Notícias e Eventos / / LISTA DE EVENTOS

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
Desafios e Potencialidades da Tecnologia na Intervenção Psicológica
21 de Maio - Anfiteatro 1
22 de Maio  - Auditório 4

 


Esta iniciativa tem como objetivo debater e refletir sobre os desafios prementes da sociedade em articulação com os objetivos de desenvolvimento sustentável, no sentido da partilha de resultados de investigação recente sobre o uso da tecnologia (realidade virtual, inteligência artificial, etc.) e a intervenção psicológica ao nível da promoção do desenvolvimento, bem-estar, qualidade de vida e educação em diferentes idades e com públicos distintos.
 


Programa 


21 de Maio (Pré-Congresso)
Anfiteatro 1

09:00 - 10:30
"Desvendando a IA: Impactos na Educação e Intervenção Psicológica"

Miguel Oliveira - Vogal da Direção Nacional na Ordem dos Psicólogos Portugueses


Moderação
Sofia Mendes (IPCE, Universidade Lusíada)


11:00- 13:00
Sala 210

À Experiência com Realidade Virtual 



22 de Maio
Anfiteatro 4

9:00
Abertura do secretariado


9:30
Sessão de Abertura com Conferência Inaugural
Doutor António José Moreira - Vice-Chanceler das Universidades Lusíada
Doutora Joana Oliveira – Diretora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade Lusíada – Norte (Porto)


10:00
“Explorando o Impacto da Aplicação da Gamificação na Intervenção em Saúde”
Professora Doutora Carla Sílvia Fernandes - Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Inovação Tecnológica e Games em Saúde – ADITGameS; Professora Adjunta Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal


Moderação
Susana Pedras (IPCE, Universidade Lusíada)


11:00
Coffee Break

11:30
“Online addictions: Do they really exist?”
Professor Mark Griffiths - Distinguished Professor of Behavioural Addiction
Nottingham Trent University, UK


Moderação
Sofia Marques Ramalho(IPCE, Universidade Lusíada)


12:30
“Mindfulness, Bem-estar e Autocuidado: O Papel da Tecnologia”
Professor Doutor Marcelo Demarzo - Professor Associado de Medicina preventiva;
Diretor do Mente Aberta – Centro Brasileiro para o Mindfulness e Promoção da Saúde;
Universidade Federal De São Paulo - UNIFESP, Brasil


Moderação
Joana Oliveira (IPCE, Universidade Lusíada)


13:15
Pausa para Almoço


14:30
Mesa 1: Desafios e Potencialidades da Tecnologia na Intervenção Psicológica no Ensino
1. “Project Read AI”
Dr. Vivek Ramakrishnan - Stanford Graduate School of Business/Co-Founder, Co-CEO do Projeto "Read AI", Estados Unidos da América


2. A Tecnologia no Ensino da Leitura e da Escrita
Doutora Irene Cadime - Universidade do Minho, Portugal


3. Tecnologias e Estratégias Educativas na Intervenção Psicológica: Desafios e Oportunidades
Professora Doutora Mónica Soares – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Moderação
Joana Cruz (IPCE, Universidade Lusíada)


15:45
Intervalo e Apresentação de e-Posters científicos


16:15
Mesa 2: Desafios e Potencialidades da Tecnologia na Intervenção Psicológica em Clínica e Saúde


1. ”iSupport for Dementia": Uma Plataforma de Intervenção em Saúde Mental e Investigação Internacionalmente Adaptada para Cuidadores Informais de Pessoas com Demência
Doutora Soraia Teles de Sousa - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Portugal.


2. Terapias Digitais Integradas: Tratamento Combinado de tDCS Home-Based e eHealth CBT com Supervisão Remota
Doutora Ana Ganho - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.


3. Realidade Virtual aplicada às Perturbações da Ansiedade
Mestre Ivo Pinto - PIN - Partners in Neuroscience, Porto, Portugal


Moderação
Ana Meireles (IPCE, Universidade Lusíada)


17:30
Sessão de Encerramento & Entrega de Certificado - Melhor Poster Científico


Joana Oliveira, Joana Cruz, Sofia Marques Ramalho (IPCE, Universidade Lusíada)
Miguel Oliveira (Vogal da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses)


Atuação da Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto 


 


Submissões de resumos eletrónicos: 

 
Os autores devem submeter o resumo de e-Poster até ao final do dia 6 de maio de 2024, às 11:59 PM, através do link 


As normas de submissão dos resumos podem ser consultadas aqui


Os e-Posters apresentados serão avaliados pelo júri da Comissão Científica, sendo que o melhor e-poster receberá um certificado com a respetiva classificação. 


Destinatárias/os
: Psicólogos(as), Investigadores(as) e Estudantes de Psicologia

Inscrições: Investigadores, docentes e estudantes da Universidade Lusíada a inscrição é gratuita, mas obrigatória; Para os restantes participantes de outras instituições a inscrição tem o custo de 5€.


INSCRIÇÕES 



Formato Híbrido (Presencial/Online)


COMISSÃO ORGANIZADORA
Sofia Marques Ramalho (Universidade Lusíada Porto)
Joana Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto)
Sara Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Susana Pedras (Universidade Lusíada Porto)
Ana Meireles (Universidade Lusíada Porto)
Helena Bilimória (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Mendes (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Marques (Universidade Lusíada Porto)
Sónia Rodrigues (Universidade Lusíada Porto)


COMISSÃO CIENTÍFICA
Sofia Marques Ramalho (Universidade Lusíada Porto)
Joana Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto)
Sara Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Susana Pedras (Universidade Lusíada Porto)
Ana Meireles (Universidade Lusíada Porto)
Helena Bilimória (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Mendes (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Marques (Universidade Lusíada Porto)
Sónia Rodrigues (Universidade Lusíada Porto)


 


 

 
Aula aberta
"Prevenção em Saúde Mental em diferentes contextos"
23 Maio
9h - 11h
Anfiteatro 5

 

 

Aula aberta, no âmbito da unidade curricular de "Prevenção em Saúde Mental" do Mestrado em Psicologia Clínica e do Mestrado em Psicologia da Educação, subordinada ao tema "Prevenção em Saúde Mental em diferentes contextos"

 

 Prevenção em contexto...

... de comportamentos de risco, com a oradora convidada Doutora Carla Rocha, Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências

Organização
Prof.ª Doutora Ana Meireles
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação

Workshop
" SOS Exames - Prevenção do Burnout"
27 Maio
14h
Sala 304





Workshop de Promoção do Bem-Estar dirigido a Estudantes da Universidade Lusíada, no âmbito da unidade curricular de Prevenção em Saúde Mental do Mestrado em Psicologia Clínica e do Mestrado em Psicologia da Educação, com os mestrandos Eva Marques e Deolinda Helena Silva.


 




Organização
Prof.ª Doutora Ana Meireles
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação 


Aula Aberta
“Promoção de autorregulação. Intervenção baseada na narrativa: as Cartas do Gervásio”
28 Maio

18h-19h
Sala 304


 


O objetivo geral da Unidade Curricular de Questões Aprofundadas I, do 1º ano do Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-estar, é promover e aprofundar os conhecimentos dos(das) estudantes de uma forma critica no que respeita às aplicações da psicologia aos estados de saúde e bem-estar e funcionamento positivo. Especificamente pretende-se que os(as) estudantes reconheçam e compreendam a perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar da Psicologia Aplicada à Saúde e ao Bem estar, conhecendo a investigação existente e a sua aplicabilidade a vários níveis, populações e contextos.


Oradora convidada:


A Professora Cátia Silva, Doutorada em Psicologia Aplicada é, atualmente, psicóloga numa escola secundária do concelho de Guimarães e investigadora no Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA), na EPSI, Uminho. Cátia Silva irá apresentar um projeto de intervenção, desenvolvido em contexto escolar, com o principal objetivo de contribuir para promoção dos processos de autorregulação de crianças e jovens com vista ao seu sucesso escolar, através da da ferramenta de intervenção baseada na narrativa “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”, adaptada para promover estratégias de autorregulação em jovens do 10º ano de escolaridade.


 


Organização
Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação