Notícias e Eventos / PROVAS


Evento IV CIIP - INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA E SEXUALIDADES

Data: 16.04.2015 a 17.04.2015
Local: AUDITÓRIO 2 (Biblioteca)

 


IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
“Intervenção Psicológica e Sexualidades “


16 / 17 ABRIL 2015
UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO
AUDITÓRIO 2 (Biblioteca)


 


Comissão Científica


- Telmo Mourinho Baptista
- Isabel Torres
- Pedro Nobre
- Cátia Oliveira
- Lígia Ferros
- Sílvia Ribeiro
- Teixeira de Sousa


 


Comissão Organizadora


- Isabel Torres
- Cátia Oliveira
- Lígia Ferros
- Sílvia Ribeiro


 


Em Parceria com


 


 


 


Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana


 


O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) da Universidade Lusíada do Porto tem a honra de apresentar o IV Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, que se irá realizar nos dias 16 e 17 de Abril de 2015. Na linha de continuidade dos I, II e III Congressos realizados nos anos de 2012, 2013 e 2014, esta iniciativa pretende criar um espaço de debate entre psicólogos, médicos, enfermeiros, professores, investigadores e estudantes, contando com oradores nacionais e alguns estrangeiros de mérito reconhecido.


A sexualidade, que até meados do século XX foi fundamentalmente associada às leis biológicas da reprodução, é hoje uma das principais áreas de estudo e intervenção em franca expansão. As publicações de Alfred Kinsey (1953), de Masters e Johnson (1970), de Kaplan em (1974) e o crescimento de vários movimentos sociais e políticos ao longo das últimas décadas, contribuíram para uma crescente liberalização e permissividade de valores e comportamentos que permitiram que a sexualidade seja, crescentemente, conceptualizada como uma parte integrante da qualidade de vida da sociedade em geral.


Contudo, o estudo e a vivência individual da sexualidade permanecem ainda hoje associados a grandes desafios. A crescente crise económica, que se faz sentir em vários países, traz consigo um incremento de dificuldades de financiamento ao nível da investigação e evolução científicas. Também o sensacionalismo da comunicação social promove diariamente a padronização e banalização de uma sexualidade sentida como exigente e trazendo consigo grandes níveis de dúvida e sofrimento. A complexidade psicológica e relacional da sexualidade humana são frequentemente negligenciadas, estando ainda presentes várias ameaças sociais e políticas à liberdade e não discriminação sexual.


Assim sendo, achamos essencial a contínua formação dos vários profissionais de saúde e educadores que, ao atuarem em diferentes contextos sociais e profissionais, poderão promover a devida instrução e um adequado acompanhamento face a uma sexualidade pode ser vivida de forma saudável e plena.


Com este Congresso, pretendemos promover o conhecimento científico sobre a sexualidade e a suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível da Escola, onde a Educação Sexual assume um papel de destaque, em termos da vivência da sexualidade na idade adulta, da qualidade de vida sexual na terceira idade e na doença crónica, não esquecendo as questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género. Esperamos ainda contribuir para uma reflexão individual sobre a sexualidade que, no seu todo, se manifesta em termos de complexidade, mas também de individualidade.


Sejam Bem-vindos/as!



 


 


 


 


 


 


Isabel Torres
(Diretora do IPCE-Universidade Lusíada do Porto)



 


 


 


 


 


PROGRAMA

INSCRIÇÕES (encerradas)

SITE