTITUTO: FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES

 

Roberto Cremascoli (Milão 1968)

Arquiteto, curador, crítico, autor

 

Estudou na Faculdade de Arquitetura do Porto, Portugal, de 1991 a 1993. Formou-se no Politécnico de Milão, em 1994, com trabalho final orientado por Álvaro Siza e Pierluigi Nicolin. De 1995 a 2000 trabalhou no escritório de Álvaro Siza (Porto) e, em 2000, no de João Luís Carrilho da Graça (Lisboa).

Em 2001 funda no Porto o gabinete Cremascoli Okumura Rodrigues Arquitetos (COR Arquitetos), juntamente com Edison Okumura e Marta Rodrigues. A empresa projeta e realiza obras em Portugal, Itália, Suíça e França, também resultado do sucesso obtido em concursos internacionais.

 A Reestruturação do Grande Hotel do Porto, o projeto da Piazza Garibaldi e Salita di San Paolo, em Cantù, e a Recuperação da Fábrica de Resinagem e o NAC / Núcleo de Arte Contemporânea da Marinha Grande são algumas das obras recentes.

O gabinete assinou vários projetos em conjunto com Álvaro Siza, estando em construção o complexo residencial na Via Roma em Gallarate, Itália.

É curador de várias exposições e projetos editoriais, incluindo Porto Poetic na Trienal de Milão (2013) e Álvaro Siza, Inside the human being no MART de Rovereto (2014).

Em 2016, foi curador com Maria Milano da representação portuguesa no XXI Trienal de Milão, com o projeto Objects after Objects, e com Nuno Grande na XV Bienal de Arquitetura de Veneza, com o projeto Neighbourhood, Where Alvaro meets Aldo

Foi também o responsável científico da exposição Álvaro Siza, Sacro no MAXXI, em Roma (2016), e curador com Francesco Moschini da exposição Álvaro Siza in Italia - Il Grand Tour 1976-2016 na Academia Nacional de San Luca, em Roma (2016).

Desde 2007, é o diretor artístico do projeto Remade in Portugal, atualmente na sua décima edição.