Serviços / CIULP / / REGULAMENTO

Normas de Utilização dos Recursos Informáticos

A utilização dos recursos informáticos do CIUL pelos utentes só é possível depois de terem lido e aceite as seguintes normas:

- O utente compromete-se a cumprir as regras de utilização e de funcionamento do Centro de Informática e a respeitar as indicações dos seus responsáveis.

- O utente é identificado pelo número de aluno do cartão da Universidade que é obrigatório apresentar no acesso ao CIUL.

- Na altura da inscrição no CIUL ou na renovação anual é atribuído ao utente uma palavra senha - PassWord - que será necessária para o acesso a alguns recursos informáticos. O utente não pode ceder os seus previlégios de acesso nem pode usar os previlégios de outros utentes. O utente é responsável pelo uso indevido dos seus previlégios de acesso e deverá comunicar imediatamente aos responsáveis do CIUL em caso de suspeita desse facto.

- O utente só pode utilizar os recursos informáticos para os quais possui a devida autorização. Em nenhuma circunstância deve aceder ou tentar aceder a recursos que lhe estão vedados. O utente não pode usar os recursos do CIUL para tentar aceder ilegalmente a sistemas informáticos de outras instituições e caso o faça é da sua inteira responsabilidade e assumirá quaisquer consequências ou responsabilidade criminal dos seus actos.

- O utente não pode interferir com dados, programas ou sistemas nem interceptar informação de outros utentes ou do CIUL. O utente deve respeitar sempre a liberdade e privacidade alheias e nunca ter atitudes que possam causar prejuízos morais ou materiais aos restantes utentes, ao CIUL ou à Universidade Lusíada.

- O utente não pode visualizar ou armazenar informação ofensiva ou obscena nem enviar ou receber mensagens do mesmo teor.

- O utente não pode usar os recursos informáticos para a execução de jogos, passatempos ou outros fins que não estejam de alguma forma ligados à sua actividade curricular. O utente não pode usar os recursos do CIUL para fins comerciais nem vender ou ceder a terceiros o trabalho desenvolvido sem autorização prévia por escrito da direcção da CEUL.

- O utente não pode reproduzir ou divulgar informação armazenada nos sistemas do CIUL a não ser que esta seja da sua responsabilidade ou que não esteja abrangida por direitos de autor. O utente não pode instalar aplicações nem alterar a configuração das aplicações ou sistemas instalados sem autorização prévia do Gestor do CIUL.

- Não é permitido fumar, comer ou beber nas instalações do CIUL nem realizar quaisquer outras acções que possam danificar o equipamento do CIUL.

- As instalações do CIUL encontram-se equipadas com um circuito interno de video, com gravação contínua, com o objectivo de evitar qualquer utilização indevida do equipamento instalado. A actividade realizada pelos utentes no equipamento do CIUL pode ser monitorizada pelos responsáveis de forma a garantir o cumprimento das normas de utilização. Estas acções destinam-se exclusivamente a assegurar o bom funcionamento do CIUL não sendo a informação resultante usada para outros fins.

- O não cumprimento destas normas pode levar à aplicação de sanções por parte do CIUL, a um processo disciplinar ou procedimento criminal consoante a gravidade e a natureza das infracções cometidas. O utente pode recorrer apenas para a Direcção da CEUL.

 

 

Última actualização: 2015-02-13 15:41