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TECNOLOGIAS DIGITAIS 3 D - 2023/2024
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutora Carla Carvalho
Assistentes: Prof. Doutora Carla Carvalho
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Introduzir o conceito BIM ? Building Information Model - e dotar o aluno de competências para a criação de modelos arquitectónicos, que permitem simular a realidade no espaço virtual, sempre com vista a optimizar o processo de criação.
Objectivos Específicos
Potenciar o uso do software Sketchup, por ser o mais prático software desenvolvido para arquitectos, em ambiente total 3D. Aprofundar as capacidades de investigação e análise que permitem o desenvolvimento e organização de um projecto virtual.
Competências a adquirir
Reconhecer e manusear correctamente o interface, Sketchup.
Permitir integrar no fluxo do projecto a utilização das ferramentas informatizadas, de modo a obter, desde os primeiros instantes, o ensaio e verificação das várias hipóteses.
Conseguir o rigor absoluto do computador, aliado à eficaz visualização imediata das soluções, possibilitando a exploração rápida de múltiplas soluções.
Metodologia de Ensino
Nas aulas teórico-práticas são expostas e demonstradas as funcionalidades e algumas metodologias do software. Executam-se alguns exercícios de carácter mais restrito, para melhor compreensão e aprendizagem, no entanto os alunos são convidados a executar um exercício mais abrangente, para a aplicação mais completa da matéria, ao longo do semestre.
Conteúdos Programáticos
Programa da Unidade Curricular / Conteúdo programático
1. Sketchup.
a. O ambiente de trabalho;
b. A programação e estruturação do trabalho.
2. Instrumentos da ferramenta
a. Organização do trabalho. Objectivos pretendidos;
b. Técnicas de modelação 3D dos elementos construtivos;
c. Associação de elementos construtivos;
d. Propriedades associadas aos elementos
construtivos;
e. Objectos paramétricos e linguagens de modelação;
f. Informação associada aos elementos construtivos.
3. Técnicas de renderização
a. Tipos e funções de ferramentas de simulação foto realística;
b. Criação de ambientes virtuais e modelação de terrenos.
3.1. Técnicas de render e iluminação. Formatos de ficheiros de imagem.
4. Extracção da informação necessária à produção dos elementos desenhados
a. Produção de layouts de plantas, alçados e cortes;
b. Layouts com inclusão de imagens foto realísticas e cortes tridimensionais;
c. Extracção de pormenorização construtiva e alteração do factor escala;
d. Transferência de informação e arquivo final do modelo.
Métodos de Avaliação
A avaliação do aluno depende de uma assiduidade superior ou igual a 70%. A classificação é obtida pelas notas dos dois testes de avaliação contínua realizados ao longo do semestre, com uma ponderação de 40%, e pela prova de frequência, com uma ponderação de 60%.
Recursos Didácticos
Plataforma Sketchup
Exemplificação e explicação da matéria e dos exercícios propostos através da utilização do vídeo projector.
Aprendizagem em sistema ?hands on?.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Modelação 3D
Render
Realidade Virtual
Bibliografia Principal
Autor | MITCHELL W.; McCULLOUGH, M. |
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Título | Digital Design Media |
Edição | Edição 2.ª |
Local | New York |
Editora | Van Nostrand Reinhold |
Ano | 1995 |
Autor | João Gaspar |
Título | SketchUp LayOut passo o passo |
Edição | Edição 1ª |
Local | Brasil |
Editora | Rede@AecPro |