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TECNOLOGIAS DIGITAIS 3 D - 2023/2024

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutora Carla Carvalho
Assistentes: Prof. Doutora Carla Carvalho

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Introduzir o conceito BIM ? Building Information Model - e dotar o aluno de competências para a criação de modelos arquitectónicos, que permitem simular a realidade no espaço virtual, sempre com vista a optimizar o processo de criação.

Objectivos Específicos

Potenciar o uso do software Sketchup, por ser o mais prático software desenvolvido para arquitectos, em ambiente total 3D. Aprofundar as capacidades de investigação e análise que permitem o desenvolvimento e organização de um projecto virtual.

Competências a adquirir

Reconhecer e manusear correctamente o interface, Sketchup.
Permitir integrar no fluxo do projecto a utilização das ferramentas informatizadas, de modo a obter, desde os primeiros instantes, o ensaio e verificação das várias hipóteses.
Conseguir o rigor absoluto do computador, aliado à eficaz visualização imediata das soluções, possibilitando a exploração rápida de múltiplas soluções.

Metodologia de Ensino

Nas aulas teórico-práticas são expostas e demonstradas as funcionalidades e algumas metodologias do software. Executam-se alguns exercícios de carácter mais restrito, para melhor compreensão e aprendizagem, no entanto os alunos são convidados a executar um exercício mais abrangente, para a aplicação mais completa da matéria, ao longo do semestre.

Conteúdos Programáticos

Programa da Unidade Curricular / Conteúdo programático
1. Sketchup.
a. O ambiente de trabalho;
b. A programação e estruturação do trabalho.
2. Instrumentos da ferramenta
a. Organização do trabalho. Objectivos pretendidos;
b. Técnicas de modelação 3D dos elementos construtivos;
c. Associação de elementos construtivos;
d. Propriedades associadas aos elementos
construtivos;
e. Objectos paramétricos e linguagens de modelação;
f. Informação associada aos elementos construtivos.
3. Técnicas de renderização
a. Tipos e funções de ferramentas de simulação foto realística;
b. Criação de ambientes virtuais e modelação de terrenos.
3.1. Técnicas de render e iluminação. Formatos de ficheiros de imagem.
4. Extracção da informação necessária à produção dos elementos desenhados
a. Produção de layouts de plantas, alçados e cortes;
b. Layouts com inclusão de imagens foto realísticas e cortes tridimensionais;
c. Extracção de pormenorização construtiva e alteração do factor escala;
d. Transferência de informação e arquivo final do modelo.

Métodos de Avaliação

A avaliação do aluno depende de uma assiduidade superior ou igual a 70%. A classificação é obtida pelas notas dos dois testes de avaliação contínua realizados ao longo do semestre, com uma ponderação de 40%, e pela prova de frequência, com uma ponderação de 60%.

Recursos Didácticos

Plataforma Sketchup
Exemplificação e explicação da matéria e dos exercícios propostos através da utilização do vídeo projector.
Aprendizagem em sistema ?hands on?.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Modelação 3D
Render
Realidade Virtual

Bibliografia Principal

Autor MITCHELL W.; McCULLOUGH, M.
Título Digital Design Media
Edição Edição 2.ª
Local New York
Editora Van Nostrand Reinhold
Ano 1995
Autor João Gaspar
Título SketchUp LayOut passo o passo
Edição Edição 1ª
Local Brasil
Editora Rede@AecPro