Notícias e Eventos / / LISTA DE EVENTOS

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ACADEMIC ENGLISH


 


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Mestre Ana Isabel Ferreira da Cruz Araújo


 


ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS


Um dos maiores desafios de alunos e investigadores do ensino superior, em Portugal, é escrever artigos científicos em língua inglesa. As publicações internacionais de referência assim o  exigem mas nem sempre essa tarefa se revela fácil. Uma das mais sérias lacunas dos nossos alunos hoje em dia é a falta de prática desta língua no seu quotidiano, opção que pode representar uma maior dificuldade, ou mesmo um sério impedimento, a quem pretende ver os seus artigos publicados nas revistas científicas mais reputadas da atualidade.


A formação intensiva em Academic English pretende fornecer as ferramentas técnico-linguísticas necessárias para que os formandos se consciencializem, antes de qualquer outra coisa, das imprecisões mais comuns que ocorrem na aprendizagem desta língua estrangeira, dos erros recorrentes e também dos lapsos mais frequentes aquando da escrita de artigos em inglês. Num segundo momento, a formação incidirá sobre as várias fases que envolvem a escrita de um artigo científico: planificação, escrita, reescrita e alguns apontamentos de estilo.


Pretende-se que os formandos assumam, antes de mais, uma prática quotidiana da língua inglesa, que sejam capazes de conversar informalmente sobre a atualidade, assim como defender um ponto de vista específico, demonstrando posicionamento crítico e argúcia intelectual.


É pela necessidade diária de prática constante da língua inglesa, nos mais diversos contextos, desde mensagens de texto a e-mails ou conversas telefónicas, que se revela imperativa a escolha de dois blocos de aulas semanais. Desta forma, o conhecimento não cristaliza, antes torna-se fluído, rotineiro e, com o passar do tempo, natural.


Os objectivos que se pretendem desenvolver são os seguintes:


-       consolidar os conhecimentos já adquiridos;


-       incorporar a língua inglesa no quotidiano;


-       desenvolver a leitura de textos científicos em língua inglesa;


-       aperfeiçoar a escrita de artigos na área da especialidade.


 


DESTINATÁRIOS 


Titulares de licenciaturas em qualquer área científica. Os estudantes finalistas das respetivas licenciaturas poderão ser admitidos à frequência.


ESTRUTURA CURRICULAR E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


 


























Unidades Curriculares



Tempo de Trabalho* (horas)



Atividades de Diagnóstico



2 (TP) + 2 (OT)



Module 1- Common mistakes in English.


                  Common mistakes when writing


                  an essay.



5 (TP) + 5 (OT)



Module 2 – How to write an empirical article:


a)    planning it;


b)    writing it;


c)    rewriting it;


d)    some matters of style.



13 (TP) + 13 (OT)



Total



40



CORPO DOCENTE


Mestre Ana Isabel Ferreira da Cruz Araújo


 


AULAS ABERTAS


Mestre Ana Isabel Ferreira da Cruz Araújo, “English matters: how English can save your career.”


 


TITULAÇÃO


A presença, no mínimo de 70% de aulas, assegura um certificado de frequência e aprovação da formação em Academic English.


DURAÇÃO


A duração da Formação Avançada é de quarenta (40) horas, de 26 de novembro de 2018 a 22 de fevereiro de 2019. 


REGIME DE AVALIAÇÃO


Os formandos serão avaliados qualitativa e individualmente no decorrer da formação. Como elemento de avaliação final, será pedido a cada um dos formandos um artigo na sua área de especialização, em língua inglesa, de aproximadamente 5000 palavras.


 


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO


Candidaturas (1ª fase): De 16 de Novembro a 23 de novembro de 2018
início de aulas: 26 de novembro de 2018
Horário de funcionamento do curso: laboral (2 dias/semana, em horário a acordar)


 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA



  1. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página Web)

  2. Apresentação do Cartão de Cidadão

  3. Cópia do Certificado de Habilitações

  4. Curriculum Vitae

  5. Uma fotografia


 


Pedido de informações


António Pedro Martins Dr. <e.mail
Fernando Castro Dr. <e.mail
Miguel Gomes Dr. <e.mail


T. +351 225 570 800 
F. +351 225 570 897 
info@por.ulusiada.pt

 


1º International Relations Congress
Global and Regional Power Shifts in International Relations
Universidade Lusíada  - Norte (Porto)
21 and 22 November 2018


This congress is funded by national funds through FCT - Foundation for Science and Technology under the UID/CPO/04198/2016 project


 


INSCRIÇÕES ENCERRADAS


REGISTRATION FORM CLOSED


 


CONTEXTO E RELEVÂNCIA DO CONGRESSO          


Quando há cerca de trinta anos se deu a queda do Muro de Berlim e se assistiu ao desmoronamento da URSS, foram muitos os que profetizaram o fim da história e anunciaram uma nova era. Não sendo totalmente inovadora a designação dada à profecia (Hegel, no séc. XIX, partindo de um determinada conjuntura e de determinados pressupostos, já tinha sustentado que a história tem um fim), a mensagem surgiu não apenas para evidenciar a derrota de um certo modelo de sociedade, mas essencialmente para realçar o triunfo das democracias liberais representativas. Não só se perspectivava com esse triunfo a consolidação da liberdade e do progresso económico e social, no interior dos Estados, como se projectava a edificação de uma Nova Ordem Mundial assente na estabilidade e na afirmação plena do direito internacional. O conflito daria lugar ao diálogo e o confronto político e militar da história seria substituído pela salutar competição na pós-história.


Sucede, porém, que as transformações entretanto verificadas, nos conduzem a questionar se não estaremos a assistir a um retorno da história, mesmo que a identifiquemos por nova história. Com efeito, seja pela afirmação de novos protagonistas que buscam um lugar cimeiro no palco internacional, seja pelo reavivar de rivalidades regionais que alguns julgaram ultrapassadas, seja pelo retorno de velhas potências empenhadas na manutenção do seu poder, seja ainda pelo surgimento de inquestionáveis ameaças à segurança, o mundo enfrenta no plano regional e global incontornáveis desafios. Há, indiscutivelmente, problemas a que a idealizada nova ordem mundial tarda em responder, o que impulsiona a necessidade de uma profunda reflexão sobre as Relações Internacionais actuais, reflexão essa que continuamente convoca a Universidade a marcar presença. Com efeito, diante novos ou renovados desafios inscritos nas presentes transformações globais e regionais de poder, a Universidade enquanto lugar por excelência da análise e do pensamento crítico, não pode deixar de dar a sua interpretação e de promover a sempre necessária discussão científica.


E é neste contexto, com base nas premissas enunciadas e tendo por objectivo contribuir para uma constante actualização do estudo e da compreensão da política internacional, que a Universidade Lusíada – Norte (Porto) promove um Congresso de Relações Internacionais, reunindo académicos das mais reputadas Universidades nacionais e europeias. Durante dois dias, estes académicos partilharão saberes e ajudarão com o seu conhecimento a melhor entendermos quer as causas de muitas das tensões internacionais do presente, quer o caminho a que essas tensões podem conduzir.


 


Call for Papers


Universidade Lusíada - Norte (Porto) is now accepting paper submissions for its 2018 International Relations Congress. This is a two-day congress dedicated to the theme ‘Global and Regional Power Shifts in International Relations’, that hopes to bring together International Relations scholars with the purpose of debating major power changes that are occurring in the contemporary international order and their potential future implications.


Sub-topics:
- The growing assertiveness of Russia in international relations
- The emergence of China
- The transition of power from the Atlantic to the Pacific
- The future of the Euro-Atlantic alliance
- Changes in the Middle East’s power configuration
- Terrorism and its geopolitical impact
- The role of theory in understanding power shifts in international relations


A full version of selected papers will be published in a peer-reviewed edited volume by Universidade Lusíada after the congress.
The International Relations Congress will take place between Wednesday, 21 November and Thursday, 22 November 2018 at Universidade Lusíada-Norte (Porto), in Porto, Portugal.
Abstracts should be a maximum of 300 words and submitted electronically in a Word file. These should also include the provisional title of the presentation and a short 500 words summary of the applicants’ CV, which includes Name and Surname, Institution/I&D and the five most recent works.


Abstracts should be sent until 15 Jul 2018.


Presentations will be 15 minutes each (even when in co-authorship).
The final paper to be published in Actas do Congresso de Relações Internacionais: Transformações Globais e Regionais de Poder nas Relações Internacionais must be sent until 31 January 2019.


Abstracts to be sent to:
For any questions regarding the congress contact: congressori2018@por.ulusiada.pt


 


PROGRAM


Day 21
10h30 – Guests and participants reception
10h45 – Opening session:
Prof. António José Moreira 
Vice-Chanceler of Lusíada Universities
Prof. Fernando Torrão
Director of the Faculty of Law of Universidade Lusíada-Norte (Porto)
Prof. José Francisco Pavia
Coordinator of CLIPIS (Centro Lusíada de Política Internacional e Segurança)

11h – 1st PanelThe world as currently seen by International Relations Theory: challenges and perspectives
Speakers:
Prof. José Manuel Pureza
Professor at Universidade de Coimbra
Prof. Maria João Militão Ferreira
Professor at Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
Prof. Samuel de Paiva Pires
Professor at Universidade da Beira Interior
Prof. Pedro Mendes      
Professor at Universidade Lusíada-Norte (Porto)
    
Chair: Prof. Joel Mata
Professor at Universidade Lusíada - Norte (Porto)

13h – Lunch break  

14h15 – 2nd PanelIs the Atlantic losing relevance to the Pacific?
   
Speakers:
Prof. Tiago Moreira de Sá
Professor at Universidade Nova de Lisboa (FCSH - UNL)
Prof. Danita Burke     
Professor at University of Southern Denmark
Prof. Nuno Canas Mendes   
Professor at Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP)
Prof. André Saramago     
Professor at Universidade da Beira Interior


Chair: Prof. Vítor Ramon Fernandes
Professor at Universidade Lusíada – Norte (Porto)

15h45 – 3rd PanelThe International Agenda for the Middle East

Speakers:
Prof. Fawaz Gerges 
Professor at London School of Economics and Political Science (LSE)
Prof. Maria do Céu Pinto
Professor at Universidade do Minho
Prof. Ana Santos Pinto
Professor at Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)
Prof. Giulia Daniele
Professor at ISCTE - IUL (Centro de Estudos Internacionais)
Prof. Vítor Ramon Fernandes   
Professor at Universidade Lusíada – Norte (Porto) 


Chair: Prof. André Saramago
Professor at Universidade da Beira Interior


17h20 – 4th Panel – Maritime Secutiry  
Speakers: 
Prof. Rafael Garcia Perez
Professor at Universidade de Santiago de Compostela
Prof. Cristiano Cabrita
Professor at Universidade Lusíada de Lisboa
Prof. José Francisco Pavia
Professor at Universidade Lusíada - Norte (Porto)


Chair: Prof. Paulo Amorim
Professor at Universidade Lusíada - Norte (Porto) 



18h30 – End of first day


Day 22

10h45 – 5th PanelThe importance of the Euro-Atlantic Alliance  
Speakers:
Prof. António Fontes Ramos
Professor at IEP – Universidade Católica
Prof. Teresa Cierco
Professor at Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Prof. Liliana Reis
Professor at Universidade Lusíada - Norte (Porto)


    
Chair: Prof. Manuel Monteiro
Professor at Universidade Lusíada – Norte (Porto)

13h – Lunch break

14h30 – 6th PanelRussia’s role in the international chessboard
Speakers:
Prof. Carlos Gaspar  
Professor at Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)
Prof. Jenny Mathers       
Professor at Aberystwyth University
Prof. Maria Raquel Freire   
Professor at Universidade de Coimbra
Prof. Patrícia Daehnhardt
Professor at Universidade Lusíada de Lisboa        

Chair: Prof. Joana Castro Pereira
Professor at Universidade Lusíada – Norte (Porto)


16h30 – 7th PanelTerrorism and insecurity as threats to geopolitical equilibrium
Speakers:
Prof. Maria Francisca Saraiva
Professor at Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP)
Major-General Carlos Branco
Prof. Luís Saraiva
Professor at Universidade Lusíada de Lisboa

Chair: Prof. João Amorim Esteves
Professor at Universidade Lusíada Norte – (Porto)
 
18h30 – Closing session
Prof. Afonso d`Oliveira Martins
Magnificent Dean of Universidade Lusíada-Norte
Prof. Fernando Torrão
Director of the Faculty of Law of Universidade Lusíada – Norte (Porto)
Prof. Manuel Monteiro
Coordinator of the International Relations Course Cycle at Universidade Lusíada – Norte (Porto) / CLIPIS





ORGANIZING COMMISSION
Manuel Monteiro (Univ. Lusíada)
Joana Castro Pereira (Univ. Lusíada)
Joel Mata (Univ. Lusíada)
Paulo Amorim (Univ. Lusíada)
Fausto Ferreira (Univ. Lusíada)


SCIENTIFIC COMMISSION
Ana Santos Pinto (Univ. Nova)
André Saramago (Univ. Beira Interior)
Carlos Gaspar (Univ. Nova)
Danita Burke  (Univ. of Southern Denmark)
Jenny Mathers (Aberystwyth Univ.)
Joana Castro Pereira (Univ. Lusíada)
Joel Mata (Univ. Lusíada)
José Francisco Pavia (Univ. Lusíada)
Liliana Reis (Univ. Lusíada)
Maria Francisca Saraiva (ISCSP)
Nuno Canas Mendes (ISCSP)
Patrícia Daehnhardt (Univ. Lusíada)
Pedro Mendes (Univ. Lusíada)
Rafael Garcia Perez (Univ. de Santiago de Compostela)
Samuel de Paiva Pires (Universidade da Beira Interior)
Teresa Cierco (Univ. do Porto)
Vítor Ramon Fernandes (Univ. Lusíada)


 


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


 


1º Congresso de Relações Internacionais
Transformações Globais e Regionais de Poder nas Relações Internacionais
Universidade Lusíada  - Norte (Porto)
21 e 22 Novembro 2018


Este Congresso é financiado por Fundos Nacionais através da
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do
Projecto UID/CPO/04198/2016


Call for Papers


A Universidade Lusíada - Norte (Porto) está a aceitar submissões de propostas para apresentações no Congresso de Relações Internacionais 2018. Este congresso de dois dias é dedicado ao tema geral ‘Transformações Globais e Regionais de Poder nas Relações Internacionais’, e espera congregar estudiosos das Relações Internacionais com o propósito de debater as grandes alterações no equilíbrio de poderes que estão a ocorrer na ordem internacional contemporânea, bem como as suas futuras implicações.


Sub-temas:
- A crescente assertividade da Rússia nas relações internacionais
- A ascensão da China
- A transição de poder do Atlântico para o Pacífico
- O futuro da aliança Euro-Atlântica
- Mudanças na configuração de poderes do Médio Oriente
- Terrorismo e o seu impacto geopolítico
- O papel da teoria na compreensão das transformações de poder em relações internacionais


As apresentações selecionadas serão publicadas em versão integral num volume editado e revisto pelos pares a ser publicado pela Universidade Lusíada após o congresso.
O Congresso de Relações Internacionais terá lugar entre Quarta-Feira, 21 de Novembro e Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018 na Universidade Lusíada-Norte (Porto) Portugal.
Os resumos devem incluir um máximo de 300 palavras e ser submetidos eletronicamente num ficheiro Word.Devem também incluir um título provisório da apresentação e um pequeno CV de 500 palavras dos candidatos, incluindo Nome e Apelido, Instituição/I&D e cinco trabalhos recentes.


Os resumos devem ser enviados até 15 de Julho de 2018.


As apresentações serão de 15 minutos (mesmo quando em parceria).
O texto das comunicações para publicação em Actas do Congresso de Relações Internacionais: Transformações Globais e Regionais de Poder nas Relações Internacionais deverá ser enviado até 31 de Janeiro de 2019.


Os resumos deverão ser enviados para:
Para mais questões sobre o congresso, contactar: congressori2018@por.ulusiada.pt


 


PROGRAMA


Dia 21
10h30 – Recepção dos participantes e convidados
10h45 – Sessão de abertura:
Prof. Doutor António José Moreira 
Vice-Chanceler das Universidades Lusíada
Prof. Doutor Fernando Torrão
Director da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
Prof. Doutor José Francisco Pavia
Coordenador do CLIPIS (Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança)

11h00 – 1º PainelO Mundo actual visto pelas Teorias das Relações Internacionais: desafios e perspectivas
Oradores:
Prof. Doutor José Manuel Pureza   
Professor da Universidade de Coimbra
Prof.ª Doutora Maria João Militão Ferreira
Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
Prof. Doutor Samuel de Paiva Pires
Professor da Universidade da Beira Interior
Prof. Doutor Pedro Mendes      
Professor da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
    
Moderador: Prof. Doutor Joel Mata
Professor da Universidade Lusíada – Norte (Porto)

13h00 – Intervalo para almoço  

14h15 – 2º PainelEstá o Atlântico a perder relevância perante o Pacífico?
Oradores:
Prof. Doutor Tiago Moreira de Sá
Professor da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)
Prof.ª Doutora Danita Burke     
Professora da University of Southern Denmark
Prof. Doutor Nuno Canas Mendes   
Professor do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP)
Prof. Doutor André Saramago     
Professor da Universidade da Beira Interior

Moderador: Prof. Doutor Vítor Ramon Fernandes
Professor da Universidade Lusíada – Norte (Porto)

15h45 – 3º PainelA Agenda Internacional para o Médio Oriente
Oradores:
Prof. Doutor Fawaz Gerges
Professor da London School of Economics and Political Science (LSE)
Prof.ª Doutora Maria do Céu Pinto 
Professora da Universidade do Minho
Prof.ª Doutora Ana Santos Pinto   
Professora da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)
Prof. Giulia Daniele
Professora do ISCTE - IUL (Centro de Estudos Internacionais) 
Prof. Doutor Vítor Ramon Fernandes
Professor da Universidade Lusíada – Norte (Porto)


Moderador: Prof. Doutor André Saramago
Professor da Universidade da Beira Interior   


17h20 – 4º PainelSegurança Marítima 
Oradores: 
Prof. Doutor Rafael Garcia Perez
Professor da Universidade de Santiago de Compostela
Prof. Doutor Cristiano Cabrita
Professor da Universidade Lusíada de Lisboa
Prof. Doutor José Francisco Pavia
Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


Moderador: Prof. Doutor Paulo Amorim
Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto) 



18h45 – Fim do primeiro dia de trabalhos




Dia 22

10h45 – 5º PainelA importância da aliança Euro-Americana  
Oradores:
Prof. Doutor António Fontes Ramos - (Tenente-General (R))
Professor do IEP – Universidade Católica
Prof. Doutora Teresa Cierco
Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 
Prof. Liliana Reis
Professora da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


Moderador: Prof. Doutor Manuel Monteiro
Professor da Universidade Lusíada – Norte (Porto)

13h00 – Intervalo para almoço

14h30 – 6º PainelO papel da Rússia no xadrez internacional
Oradores:
Prof. Doutor Carlos Gaspar  
Professor da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)
Prof. Doutora Jenny Mathers       
Professora da Aberystwyth University
Prof. Doutora Maria Raquel Freire   
Professora da Universidade de Coimbra
Prof. Doutora Patrícia Daehnhardt
Professora da Universidade Lusíada de Lisboa        

Moderador: Profª. Doutora Joana Castro Pereira
Professora da Universidade Lusíada – Norte (Porto)

16h30 – 7º PainelO Terrorismo e a insegurança como ameaças ao equilíbrio geopolítico
Oradores:
Prof. Doutora Maria Francisca Saraiva
Professora do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP)
Major-General Carlos Branco (R)
Prof. Doutor Luís Saraiva
Professor da Universidade Lusíada de Lisboa

Moderador: Prof. Doutor João Amorim Esteves
Professor da Universidade Lusíada Norte – (Porto)

18h30 – Sessão de Encerramento
Prof. Doutor Afonso d`Oliveira Martins
Magnífico Reitor da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
Prof. Doutor Fernando Torrão
Director da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
Prof. Doutor Manuel Monteiro
Coordenador dos Ciclos de Estudos em Relações Internacionais da Universidade Lusíada – Norte (Porto) / CLIPIS





COMISSÃO ORGANIZADORA
Manuel Monteiro (Univ. Lusíada)
Joana Castro Pereira (Univ. Lusíada)
Joel Mata (Univ. Lusíada)
Paulo Amorim (Univ. Lusíada)
Fausto Ferreira (Univ. Lusíada)


COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana Santos Pinto (Univ. Nova)
André Saramago (Univ. Beira Interior)
Carlos Gaspar (Univ. Nova)
Danita Burke  (Univ. of Southern Denmark)
Jenny Mathers (Aberystwyth Univ.)
Joana Castro Pereira (Univ. Lusíada)
Joel Mata (Univ. Lusíada)
José Francisco Pavia (Univ. Lusíada)
Liliana Reis (Univ. Lusíada)
Maria Francisca Saraiva (ISCSP) 
Nuno Canas Mendes (ISCSP) 
Patrícia Daehnhardt (Univ. Lusíada)
Pedro Mendes (Univ. Lusíada)
Rafael Garcia Perez (Univ. de Santiago de Compostela)
Samuel de Paiva Pires (Universidade da Beira Interior)
Teresa Cierco (Univ. do Porto)
Vitor Ramon Fernandes (Univ. Lusíada)


 


 


 COMO CHEGAR À UNIVERSIDADE LUSÍADA


     
Aula de Exterior

21 Novembro 2018

9h às 11h

 

 


Aula de exterior no âmbito unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, numa IPSS com valência de creche e de jardim-de-infância - AMAS, em S. Mamede de Infesta.

 

 


Organização


Prof.ª Doutora Joana Cruz
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação

Aula Aberta

21 Novembro

18h

Auditório 2

 

 

Aula aberta, no âmbito da unidade curricular de Arquitectura II, subordinada ao tema "Habitação Plurifamiliar", que será proferida pela Arq.ª Gisela Lameira.

 

 

Organização
Prof. Doutor Ricardo Vieira de Melo
Faculdade de Arquitectura e Artes

Aula Aberta



"A Actualidade do Sistema Prisional"

21 Novembro

14h-16h

 

Aula aberta subordinada ao tema "A Actualidade do Sistema Prisional" com os oradores Dr.ª Sónia Carvalho, Directora do Estabelecimento Prisional anexo à PJ, Dra. Sónia Carvalho, e um ex-recluso 

 

 

Organização:

Núcleo de Criminologia e Investigação em Segurança (NCIS) com apoio da Associação Portuguesa de Criminologia 


 

 

TOMADA DE POSSE DOS NÚCLEOS DE ESTUDANTES
22 NOVEMBRO 2018
AUDITÓRIO 2
15H30


 


No próximo dia 22 de Novembro do corrente, pelas 15h30 no Auditório 2, terá lugar a Sessão de Tomada de Posse dos novos órgãos sociais dos Núcleos de Estudantes da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


 


 


 

Colóquio
"As ordens profissionais e a autorregulação profissional cinco anos depois da Lei-quadro das Associações Públicas Profissionais"
23 de novembro
Auditório M3



INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS 


PROGRAMA


14:00
Sessão de abertura


14:00-14:15
Saudações:

Doutor António Moreira, Vice-Chanceler das Universidade Lusíada
Doutor Fernando Torrão, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Doutor Manuel Porto, Presidente do CEJEA
Dr. Orlando Monteiro da Silva, Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais


14:15-14:30
Comunicação de abertura:
Doutor Vital Moreira: “Importância e atualidade do tema”


14:30-12:00
1º painel
"As ordens profissionais entre o interesse de grupo e o interesse geral"
Moderador:
Doutor Manuel Porto, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


Comunicações:
14:30-14:50
Doutor Pacheco de Amorim, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)
14:50-15:10
Doutor Licínio Lopes Martins, Professor da Universidade de Coimbra
15:10-15:30
Debate


15:30
2º - painel: "Autorregulação profissional e concorrência"
Moderador:
Doutor Vital Moreira, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


Comunicações:
15:30-15:50
Doutor Manuel Porto, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)
15:50-16:10
Dr. Nuno Rocha de Carvalho, Membro do Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência
16:30-16:50
Debate


16:50-17:00
Coffee Break


17:00
3º painel: “Organização e governo das ordens profissionais”
Moderador: 
Doutor Pacheco de Amorim, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


Comunicações:
17:00-17:20
Doutor Vital Moreira, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)
17:20-17:40
Dr. Rui Assis, Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados
17:40-18:00
Doutor João Nuno Calvão da Silva, Professor da Universidade de Coimbra


18:00-18:15
Sessão de encerramento


18:00-18:10
Conclusões do Colóquio: Doutor Pacheco de Amorim, Professor da Universidade Lusíada - Norte (Porto)


18:10-18:15
Encerramento pelo Diretor da Faculdade de Direito


 


Organização:
Faculdade de Direito e CEJEA
Coordenação Científica:
Doutor Vital Moreira e Doutor Pacheco e Amorim


 


 


 


 

"Comemoração dos 40 anos da Ratificação Portuguesa da Convenção Europeia dos Direitos do Homem”
29 Novembro 2018
14h
M3


INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS


PROGRAMA:


14h15– 14h30
Sessão de Apresentação 


14h30-15h00
Tema 1
“Os Sistemas Regionais de Proteção de Direitos Humanos – Semelhanças e Diferenças”
Mestre Eduardo Malheiro de Magalhães


14h30-15h00
Tema 2
“Colaboração Premiada e Direitos Humanos”
Doutora Ana Raquel Conceição


15h30-16h00
Pausa para café


16h00-16h30
Tema 3
“Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e a Jurisdição Nacional”
Dr. Jorge Castro


16h30-17h00
Tema 4
“Liberdade de Expressão na Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem”
Dr.ª Iolanda Brito

Moderação: Doutor Vital Moreira


 


Organização:
CDHOA – Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados
Faculdade de Direito
CEJEA – Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais
IGC – Ius Gentium Conimbrigae / Centro de Direitos Humanos

Aula Aberta

"Multilateralismo e Regionalismo na América Latina: Da Ilusão ao Declínio"
29 Novembro
11h-13h


 

Aula aberta, no âmbito da unidade curricular de América Latina (Questões Políticas, Económicas e Sociais), do 3º ano da Licenciatura em Relações Internacionais,  com o orador Prof. Doutor Andrés Malamud, cientista político, Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, subordinado ao tema "Multilateralismo e Regionalismo na América Latina: Da Ilusão ao Declínio"

 

Organização

Prof.ª Doutora Joana Castro Pereira

Docente da Licenciatura em Relações Internacionais




Aula aberta

5 Dezembro

11h30

M3

 

 

Aula aberta, no âmbito da unidade curricular de Política Externa Portuguesa Actual, do 3º ano da Licenciatura em Relações Internacionais, com o orador convidado Prof. Pedro Passos Coelho, docente da Universidade Lusíada de Lisboa, e terá como tema: "A relevância da Diplomacia Económica no quadro da Política Externa Portuguesa Actual".

 

 

Organização:

Prof.ª Doutora Liliana Reis, regente da Unidade Curricular de Política Externa Portuguesa Actual
Prof. Doutor Manuel Monteiro, Coordenador dos Ciclos de Estudos em Relações Internacionais, da Universidade Lusíada - Norte (Porto)